Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

(Re)Escreva sua Carreira!

Por Letícia Zanini 19/02/2018 - 07:15

Ao preparar conteúdo para uma palestra sobre Carreira, me deu vontade de compartilhar com vocês o que preparei para falar, após leituras e experiências vivenciadas por mim e pelos clientes já atendidos. Então, segue um pouquinho do meu pensamento sobre a importância de reescrever a carreira.

Você já parou para pensar sobre o que é uma carreira bem escrita?

Acredito que uma carreira bem escrita é aquela que evidencia o alinhamento entre aquilo que você é, quer, acredita com o que, de fato, faz. Parece simples, mas não é simplório.

Segundo dados de uma pesquisa de 2015 da ISMA Brasil (International Stress Management Association), 72% das pessoas estão descontentes com sua carreira. E um dos fatores para este índice, é o fato de que a maioria não parou para fazer o alinhamento entre o que é, seus valores e expectativas e a escolha da carreira. Simplesmente, fizeram.

A nossa carreira, assim como tudo na vida, exige manutenção.

Não é assim que fazemos com nossa saúde, relacionamentos, finanças e bens de consumo?

Mas, você deve estar se perguntando, como fazer isso?

Existem inúmeros caminhos e técnicas que podem contribuir para você reescrever sua carreira, o primeiro passo é ter consciência sobre o quanto isso é importante. Em seguida, técnicas como Coaching, Mentoria e Design Thinking são opções para contribuir em seu novo enredo. No livro O Desing da sua Vida, Bill Burnett e Dave Evans, ensinam a usar técnicas de Desing Thinking para planejar sua vida que podem ser utilizados para sua carreira. Algumas dicas que estão no livro é o convite a pensar como um Designer. Como um designer olha para sua carreira? Com certeza, com curiosidade, com possibilidades, oportunidades, com projeção de cenários e caminhos a serem seguidos. Outro ponto é definir o seu ponto de chegada, qual será o Everest de sua carreira? Para definir o ponto de chegada, avalie seu estado atual com análise e questionamento do que precisa de fato de sua atenção, o que precisa ser melhorado, o que não pode ser alterado, etc. Estas são só algumas ideias para ajudá-lo a refletir sobre sua atual carreira e como ela pode começar a ser reescrita.

Todos nós temos a responsabilidade de sermos designs da nossa própria carreira. A empresa que você está agora pode ser apenas um capítulo da sua história. O diretor do roteiro é você, cabe a você ser o protagonista da história. É preciso estar preparado para mudar a cena, trocar personagens, mudar o figurino e, em alguns momentos, avaliar qual o seu papel em todo esse enredo. Após reescrever sua carreira, não fique com medo de colocá-la em prática e muito menos fique pensando se a escolha que fez é a melhor. Só há uma forma de saber: aprendendo pela experiência. Portanto, reescreva e ponha em prática.

Sucesso! Aguardem cenas do meu próximo capítulo, podem ajudar você a continuar reescrevendo a sua história.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito