Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
CORONAVÍRUS - Saiba mais aqui

7 curiosidades sobre a Dinamarca

Se atravessar uma rua fora da faixa de segurança você pode ser multado
Erik Behenck
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 09/06/2019 - 11:00Atualizado em 27/06/2019 - 08:27

1 – TERRITÓRIO

A Dinamarca é formada por 400 ilhas. Nenhum lugar do país fica a mais de 50 quilômetros do mar. A área total é de 42.933 km² e abriga mais de 5,7 milhões de habitantes. É considerado o menor país escandinavo, situado no norte da Europa.

2 – FELICIDADE

Conforme dados da ONU, a Dinamarca conta com as pessoas mais felizes do mundo. Por lá praticamente não existe violência, desemprego e o salário é bom. A expectativa de vida beira os 81 anos de idade e a renda per capita é de US$ 86.168,20.

3 – MULTA 

Se você estiver na Dinamarca e atravessar alguma rua fora da faixa de pedestres, poderá ser multado, num valor em torno de R$ 350. As leis são rigorosas para os carros e bicicletas, os pedestres não ficam de fora.

4 – NÃO ATRASAM

Os dinamarqueses praticamente não atrasam. Quem chegar cinco minutos depois do combinado já recebe uma bronca. Se você marcar para ir em um restaurante ao meio-dia e chegar lá às 12h01, é bem possível que alguém te ligue perguntando sobre a reserva.

5 – BICICLETAS

Além de ser um país que destaca os alimentos orgânicos, a Dinamarca tem o dobro do número de bicicletas em relação aos carros. A maioria dos habitantes do país vão e voltam de bicicleta para o trabalho. Existem diversos quilômetros de ciclovias espalhadas pelas cidades.

6 – FUTEBOL

A Seleção Dinamarquesa de Futebol tem dois títulos importantes, conquistados na década de 1990. Venceram A Eurocopa de 1992 e a Copa das Confederações de 1995. Antes, faturaram três pratas olímpicas. Disputaram cinco Copas do Mundo, avançando até as quartas de finais em 1998. Em 1986 o futebol apresentado levou ao apelido de Dinamáquina.

7 – NOMES

Na Dinamarca alguns pais precisam pedir autorização antes de registrarem o nome dos filhos. São avaliados mais de 1000 nomes por ano e 20% deles acabam sendo rejeitados. Para facilitar esta tarefa, existe uma lista com 7 mil nomes pré-aprovados, que podem ser escolhidos sem a necessidade de aprovação.

Tags: dinamarca