Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Existe segurança em investir em Fundos Imobiliários?

Conheça um pouco mais sobre essa ferramenta de investimento incrível.
Por Rodrigo Colombo 10/12/2021 - 16:22 Atualizado em 10/12/2021 - 18:49

Com toda certeza sim, investir em fundos imobiliários é investir em imóveis. Os fundos imobiliários são apenas ferramentas para o investimento imobiliário.

Os fundos imobiliários no Brasil são regidos pela Lei 8668, que define como um fundo pode ou não operar, ele limita regras importantes para que a segurança dos investidores sejam garantidas.

Quero falar sobre algumas regras importantes que essa lei garante:

A famosa regra dos 95%

Com toda a certeza essa é a mais famosa regra dos fundos imobiliários, basicamente ela deixa obrigatório para todo fundo imobiliário que ele distribua semestralmente, pelo menos 95% da renda que teve.

Isso deixa claro para o gestor e administrador que o fundo precisa distribuir quase tudo, mantendo uma renda quase que fixa mensalmente caindo no bolso do investidor.

Mesmo que na lei esteja semestralmente, os responsáveis por cada fundo acabam entregando mês após mês, trazendo uma distribuição mais linear para os fundos imobiliários, atraindo ainda mais investidores que desejam receber rendas mensais.

Gestores e Administradores

Quando você compra um imóvel, acaba pagando sempre uma certa % para corretores e responsáveis pela manutenção do prédio.

No caso dos Fundos Imobiliários, a lei esclarece que obrigatoriamente eles precisam de Gestores e Administradores, essas são as peças fundamentais no andamento do negócio no dia a dia.

Como você precisa de uma gestão profissional fazendo o acompanhamento dos imóveis e inquilinos, algumas empresas são aceitas como profissionais aptos para gerir um fundo como esse.

Essas empresas precisam ser aprovadas pela CVM antes de gerenciar um fundo imobiliário.

Informes Periódicos

Outra regra importante é sobre a divulgação de informações, os fundos imobiliários são obrigados a informar aos seus cotistas todas as informações essenciais do fundo.

Mesmo que os relatórios gerenciais não sejam obrigatórios, os informes períodos sim e eles devem acontecer mensalmente, trimestralmente e anualmente.

As informações contidas podem ser:

  • Quanto o fundo tem em caixa;
  • Quantos cotistas;
  • Dados dos imóveis e mais.

Todo investidor de FIIs deve saber que o foco principal dessa ferramenta é a renda, é bem improvável que aconteçam grandes valorizações das cotas, a não ser em momentos bem específicos da economia.

Além de tudo isso, você pode pesquisar informações sobre FIIs e portais especializados como ClubeFII, MundoFII e Status Invest.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito