Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

3º Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos encerra na Unesc

Evento contou  com apresentações de 130 pesquisas de graduação, mestrado e doutorado durante os três dias do evento
Por Redação Criciúma - SC, 24/05/2019 - 08:10
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O último dia do 3º Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos encerrou com lançamento de livros, roda de conversa e uma atividade cultural. Os eventos ocorreram no auditório Edson Rodrigues nesta quinta-feira (23/5) e entre os livros lançados estiveram os títulos Pelos Caminhos de Portugal e Orientações aos Professores sobre a Inclusão e a Acessibilidade na Unesc, ambos de professoras da Universidade.

Conforme o editor-chefe da EdiUnesc, Dimas de Oliveira, as parcerias com os programas têm gerado bons frutos. "A editora vem numa crescente cooperação junto aos Mestrados e estamos muito felizes com isso", comentou. "A socialização do conhecimento produzido no nosso programa com a editora é muito importante, pois assim difundimos esses aprendizados", afirmou o coordenador do PPGE, Carlos Renato Carola.

O evento ainda contou com uma mesa redonda com o tema Educação, Literatura Indígena e Formação Humana, com a convidada, professora Eliane Potiguara, e os mediadores e professores da Unesc, Carlos Renato Carola e Gladir da Silva Cabral. Por fim, o Seminário contou com uma atividade cultural apresentada pelos graduandos do curso de Teatro da Unesc.

A assessora pedagógica da Diretoria de Ensino de Graduação, Daniela Arns, também participou do evento,  organizado pelo PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) da Unesc.

Da saudade a experiências compartilhadas

A ideia do ebook Pelos Caminhos de Portugal, que conta com a organização de Giani, nasceu em 2018 em um grupo do WhatsApp formado por doutorandos e pós-doutorandos de Portugal. Seus membros, junto com Giani, começaram a compartilhar entre si os estranhamentos do povo português, bem como seus verbetes, palavras e cultura diferentes do Brasil. A partir dos relatos de diversos membros do grupo, nasceu a ideia de copilar as vivências dos meses em Portugal e eternizá-las em um livro.

De acordo com Giani, professora do PPGE, durante seus oito meses em Portugal realizando seu pós-doutorado, a saudade do país natal e a necessidade de conversar com as pessoas da sua terra aumentaram. "Com o grupo, nós pudemos compartilhar entre si as nossas experiências vivendo lá", comentou. "É emocionante o quanto podemos falar e ouvir as nossas experiências acadêmicas e pessoais, pois também é uma forma de dividir a saudade", completou.

Além de Giani, o ebook conta com a organização de Carla Mirelle de Oliveira Matos Lisboa, Karina de Fátima Gomes, Leonardo José Freire Cabó e Liliane de Oliveira Neves. Ele conta com a colaboração de 15 pessoas, que dividem relatos das experiências, um poema e os verbetes.

Acessibilidade no ensino superior

O segundo livro lançado nesta quinta-feira foi Orientações aos Professores sobre a Inclusão e a Acessibilidade na Unesc, com a organização da professora e coordenador do SAMA (Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagem), Zélia Medeiros Silveira, e conta com orientações, explicações e dicas aos coordenadores e professores da Unesc sobre o contato e a aprendizagem de alunos com deficiências.

O SAMA é setor da Universidade especializado na atenção e apoio nas condições plenas de acessibilidade de dos acadêmicos. Ele é o mediador entre os cursos, estudantes e as famílias para atender as necessidades específicas dos estudantes, além de orientar os professores e coordenadores.

Segundo Zélia, a discussão da acessibilidade no ensino superior está cada vez mais presente no cotidiano das Universidades. "Nosso sonho é discutir com os professores como concretizar a inclusão dessas pessoas no meio universitário", explica. "Ele é um resultado de um estudo realizado pelo SAMA, com orientações e práticas específicas para a comunidade acadêmica", completa.

O livro é gratuito e será disponibilizado para todos os professores da Universidade. Aos interessados na compra, o livro está disponível na Editora Unesc e no SAMA.

Tags: unesc

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito