Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Redução do tempo de isolamento e quarentena

Por Dr. Renato Matos 10/01/2022 - 19:04 Atualizado em 10/01/2022 - 19:10

Existem diversos esquemas de tempo de isolamento (para aqueles infectados) e de quarentena (para aqueles que tiveram contato sem proteção com um caso suspeito).
Começamos a pandemia com 10 dias de isolamento e 14 dias de quarentena, sem apoio de exames, esquema ainda preconizado pelo Ministério da Saúde.

Agora, o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, numa controversa decisão, reduziu o tempo de isolamento para 5 dias, sem necessidade de testes adicionais.

Esse posicionamento foi criticado pela Associação Médica Americana: “De acordo com a própria fundamentação do CDC para reduzir o tempo de isolamento para o público em geral, estima-se que 31% das pessoas permanecem infecciosas 5 dias após um teste Covid-19 positivo. Com centenas de milhares de novos casos ocorrendo diariamente, dezenas de milhares - potencialmente centenas de milhares de pessoas - poderiam regressar ao trabalho e à escola ainda transmitindo a doença se seguissem as novas orientações do CDC sobre o fim do isolamento após cinco dias sem um teste negativo”. 
"Deve ser exigido um teste de antígeno negativo para terminar o isolamento após um teste positivo para a Covid-19”.

O CDC também atualizou as suas orientações quanto à quarentena após exposições a casos conhecidos de Covid-19. 
Os indivíduos que não estejam totalmente vacinados, assintomáticos, devem ficar em quarentena durante 5 dias após a exposição, seguidos de uma rigorosa utilização de máscara durante mais 5 dias. 

Os indivíduos totalmente vacinados não necessitam submeter-se à quarentena após uma exposição, desde que permaneçam assintomáticos; no entanto, devem usar uma máscara em público durante 10 dias.

Em caso de sintomas, devem ser imediatamente testados, colocando-se em isolamento até a definição do quadro.

A Organização Mundial da Saúde continua preconizando 14 dias de quarentena.

O Ministério da Saúde está estudando essas modificações de protocolos, algumas, inclusive já adotadas por alguns estados, para definir novas regras.

Como os testes são de difícil acesso para a população em geral, talvez tenhamos que optar por uma posição mais prudente.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito