Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Get Back. The Beatles para quem gosta e para quem não gosta

Por Marciano Bortolin 22/12/2021 - 16:42

 

Recentemente, a Disney+ lançou o documentário Get Back, dos Beatles, que rapidamente se tornou um dos assuntos mais comentados na internet. 

Coincidentemente, eu estava lendo um livro sobre um dos quatro garotos de Liverpool que transformaram a música. A obra chamada Imagine, foi escrita por Julia Baird, meia-irmã de John Lennon, e conta como foi conviver com ele desde o anonimato até o estrondoso sucesso da banda e o consequentemente surgimento da Beatlemania. O nome da obra, uma clara referência à música mais famosa da carreira solo de John.

Este é um dos livros que estava lá na minha estante esperando por ser lido e que entrou na minha lista do Zerando a Estante

Mas são muitas as obras que tratam deste fenômeno chamado The Beatles. Aproveitando o sucesso do documentário Get Back, deixo algumas sugestões de livros para quem já é fã e para aqueles que querem saber um pouco mais sobre eles. Além disso, os livros podem incrementar com informação para aqueles que estão assistindo o documentário.

Não vou me aprofundar no Get Back aqui, mas, sem spoiler, assistam! Vale a pena!

Como falei, são muitos os livros sobre os Beatles, então separei alguns. Vamos a eles:

Imagine, de Julia Baird.  O livro da meia-irmã de John Lennon, leva o nome da música mais famosa da carreira solo do artista. Nele, ela conta como foi viver com Lennon desde a infância, o início dele na música, o surgimento da amizade com Paul Mccartney e a formação da banda.

Mas Julia também trata dos dramas familiares, comum a todas as pessoas, como a relação com os irmãos e os pais, o casamento com Cyntia, primeira mulher de Lennon, a separação e casamento com Yoko Ono, e tantas outras histórias.


The Beatles a biografia, de Bob Spitz. O livro de Bob Spitz é considerado o mais completo sobre os garotos de Liverpool. São cerca de mil páginas que vão desde a formação dos Quarrymen (banda de escola formada por John Lennon), passando pelas fases iniciais de desânimo, chegando ao auge da carreira e a separação. A obra nasceu após uma década de pesquisas de Spitz.

Ringo: A história do baterista mais famoso do mundo antes e depois dos Beatles, de Michael Seth Starr. Você já ouviu falar em Richard Starkey? Provavelmente não. Mas em Ringo Starr? Foi com este nome que Richard Starkey ficou conhecido nos anos 1960 como o baterista dos Beatles. Engraçado na maioria do tempo, poucos sabem da infância difícil que ele teve em Dingle, um dos bairros mais agitados de Liverpool. 

Ringo já era considerado o melhor baterista de Liverpool quando John Lennon, Paul McCartney e George Harrison o convidaram para fazer parte da banda. O caminho de Ringo, antes, durante e depois dos Beatles é contado nesta obra de Michael Seth Starr.

Paul McCartney ― A biografia, de Philip Norman. Sem dúvida, Paul McCartney é um dos protagonistas de toda a revolução cultural ocorrida nos anos 1960, conduzida pelos Beatles. Talvez, quando se uniu a John Lennon, ele e o amigo não tinham ideia de onde iriam chegar, e chegaram muito longe.

Até hoje, ele segue no topo das paradas de sucesso e possui uma biografia elogiada tanto no Reino Unido quanto nos Estados Unidos, escrita pelo especialista em Rock’n Roll e profundo conhecedor do “fab four” de Liverpool, Philip Norman.

Para contar as histórias de Paul, Norman entrevistou amigos, ex-namoradas e colegas.

Biografia espiritual de George Harrison: Místico entre os trabalhadores, de Gary Tillery. Aqui você verá George Harrison, o mais jovem dos Beatles, não como uma celebridade egoísta, mas como um idealista que manteve a humanidade e deixou um exemplo ao compartilhar sua bênção com os outros. 

The Beatles - Biografia Ilustrada, de Tim Hill. Para finalizar, um dos livros que tenho na minha estante. Para quem prefere imagens, esta é a dica. A obra de Tim Hill é rica em imagens dos mais variados momentos da carreira do quarteto.

 

Copyright © 2021.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito