Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

3 mil animais de rua são castrados em Criciúma

Programa de castração da Famcri está em funcionamento desde junho deste ano
Por Redação Criciúma - SC, 08/11/2019 - 14:55
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

3 mil animais de rua foram castrados em Criciúma nos últimos quatro meses. O número era uma meta estabelecida pela Fundação do Meio Ambiente (Famcri) por meio do Núcleo de Bem-Estar Animal (NBEA). Foram 2,7 mil cães e 300 gatos castrados no município.

Inaugurado em junho deste ano, o NBEA encaminha a castração em massa de animais de rua e realiza consultas clínicas de baixa complexidade. O atendimento é feito para os bichinhos com donos em vulnerabilidade social, com Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento Social e com renda mensal de até três salários-mínimos. Além de ONGs devidamente registradas no núcleo.

Segundo a veterinária do NBEA, Mariana Muller da Silva, são atendidos animais que tenham problemas simples. "Realizamos o primeiro atendimento, como problemas de pele, verminoses, entre outras situações. Caso necessário encaminhamos a outros locais. As castrações são agendadas e feitas em uma clínica contratada, mas a dinâmica é organizada por nós", comentou.

Benefícios da castração

Além do controle da natalidade, as principais vantagens da castração em fêmeas é a diminuição no número de gravidez psicológica, câncer de mama e infecções como piometria e hemometra, que podem ser fatais. Para os machos, diminui o índice de câncer de próstata. Nos cães, ameniza o instinto territorialista e o comportamento agressivo.

De acordo com o coordenador do NBEA, Elias Santos Pereira, microchips foram colocados nos animais castrados, podendo ser identificados posteriormente por um leitor. "A castração aumenta a longevidade do animal e diminui a chance dos animais entrarem em estado de abandono. Com o microchip podemos ter o controle de quantos animais passaram pelo procedimento", ressaltou.

"O Núcleo é uma inovação para o município. Com a nova política de bem-estar animal chegamos à meta. Foi um grande passo dado e no próximo ano esperamos ampliar o serviço, que é importante para os animais e para a saúde da população", conta a presidente da Famcri, Anequésselen Bitencourt Fortunato. O NBEA fica localizado na rua Miguel Patrício de Souza, bairro Bosque do Repouso, anexo ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O horário de atendimento é das 7 h às 11h30 e das 13 h às 16 h.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito