Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Enio Biz 23/10/2025 - 16:31

A arbitragem para o jogo entre Criciúma e Goiás está definida. O confronto acontece no sábado (25), às 20h30, no Estádio Heriberto Hülse, em jogo válido pela 34ª rodada da Série B do Brasileiro.

Wagner do Nascimento Magalhães (RJ) apita o jogo. Experiente, ele tem 46 anos. Em 2025, apitou quatro jogos na Série A, 15 na Série B, um na Série C e dois na Copa do Brasil.

Os auxiliares serão Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ) e Thayse Marques Fonseca (RJ).

O árbitro de vídeo será Pablo Ramón Gonçalves Pinheiro (RN).

O quarto árbitro será Diego da Costa Cidral (SC).

Por Enio Biz 23/10/2025 - 15:21 Atualizado em 23/10/2025 - 18:43

O Criciúma realizou na manhã desta quinta-feira (23) um treino tático no gramado do Estádio Heriberto Hülse. Segundo informações do jornalista Marco Antônio Medeiros, da Rádio Marconi, Léo Mana e Nicolas devem ser as novidades para o jogo contra o Goiás, sábado (25), às 20h30, no Majestoso.

Léo Mana foi utilizado na função de zagueiro pelo lado direito. Marcinho, que retorna após suspensão, treinou como ala pelo mesmo setor. No meio-campo, Matheus Trindade foi testado na vaga de Gui Lobo, que sofreu lesão no joelho e deve ficar fora do restante da temporada.

No ataque, Nicolas voltou a treinar entre os titulares após 23 dias afastado por lesão na face e deve ser opção para Eduardo Baptista no confronto direto pela Série B.

O provável Criciúma deve ter Alisson; Léo Mana, Rodrigo e Luciano Castán; Marcinho, Matheus Trindade, Léo Naldi, Jonatha Robert e Felipinho; Diego Gonçalves e Nicolas.

Jonathan Lemos, Juninho e Thales não participaram da atividade desta manhã.

O último treinamento antes da partida está marcado para a tarde de sexta-feira (24), no CT Antenor Angeloni.

Por Enio Biz 23/10/2025 - 14:06 Atualizado em 23/10/2025 - 14:22

O atacante Diego Gonçalves falou com a imprensa na manhã desta quinta-feira (23). Em alta na temporada, artilheiro do time com nove gols, ele falou sobre o bom momento pessoal, a reta final da Série B e a importância do duelo contra o Goiás.

Mesmo lembrado das críticas, Diego garantiu que o foco agora é outro.

“Aquilo já passou. Estou feliz em poder ajudar o Criciúma em todos os jogos. Dou o meu melhor pra fazer gol, pra ajudar meus companheiros. O grupo está bem, está feliz. Estamos no G4 e não podemos sair".

Com a lesão de Nicolas, o sistema ofensivo passou por ajustes. Diego assumiu nova função em alguns jogos.

“Difícil jogar centralizado, eu sou mais mobilidade. Mas o professor perguntou se eu conseguia, eu falei que sim. Já sabemos o jeito que ele pede pra jogar. Quem entrar ali vai dar o melhor e vai saber aproveitar".

Questionado sobre o pênalti convertido na última rodada, contra o Avaí, que rendeu ponto fora de casa, o atacante revelou a leitura do momento.

“Eles estavam com linha de cinco, seis, difícil entrar. No pênalti eu pensei, é o primeiro jogo do goleiro, ele não vai ficar parado. Eu procurei acertar o gol. Fui feliz e trouxemos um ponto importante".

Sobre o confronto direto de sábado, Diego reproduziu o tom interno do vestiário.

“São quatro jogos, quatro finais. É um jogo difícil, eles também buscam o acesso. Eu sei como é jogar lá, sei que a torcida pega no pé. Mas aqui nós temos nossa força. Não podemos deixar a motivação deles nos abalar. Vamos tentar ganhar desde o primeiro minuto".

Com nove gols e três assistências, Diego Gonçalves vê evolução no momento certo.

“Estou feliz pelos números. Acho que já igualei minha melhor marca da época de Botafogo. Quero continuar assim nessa reta final e ajudar o Criciúma a conseguir o acesso".

Ao fim, ele fez questão de convocar o torcedor para o jogo mais aguardado do ano.

“Espero que eles venham nos apoiar sábado, nos motivar desde o primeiro minuto. Que a gente possa ser feliz e comemorar no final juntos".

Criciúma e Goiás se enfrentam no sábado (25), às 20h30, no Heriberto Hülse.

Por Enio Biz 23/10/2025 - 10:17

Pedro Paulo Canella, representando o Criciúma, participou nesta quarta-feira (22) de uma reunião na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, que reuniu dirigentes de clubes da Série B. O encontro teve como foco principal discutir o futuro das ligas nacionais e buscar alternativas para o fortalecimento financeiro das equipes que enfrentam dificuldades econômicas.

Segundo Canella, o encontro foi marcado por muitas informações e discussões sobre a divisão dos clubes entre a Liga Forte União (LFU) e a Libra, grupos que ainda tentam se estruturar para organizar o futebol brasileiro fora da CBF. 

“Ficou um pouco misturado, com times grandes de um lado e outros menores de outro. No fim, todo mundo acabou assinando algo no escuro, com promessas de recursos futuros, vendendo ativos por 50 anos”, relatou.

De acordo com ele, a reunião também teve um caráter emergencial, já que muitos clubes vêm enfrentando graves problemas financeiros. 

“Basicamente, é um pedido de socorro à CBF. Não pelo Criciúma, mas pelos clubes que estão sufocados”, afirmou.

