Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

7 curiosidades sobre a Colômbia

Na terra de Pablo Escobar, hoje quem domina é o café
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 31/03/2019 - 11:00
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

1 – FERIADOS

Eles não celebram feriados no meio da semana, todas as datas são transferidas para segundas ou sextas-feiras. Essa medida vale para todas as datas festivas, exceto Ano Novo, Natal e Imaculada Conceição, realizado no dia 8 de dezembro. Grito de Independência, Batalha de Boyacá, São Pedro e São Paulo, Todos os Santos e Epifania são alguns que possuem datas flexíveis.

2 – CAFÉ

O café colombiano é considerado um dos melhores do mundo, o solo vulcânico ajuda a dar qualidade aos grãos. O país só exporta menos do que o Brasil. O café é lavado e precisa ser consumido dentro de seis meses, para não perder as suas características de sabor e cor. O produto é tão importante na Colômbia que a seleção de futebol é conhecida por cafeteira.

3 – PABLO ESCOBAR

Considerado um dos maiores traficantes da história, ele até ganhou uma série própria protagonizada por Wagner Moura. Teve muito destaque ao longo das décadas de 1980 e 1990, chamando atenção pelas suas mansões e fortalezas, que depois passaram a ser atrações turísticas do país. Escobar teve ainda envolvimento com o Atlético Nacional.

4 – POPULAÇÃO

A Colômbia é o segundo país mais populoso da América do Sul, com quase 50 milhões de habitantes, ficando atrás somente do Brasil. Considerando a América Latina, perdem ainda para o México. Boa parte dos moradores são descendentes de indígenas, outros de povos europeu e africanos. A população da província de Santander costuma comer formigas fritas.

5 – FARC

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) atuam desde 1964 buscando a implantação do socialismo no país. Procuram defender os agricultores e as classes menos favorecidas, normalmente causando conflitos sangrentos contra o exército. Mais de 30 países classificam esse grupo como uma organização terrorista.

6 – FUTEBOL

Até hoje a Seleção Colombiana conquistou um título de relevância, a Copa América de 2001, quando o país foi sede. Foram ainda seis participações em Copas do Mundo, com o melhor desempenho em 2014, atingindo as quartas de final. O maior time do país é o Atlético Nacional, que venceu duas vezes a Libertadores, outro campeão continental foi o Once Caldas.

7 – BANDEIRA

A bandeira do país é composta pelas cores amarela, azul e vermelha. A primeira significa a riqueza do território. A segunda representa as águas que banham a Colômbia. E a terceira significa o sangue deixado pelos heróis nos campos de batalha, buscando a liberdade do povo. Essas cores são as mesmas das bandeiras de Equador e Venezuela.

Tags: Colômbia