Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Namorar ou Casar com a Carreira?!

Por Letícia Zanini 11/06/2018 - 17:00 Atualizado em 11/06/2018 - 17:14


A data está chegando, no dia 12 de junho comemoramos o Dia dos Namorados. Penso que é uma boa oportunidade para refletirmos, começando  pelo que é namoro. 
Bem, namoro significa a relação afetiva mantida entre duas pessoas que se unem pelo desejo de estarem juntas e partilharem novas experiências. Teoricamente o namoro antecede outras etapas de uma vida a dois, servindo de base para decidirmos se queremos ou não manter um compromisso mais sério, que em nossa cultura, seria o casamento.

Obviamente passei a refletir sobre namoro e carreira. Muitas pessoas passam a vida toda namorando uma carreira mas não se casam com ela. Mas qual a diferença? No namoro eu tenho uma empolgação inicial, conheço as minhas atividades, aprendo coisas novas, conheço novas pessoas, sinto uma empolgação total com o que faço. Mas, com o passar do tempo, parece que enjôo das repetições com relação às atividades profissionais. Na vida a dois não é diferente, começamos com muito fogo e com o passar do tempo e as acomodações, que fazem parte da nossa condição humana, parece que a chama se reduz. O que antes era interessante e até mesmo prazeroso, agora pode ser motivo de estresse e irritação. Alguém se identificou? 

Se você tivesse de fato se casado com sua carreira, teria assumido um compromisso mais significativo com ela. Um compromisso que alimentasse seu propósito, aí sim, os chefes insuportáveis, as dificuldades, os bons e os maus momentos seriam parte de uma escolha sua que, de forma madura, você sabe, não serão eternos. Por isso, não toma decisões precipitas e nem por impulso. Assim como no casamento, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, casar com a carreira é compreender que mesmo que você ame, ainda assim será complexo e adverso. Portanto, não se iluda, o namoro é super importante, mas é uma fase para um compromisso mais sólido. Para o casamento com a carreira dar certo é necessário que você mantenha a chama da fase do namoro acesa. E para isso, é fundamental que você se mantenha desafiado. E isso, não depende do seu parceiro, do seu sócio, do seu marido, isso deve ser uma escolha sua. Não espere por ninguém, faça o que precisa ser feito.

Para que você tenha uma carreira abundante, case-se com ela. E para que se mantenha interessante siga se comportando tal qual quando você a iniciou, com desejo de conquistas, aprendizados e realizações significativas. E, se seu casamento atual com sua carreira não está bem, antes de se separar, avalie se suas atitudes são condizentes com a de alguém motivado a fazer algo dar certo, e só depois tome decisões com relação ao futuro. 
Não esqueça de buscar o equilíbrio, namore o que você faz e se case se for seu propósito. Mas não esqueça que precisamos namorar e nos casar com família, amigos, projetos, isso vale para tudo em nossa vida.

Que sua semana seja intensa, como todo namoro deve ser.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito