Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

7 curiosidades sobre a Croácia 

Confira a lista preparada pelo Portal 4oito
Por Roberta Martins Criciúma, SC, 07/12/2022 - 17:02 Atualizado em 08/12/2022 - 08:41
Foto: Divulgação/ Internet
Foto: Divulgação/ Internet

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

1 - Game Of Thrones 

Uma parte da série Game Of Thrones foi gravada no país e, dentre os cenários, podemos destacar a cidade medieval de Dubrovnik e Split, onde fica a Fortaleza de Klis. Também houve gravações na ilha de Lokrum, na Catedral de St. Jacob, em Sibenik, e no Parque Nacional de Krka. 

Foto: HBO / reprodução
2 - Gravata 

Uma curiosidade que talvez poucas pessoas saibam é que a gravata foi inventada na Croácia. Ela surgiu por volta de 1618, quando militares croatas utilizavam um lenço de linho, no verão, e de lã, no inverno. Em 2003, chegaram a decorar 50 monumentos no Centro de Pula, com lenços vermelhos e amarraram uma gravata gigante no anfiteatro da cidade.  

FOTO: On This Day Podcast / Twitter 
 3 - Dálmatas 

A famosa raça do filme “101 Dálmatas”, da Disney, teve seu nome em homenagem à região litorânea da Dalmácia. Conhecidos pela sua pelagem manchada, o cão era utilizado na Idade Média para caça de aves e acompanhar carruagens. Devido a sua habilidade em resgates em incêndios, se tornou o mascote do Corpo de Bombeiros dos Estados Unidos.  

Foto: Divulgação/ Internet
4 - Praia que muda de forma 

Zlatni Rat, também conhecida como Cabo Dourado ou Chifre Dourado, é uma das praias mais famosas da Croácia por mudar de formato quando os ventos estão fortes. A alteração acontece uma vez a cada dois ou três anos.  

Foto: Dronepicr/ Flickr
5 - Menor cidade do mundo 

Com apenas 28 habitantes, Hum, mesmo com o número extremamente baixo, e incomum, é considerada oficialmente uma cidade. Foi construída no século XI como um castelo medieval. É possível conhecer a cidade inteira em apenas 45 minutos. 

Foto: Divulgação/ Internet
6 - Órgão do mar 

Em 2005, o arquiteto Nikola Basic criou um instrumento musical experimental que toca música por meio das ondas do mar. O Órgão do Mar, como ficou conhecido, foi pensado para redesenhar a orla de Riva, em Zadar.  

Foto: Divulgação/ Internet

7 - Museu de amores perdidos 

Diferente dos museus que conhecemos que guardam itens históricos importantes, na Croácia, existe um museu para depositar suas lembranças de amores perdidos. Localizado na capital Zagreb, o Museu dos Relacionamentos Rompidos, foi criado em 2003,  após a cineasta Olika Vistica e o escultor, Drazen Grubisic, terminarem. 

FOTO: Alan Vajdic / National Geographic Brasil 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito