Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Ítalo Rodrigues avalia janela do Criciúma, projeta futuro da base e reforça responsabilidade financeira

Em coletiva de imprensa, executivo de futebol falou também sobre a continuidade do técnico Eduardo Baptista

Por Enio Biz 04/09/2025 - 12:59 Atualizado há 2 horas

O executivo de futebol do Criciúma, Ítalo Rodrigues, concedeu uma longa entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (4). Ele abordou diversos temas relacionados ao planejamento esportivo, gestão financeira, categoria de base e projeções para a reta final da Série B. Ítalo fez um balanço da última janela de transferências.

“A gente está feliz com a janela. Dentro do que a gente tinha condição de fazer, fizemos da melhor forma possível.” 

O dirigente destacou as limitações orçamentárias, que influenciaram diretamente no movimento de mercado. “Se tivesse mais, poderia ter feito outros movimentos? Sim, poderia. Mas a gente também não pode ser irresponsável.”

A continuidade de Eduardo Batista

Diante das especulações sobre um possível interesse do Fortaleza em Eduardo Batista, Ítalo reforçou que o desejo de permanência é mútuo, mas que a renovação está condicionada ao cenário eleitoral do clube. “Eu quero que ele continue, ele quer continuar, mas a gente precisa saber em que condição vai continuar. É importante entender o que o novo presidente quer para o clube”, explicou.

Ítalo confirmou que uma reunião com a diretoria executiva e o presidente do Conselho Deliberativo, Lucas Farias, será realizada na tarde de hoje.

A chegada de mais um goleiro ao elenco também foi tema na coletiva. Ítalo justificou a contratação com base em segurança e planejamento.

“É uma posição que a gente não tem como adaptar. Já aconteceu comigo de não ter goleiro para um amistoso, e é um trauma que eu prefiro não repetir.”

Já a saída de Marcelo Benevenuto e a tentativa de buscar mais um zagueiro: “A gente pensou sim, acho até que se tivesse mais alguns dias, a gente teria trazido. Mas não queríamos trazer qualquer um.”

Categorias de base

O dirigente não poupou palavras ao destacar o trabalho da base, que recentemente conquistou o tricampeonato catarinense Sub-20. Ítalo aproveitou o momento para propor uma discussão mais ampla sobre o papel da formação no clube.

“A gente precisa ter uma política de base clara. O que o Criciúma espera da base? Formar e vender? Formar para usar?”

Segundo ele, entre 10 a 14 atletas da atual base estouram a idade Sub-20 no ano que vem, e será necessário definir quais serão aproveitados no profissional e quais seguirão outros caminhos. Ele ainda defendeu a inclusão, via estatuto, de uma obrigatoriedade mínima de jogadores formados no clube no elenco principal.

“A base precisa se monetizar, se posicionar no mercado. Quanto mais vende, mais atrai mercado. Às vezes se espera vender por R$10 milhões e não vende nem por R$1 milhão”, alertou.

Copa SC

O Criciúma disputará a Copa Santa Catarina com um elenco separado e comissão técnica própria. 

“São dois elencos diferentes, dois horários de treino diferentes, com contratos curtos e flexíveis”, explicou Ítalo.

Próximos passos 

Com 39 pontos conquistados, o Criciúma ainda alimenta o sonho do acesso à Série A, mas Ítalo prega cautela. 

“Ainda tem muito campeonato pela frente. O objetivo é chegar aos 45 pontos o quanto antes. Depois disso, aí sim pensar em algo maior.”

Com responsabilidade financeira, valorização da base e ambiente positivo no elenco, o executivo se mostra satisfeito com o trabalho até aqui. 

“Não ganhamos nada ainda, mas estamos no caminho certo.”

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito