Por Enio Biz
22/05/2024 - 13:23 Atualizado em 22/05/2024 - 14:25
A CBF restabeleceu as datas dos jogos a partir da sétima rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A competição será retomada a partir de 1º de junho.
O Criciúma, no entanto, tem três jogos adiados: Fortaleza (3ª rodada), Grêmio (5ª rodada) e Cuiabá (6ª rodada).
A direção do Tigre espera definir o reagendamento de pelo menos um jogo desses.
O tricolor enfrenta o Palmeiras no dia 2 de junho. Depois, encara o Athletico/PR somente no dia 13.
Entre esses dois jogos, a expectativa é que haja o jogo contra o Cuiabá. A tentativa é remarcar esse confronto para o dia 6 de junho, uma quinta-feira. Ainda requer um posicionamento da CBF.
Já as partidas contra Fortaleza e Grêmio ainda não tem perspectiva de quando ocorrerão.
O Criciúma não vence o Bahia há oito anos. A última vitória aconteceu no dia 14 de junho de 2016, pela Série B do Campeonato Brasileiro: 3 a 2. Gustavo (2) e Hélio Paraíba marcaram os gols do Tigre, enquanto Hernane Brocador e Moisés fizeram para os baianos.
Nesse jogo, Barreto estava em campo como titular. O Criciúma jogou com Luiz; Ezequiel, Raphael Silva, Nathan e Marlon; Barreto (Juninho), Douglas Moreira e Elvis (João Afonso); Roberto (Hélio Paraíba), Gustavo e Niltinho.
Coincidentemente, Barreto é dúvida para o jogo desta quinta-feira (23), diante do Bahia, pela Copa do Brasil. Com a necessidade da vitória, após perder o jogo de ida por 1 a 0, o técnico Cláudio Tencati pode abrir mão de um volante e colocar um jogador mais ofensivo. Se isso ocorrer, Barreto pode deixar o time titular.
Retrospecto do Tigre em casa é favorável
O Criciúma tem um bom retrospecto quando enfrenta o Bahia no Estádio Heriberto Hülse. Foram 12 jogos, com sete vitórias do Tigre, dois empates e três derrotas.
No geral, foram 23 jogos, sete vitórias do Criciúma, sete empates e nove derrotas.
Por Enio Biz
22/05/2024 - 09:32 Atualizado em 22/05/2024 - 09:45
Sem poder atuar no Estádio Beira-Rio por um bom tempo, o Internacional terá seus jogos direcionados para outros locais, tanto no Campeonato Brasileiro, quanto na Copa Sul-Americana.
A CBF confirmou nesta terça-feira (21) que uma dessas partidas será realizada no Estádio Heriberto Hülse. É o confronto entre Internacional e São Paulo que ocorre no dia 13 de junho, às 20h, válido pela oitava rodada do Brasileirão.
Nesse mesmo dia e horário, o Criciúma estará jogando contra o Athletico/PR, em Curitiba.
Por Enio Biz
22/05/2024 - 08:23 Atualizado em 22/05/2024 - 08:31
O Campeonato Catarinense Sub-20 chegou ao seu segundo turno. O Criciúma entra em campo nesta quarta-feira (22), às 15h, quando recebe a Chapecoense, no CT Antenor Angeloni. No turno, as duas equipes empataram em 0 a 0.
Com 23 pontos, o Tigre ocupa a vice-liderança do Estadual. O líder é o Barra, com 25 pontos ganhos.
O jogo terá arbitragem de Franciel dos Santos Martins. Os auxiliares serão José Paulo Martins Sinfrônio e Gabriel Lopes de Jesus.
Por Enio Biz
21/05/2024 - 22:05 Atualizado em 21/05/2024 - 22:10
A CBF confirmou na noite desta terça-feira (21) que o Campeonato Brasileiro será retomado a partir da sétima rodada nos dias 1 e 2 de junho.
Criciúma e Palmeiras se enfrentam no domingo (2), às 16h, no Estádio Heriberto Hülse. Na oitava rodada, o Tigre visita o Athletico/PR no dia 13 de junho, às 21h, em Curitiba.
Já na nona rodada, o Criciúma volta a jogar em casa, contra o Bahia. O confronto será no dia 16 de junho, às 18h30.
Inter x São Paulo jogarão no Estádio Heriberto Hülse
A tabela da CBF informa ainda que o jogo entre Internacional e São Paulo, pela oitava rodada, será realizado no Estádio Heriberto Hülse. A partida está marcada para o dia 13 de junho, às 20h.
Por Enio Biz
21/05/2024 - 19:07 Atualizado em 21/05/2024 - 19:13
Pensando no confronto decisivo, diante do Bahia, na quinta-feira (23), o técnico Cláudio Tencati faz mistério. O treino da tarde desta terça-feira (21) aconteceu no Estádio Heriberto Hülse, mas com portões fechados. E a atividade da tarde desta quarta-feira (22) também será com portões fechados, provavelmente, no CT Antenor Angeloni.
A dúvida fica mesmo no meio-campo. Pelos trabalhos da semana passada e do início dessa semana, Tencati trabalhou com dois volantes - Barreto ao lado de Meritão - mas também testou Matheusinho na equipe titular, deixando a equipe com três meias: Matheusinho, Fellipe Mateus e Marquinhos Gabriel.
No ataque, Eder e Bolasie treinaram na equipe titular a maior parte do tempo. Eder deixou o gramado mais cedo na segunda-feira, mas não deve ser problema. Caso não jogue, Felipe Vizeu vira alternativa.
Há possibilidade, ainda, de Felipe Vizeu se juntar a Eder e Bolasie no ataque. Com isso, Barreto deixaria a equipe. Essa formação também foi testada por Cláudio Tencati.
O provável Criciúma pra enfrentar o Bahia deve ser Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Wilker Ángel e Marcelo Hermes; Barreto, Meritão, Fellipe Mateus e Marquinhos Gabriel; Eder e Bolasie.
Criciúma e Bahia se enfrentaram no dia 30 de abril, em Salvador, pela partida de ida da 3ª fase da Copa do Brasil. O time baiano venceu por 1 a 0 e precisa só de um empate na partida de volta para se classificar às oitavas-de-final da Copa do Brasil.
Já o Criciúma precisa reverter a vantagem. Para se classificar direto, o Tigre precisa vencer por dois ou mais gols de diferença. No histórico de confrontos entre as equipes, isso aconteceu em três oportunidades: 3 a 1 (Série A de 2013); 4 a 1 (Série B de 2005); e 2 a 0 (Série A de 1997).
Ao todo foram sete vitórias do Criciúma pra cima do Bahia. Os outros quatro triunfos foram por 1 gol de diferença.
No confronto decisivo desta quinta-feira (23), se isso acontecer, a decisão será nas cobranças de pênaltis.
Os números de 2024
Trazendo os números para a atual temporada, das 13 vitórias conquistadas nesse ano, cinco foram por dois ou mais gols de diferença: Criciúma 2 x 0 Marcílio Dias (Recopa); Criciúma 4 x 1 Figueirense (Catarinense); Criciúma 2 x 0 Hercílio Luz (Catarinense); Criciúma 2 x 0 Chapecoense (Catarinense); e Vasco 0 x 4 Criciúma (Brasileiro).
Por Enio Biz
21/05/2024 - 09:42 Atualizado em 21/05/2024 - 10:29
Todo jogo mata-mata é tenso. Um descuido pode custar uma eliminação. Mas, quando o time está em desvantagem, precisará correr riscos para reverter o quadro. É aí que entra a estratégia do treinador. É quase que um jogo de xadrez. As peças deverão estar bem distribuídas em campo para dar o xeque-mate no adversário.
De um lado do tabuleiro, Cláudio Tencati. Do outro, Rogério Ceni.
Os dois começaram a preparação para o jogo iguais. Jogadores dos dois clubes folgaram no domingo e retomaram os trabalhos na tarde desta segunda-feira (20).
Tencati e Ceni fazem mistério. O técnico do Criciúma fechará os dois próximos treinos (hoje e quarta). O técnico do Bahia esconde o provável time titular da imprensa baiana.
Foto: Celso da Luz / Criciúma E.C
Cláudio Tencati precisa tirar a vantagem que nesse momento é do Bahia. O Criciúma precisa vencer por, no mínimo, um gol de diferença e levar a decisão para os pênaltis, ou vencer por dois ou mais gols de diferença para ficar com a vaga direta às oitavas-de-final da Copa do Brasil.
O treinador pode colocar uma equipe conservadora, mesmo estando atrás do placar, ou uma equipe ousada para buscar a todo custo o resultado. Ele pode escalar um meio-campo com dois volantes - Meritão e Barreto - junto com Fellipe Mateus e Marquinhos Gabriel. Mas, pode surpreender e arriscar, tirando um volante, no caso Barreto, e colocando um terceiro meia, Matheusinho.
Foto: Celso da Luz / Criciúma E.C
Marquinhos Gabriel sabe que o time precisa ser agressivo, porém, equilibrado.
"Uma equipe agressiva como a gente tem costume de ser em casa, mas equilibrada, né? A gente sabe que precisa fazer o gol, mas tem 90 minutos pra fazer dois gols e se classificar direto. E se acontecer de fazer só um gol, ainda tem os pênaltis. Então, é não se desesperar com isso e saber que somos muito fortes em casa, saber usar isso ao nosso favor. E ter muita paciência", pondera o meia.
O provável Criciúma para encarar o Bahia deve ser Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Wilker Ángel e Marcelo Hermes; Barreto (Matheusinho), Meritão, Fellipe Mateus e Marquinhos Gabriel; Eder e Bolasie.
Os jogadores voltam aos trabalhos na tarde desta terça-feira (21), às 15h, no CT Antenor Angeloni.
Foto: Divulgação
Do outro lado, o Bahia merece todo o respeito. O time divide a liderança do Campeonato Brasileiro com o Athletico/PR e tem a vantagem da vitória por 1 a 0 no jogo de ida, em Salvador. Para se classificar, precisa apenas de um empate.
Rogério Ceni, no entanto, sabe que não poderá apenas se defender e jogar com regulamento embaixo do braço. Ao mesmo tempo não deverá propôr o jogo, como fez na primeira partida.
A arma do Bahia é a transição rápida. Toda bola passa pelo meio-campo, chega nas extremidades, procurando o atacante dentro da área.
Rogério Ceni não poderá contar com lateral-esquerdo Ryan e o volante Acevedo. Os dois seguem de fora.
Jogadores do Bahia treinam na manhã desta terça-feira (21), às 10h, no CT Evaristo de Macedo.
Por Enio Biz
20/05/2024 - 18:45 Atualizado em 20/05/2024 - 18:58
Jogadores tricolores voltaram aos trabalhos na tarde desta segunda-feira (20), no CT Antenor Angeloni.
O técnico Cláudio Tencati faz mistério e esconde o jogo para não dar munição ao Rogério Ceni, técnico do Bahia.
Na atividade desta tarde, o grupo foi dividido em dois: defesa e meio-campo/ataque.
A defesa foi composta por Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Wilker Ángel e Marcelo Hermes.
Na outra parte do campo, o time treinou com Barreto, Meritão, Fellipe Mateus e Marquinhos Gabriel. Na frente, Eder e Bolasie.
E Matheusinho? O meia chegou a fazer parte da atividade junto com os titulares, mas o aproveitamento do jogador entre os 11 passa a ser dúvida.
Caso Matheusinho seja titular, o time deverá entrar em campo com apenas um volante. Barreto deixaria a equipe e Meritão permaneceria como titular.
Eder chegou a sair mais cedo do treinamento, dores na panturrilha, mas não deve ser preocupação para enfrentar o Bahia.
Os dois próximos treinamentos, na terça e quarta, ocorrerão no período da tarde, e com portões fechados.
Criciuma e Bahia se enfrentam na quinta-feira (23), às 19h, no Estádio Heriberto Hülse, em jogo válido pela partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil.
O confronto entre Criciúma e Bahia pode-se dizer que é uma mini turnê. As equipes contam com três embates seguidos, sendo dois pela Copa do Brasil e um pela Série A do Campeonato Brasileiro.
Um já aconteceu. Foi no dia 30 de abril, pela partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil. O Bahia levou a melhor: 1 a 0. Jogo foi na Arena Fonte Nova, em Salvador.
O segundo jogo consecutivo está marcado para esta quinta-feira (23), às 19h, pela partida de volta da 3ª fase da Copa do Brasil. Confronto será no Estádio Heriberto Hülse.
E o terceiro jogo seguido entre Criciúma e Bahia deve ser pela Série A do Campeonato Brasileiro. De acordo com a tabela da CBF, a competição que está paralisada, deverá ser retomada com jogos da nona rodada, exatamente quando as equipes se enfrentam no dia 2 de junho, às 11h, novamente no Estádio Heriberto Hülse.
O final de semana que passou não teve a base carvoeira em campo no Campeonato Catarinense. O sub-20 folgou na última rodada do turno, enquanto no sub-15 e sub-17 não teve rodada pelo Estadual. Os times se preparam, agora, para o início do returno do Estadual.
A equipe sub-20 entra em campo nesta quarta-feira (22), às 15h, contra a Chapecoense, em jogo válido pela primeira rodada do segundo turno. O confronto ocorre no CT Antenor Angeloni. Na classificação, o tricolor ocupa a segunda posição, com 23 pontos.
Já as equipes do sub-15 e sub-17 entram em campo no próximo sábado (25), quando enfrentam o Figueirense, pela primeira rodada do returno do Estadual. O sub-15 joga às 13h, enquanto o sub-17 tem jogo marcado para às 15h. Ambas as partidas acontecem no CT Antenor Angeloni.
No Campeonato Catarinense, o sub-15 ocupa a terceira posição, com 18 pontos. O sub-17 também está em terceiro lugar, com 17 pontos ganhos.
Por Enio Biz
20/05/2024 - 12:29 Atualizado em 20/05/2024 - 13:23
O presidente do Criciúma, Vilmar Guedes, falou pela primeira vez após a vistoria feita pela Conmebol no Estádio Heriberto Hülse. O objetivo é que o local seja sede de jogos dos times gaúchos - Internacional e Grêmio - em competições continentais.
Já há um pré-acordo com o Inter. Com isso, é questão de tempo para que a Conmebol oficialize o Majestoso como apto a receber partidas pela Copa Sul-Americana.
"Nós estamos construindo e tendo contatos regulares com o presidente do Internacional. O clube não tem condições de mandar jogos no Beira-Rio e está buscando em cidades adjacentes, e Criciúma é o mais próximo em condições necessárias para mando de jogos, quer seja Copa Sul-Americana ou Campeonato Brasileiro. Nós recebemos a visita da diretoria da Conmebol que fez a solicitação para que fizesse uma vistoria no Heriberto Hülse. Foi feita uma vistoria em dois módulos. O primeiro, o gramado. O segundo, foram avaliados iluminação e vestiários. Extraoficialmente está tudo certo. O Estádio Heriberto Hülse reúne as melhores condições, entretanto, precisamos aguardar o laudo final da Conmebol. Nós não vamos nos furtar desde que não comprometa nossa agenda, nosso calendário", afirma o presidente do Criciúma em declaração oficial à TV Tigre.
O Estádio Heriberto Hülse deve receber o jogo do Internacional contra o Delfín, no dia 8 de junho, válido pela quinta rodada da Sul-Americana.
A semana sem futebol foi concluída na manhã do último sábado (18). Com chuva e baixa temperatura, jogadores fizeram apenas uma atividade na academia do CT Antenor Angeloni. Logo após, todos foram liberados. O domingo foi de folga geral.
Os trabalhos serão retomados na tarde desta segunda-feira (20), a partir das 15h. O foco será o jogo da próxima quinta-feira (23), às 19h, contra o Bahia, válido pela partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil. No confronto de ida, o Bahia venceu por 1 a 0, na Arena Fonte Nova, no dia 30 de abril.
Para se classificar, o Criciúma precisa vencer por, no mínimo, um gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis. Vitória do Tigre por dois ou mais gols de diferença dá a classificação direta para a próxima fase. Os baianos entram em campo precisando apenas de um empate para se classificar.
Para o jogo, o técnico Cláudio Tencati não poderá contar com o atacante Arthur Caíke, que já disputou a Copa do Brasil pelo Sport Recife. O goleiro Matheus Teixeira também não poderá ser relacionado. Jogador pertence ao Bahia e está emprestado ao Tigre.
Em contrapartida, o treinador terá a volta do volante Barreto, que cumpriu suspensão na partida de ida.
Foto: Celso da Luz / Criciúma E.C
A novidade para esse jogo pode ser a entrada no time do meia Matheusinho. Cláudio Tencati já havia acenado para essa possibilidade e no treinamento coletivo da última sexta-feira (17), o jogador foi testado no time titular.
Por Enio Biz
20/05/2024 - 07:28 Atualizado em 20/05/2024 - 08:56
O Estádio Heriberto Hülse passou por vistorias da Conmebol desde a última quarta-feira (15). Gramado, vestiários, iluminação e outras estruturas foram avaliados.
E as informações que temos é que os integrantes da Conmebol tiveram boas impressões do Majestoso.
Na noite de ontem, o sistema de iluminação passou por avaliação. Os trabalhos foram concluídos por volta das 22h.
Nenhuma resposta foi dada ainda se o Estádio Heriberto Hülse está apto ou não a receber jogos pela Libertadores ou Copa Sul-Americana. O sinal positivo ou negativo deverá ser dado ainda nesta semana. Porém, se as impressões foram boas, aumentam as chances do local ser aprovado pela Conmebol.
Em sendo aprovado, já é garantido que o estádio receberá jogo?
Não, necessariamente.
A partir daí, a direção do Criciúma vai negociar a cessão do Estádio. A forma de empréstimo.
Se a negociação for positiva, aí sim.
Tudo indica que o Estádio Heriberto Hülse pode receber um jogo do Internacional pela Copa Sul-Americana. O confronto seria contra o Delfín, no dia 8 de junho, em partida válida pela quinta rodada da competição.
Um pré-acordo da direção do Criciúma com o Internacional já foi feito.
Por Enio Biz
19/05/2024 - 12:20 Atualizado em 19/05/2024 - 18:26
Integrantes da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) continuam vistoriando do Estádio Heriberto Hülse. Sistema de iluminação do Majestoso seria observado na noite deste sábado (18), porém, com a chuva não aconteceu.
Vistoria dos refletores de LED ocorrena noite deste domingo (19).
Gramado, vestiários e outras estruturas já foram vistos e aprovados pela Conmebol.
Resposta sobre o Estádio estar apto para receber jogo da Libertadores ou Sul-Americana deve sair entre segunda e terça-feira.
Logo após a decisão, direção do Criciúma E.C vai negociar a forma de cessão do Majestoso.
Somente depois, será oficializada a realização de algum jogo de equipes gaúchas em competição continental.
A chance maior é de receber o jogo do Internacional com o Delfín, no dia 8 de junho, pela Copa Sul-Americana.
Por Enio Biz
18/05/2024 - 14:52 Atualizado em 18/05/2024 - 14:58
O Criciúma volta a jogar no Estádio Heriberto Hülse na próxima quinta-feira (23), contra o Bahia, em jogo válido pela partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil. O confronto está marcado para às 19h.
A partida terá arbitragem de Raphael Claus (FIFA), de São Paulo.
Ele terá como auxiliares Marcelo Carvalho Van Gasse e Miguel Catâneo Ribeiro da Costa. Ambos também de São Paulo.
O árbitro de vídeo será Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (VAR-FIFA), do Rio Grande do Norte.
Na partida de ida, o Bahia venceu por 1 a 0, na Arena Fonte Nova.
Por Enio Biz
17/05/2024 - 20:04 Atualizado em 17/05/2024 - 20:11
O Internacional definiu que o jogo contra o Belgrano, no próximo dia 28, válido pela Copa Sul-americana, será no Estádio Novelli Jr., em Itú/SP. Resta agora o sinal positivo da Conmebol.
O Estádio Heriberto Hülse continua no páreo para receber um jogo da equipe colorada pela competição continental. O local está passando por vistorias da Conmebol.
Caso seja aprovado, o Majestoso pode receber o jogo do Inter contra o Delfín, no dia 8 de junho. A cidade de Caxias do Sul também pode ser alternativa.
O Criciúma participou de duas edições da Copa Sul-Americana. Nunca passou da primeira fase. Em 2013, foi eliminado pela Ponte Preta. Já em 2014, caiu diante do São Paulo.
Mas, se depender do técnico Cláudio Tencati, o Tigre voltará a disputar a competição continental em 2025. É o que disse o treinador em entrevista exclusiva à Rádio Som Maior e ao Portal 4oito.
Foto: Gabriel Mendes / 4oito
"É um desejo e uma convicação. É uma meta que a gente tem. Estamos brigando por coisas maiores. Esse é o foco. Se eu ficar falando para eles só de rebaixamento, de não cair, isso é atrair coisas negativas. Eu tento trabalhar com coisas positivas. Daquilo que pode ser feito um pouquinho mais. Por isso a gente citou essa fala e ela vai ser uma frequência no nosso vestiário. Digo que vou entregar? Não sei. Daqui a pouco pode ser que a gente não cumpra essa meta, mas estaremos próximo da manutenção da equipe, que é o principal objetivo. Mas nós vamos brigar pela Sul-Americana", frisa.
Por Enio Biz
17/05/2024 - 13:24 Atualizado em 17/05/2024 - 13:24
O técnico Cláudio Tencati promoveu mais um treinamento coletivo na manhã desta sexta-feira (17), no Centro de Treinamento Antenor Angeloni. No time titular, o treinador colocou uma equipe com três atacantes: Eder, Bolasie e Felipe Vizeu, com isso Barreto deixou o time titular e treinou com os reservas.
Matheusinho, que poderia aparecer entre os titulares, também trabalhou no time reserva. O time titular no treino foi: Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Wilker Ángel e Marcelo Hermes; Meritão, Fellipe Mateus e Marquinhos Gabriel; Eder, Bolasie e Felipe Vizeu
O time reserva teve Alisson; Candelo, Walisson Maia, Tobias Figueiredo e Trauco; Barreto, Ronald, Barcia e Matheusinho; Arthur Caíke e Allano. Lembrando que Arthur Caíke não pode jogar na Copa do Brasil, já atuou pelo Sport Recife.
Na segunda parte da coletiva, Tencati fez o que projetamos. Colocou Matheusinho no lugar do Felipe Vizeu. Tirou Claudinho e colocou o Jonathan.
E o time titular ficou Gustavo; Jonathan, Rodrigo, Ángel e Marcelo Hermes; Meritão, Fellipe Mateus, Matheusinho e Marquinhos Gabriel; Eder e Bolasie.
No fim do treino coletivo: 1 a 1. Felipe Vizeu marcou para os titulares, enquanto Barcia fez para os reservas.