CBF quer centralizar a gestão das ligas

Canella explicou que a CBF manifestou interesse em assumir o papel de organizadora de uma liga nacional, nos moldes do que ocorre em países como Inglaterra e Espanha. 

“A CBF quer sufocar e acabar com essas ligas independentes, criando uma liga própria sob o comando da confederação”, contou.

Reforço financeiro e nova fórmula para a Série B

Segundo Canella, a CBF prometeu destinar R$ 300 milhões à Série B em 2026, o que representaria um aumento significativo em relação ao montante distribuído neste ano. 

“Era para ser 140 milhões e acabou sendo pouco mais de 100 milhões. O Criciúma, por exemplo, recebeu cerca de 7 milhões. A CBF já sinalizou que, se os clubes aceitarem o acordo, o repasse parte de 12 milhões no ano que vem, com 1 milhão por mês”, explicou.

Outro ponto debatido foi uma nova fórmula de disputa para a Série B, proposta para tornar o campeonato mais atrativo e competitivo. A ideia é manter o acesso direto dos dois primeiros colocados, mas criar um quadrangular entre o terceiro e o sexto lugar para definir as outras vagas na Série A.

“O objetivo é manter o interesse de mais clubes até o fim do campeonato e evitar situações de ‘mala branca’ e ‘mala preta’, quando equipes sem chances passam a relaxar na competição”, destacou.

Foto: Arquivo Pessoal / Pedro Paulo Canella

Visita a CBF e diálogo com a arbitragem

Durante a passagem pela CBF, Pedro Paulo Canella também aproveitou para conhecer a estrutura da CBF e conversar com integrantes do departamento de arbitragem. 

“Fui muito bem recebido pelo Cláudio Gomes, que tem sido um grande aliado, e pelo Rodrigo Cintra, do setor de arbitragem. Conversamos sobre alguns erros, mas sem reclamações formais. Citei o caso do pênalti no Jean Carlos, contra o Avaí, e o gol anulado que poderia ter sido validado ou marcado pênalti”, relatou.

Foto: Arquivo Pessoal / Pedro Paulo Canella

Futuro indefinido das ligas

Por fim, o dirigente reforçou que a situação das ligas — Libra e Liga Forte União — segue indefinida, com clubes ainda tentando entender os termos dos acordos assinados. 

“Os clubes venderam ativos por 50 anos com promessas de recursos, mas muita coisa ainda está no escuro. Por enquanto, a CBF tenta se posicionar como o eixo de equilíbrio para evitar que os clubes mais endividados afundem de vez”, concluiu Canella.

Tags: reunião

Por Enio Biz 22/10/2025 - 17:42 Atualizado em 22/10/2025 - 17:49

O Criciúma perdeu nos pênaltis por 5 a 4 para o Operário/PR e está eliminado da Copa do Brasil Sub-20.

No tempo normal, as equipes empataram em 1 a 1. O time paranaense saiu na frente do placar. O gol tricolor veio aos 43 minutos do segundo em cobrança de pênalti convertida por Guilherme.

O tricolor carvoeiro deu adeus à competição.

O Operário/PR enfrenta agora o Novorizontino na segunda fase. O time paulista passou, nos pênaltis, pelo Coritiba. O jogo foi no Estádio Couto Pereira.

Por Enio Biz 22/10/2025 - 17:10 Atualizado em 22/10/2025 - 17:15

Uma boa notícia na tarde desta quarta-feira (22). Léo Naldi vai para o jogo contra o Goiás.

Suspenso por dois jogos pelo STJD, o departamento jurídico entrou com efeito suspensivo. O recurso foi concedido.

De acordo com o diretor jurídico do clube, Rodolfo Moretti, o vice-presidente do tribunal entendeu que havia o que a lei chama de "perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo".

Ainda de acordo com o advogado, o atleta já cumpriu a suspensão automática, e como resta apenas uma partida, e diante da proximidade da próxima rodada, o prosseguimento da punição comprometeria o resultado útil do processo, frustrando o direito de defesa e do duplo grau de jurisdição desportiva.

Com isso, Léo Naldi está liberado para jogar no sábado (25), às 20h30, contra o Goiás, no Heriberto Hülse.

Por Enio Biz 22/10/2025 - 14:43

O Criciúma segurou um empate dramático fora de casa diante do Joinville, mesmo com dois jogadores a menos nos minutos finais. Após a partida válida pelas quartas de final da Copa Santa Catarina, o técnico Amauri Barasuol valorizou o desempenho da equipe e projetou a decisão da vaga em casa, na próxima segunda-feira (27).

"Sabíamos que jogar contra o Joinville aqui na casa deles é sempre difícil, independentemente do momento de cada time. A ideia era vir em busca da vitória, respeitando o adversário. Tivemos um primeiro tempo de controle em alguns momentos, mas também erramos passes que ofereceram transição a eles. No fim, com as expulsões, o objetivo passou a ser manter a organização para garantir pelo menos o empate", analisou Amauri.

O treinador também comentou as expulsões que impactaram diretamente no andamento da partida. 

"Aquela falta do Erick não era uma situação clara de gol. Talvez o árbitro pudesse ter interpretado de outra forma. Já o Georgemy conversou com o grupo, entende o que ocorreu. É um atleta experiente, e esses momentos também servem de aprendizado", ponderou.

O empate leva a decisão para o Heriberto Hülse, onde o Criciúma aposta na força da torcida para buscar a classificação. 

"Convocamos o nosso torcedor para estar conosco na segunda-feira. Sabemos da força que temos dentro de casa. Vamos colocar nosso ritmo, com organização, e fazer o melhor para conquistar a vaga".

Sobre a estratégia inicial, o treinador explicou a movimentação ofensiva com Fábio Azevedo mais avançado e Juninho, Bidú e Kaik com liberdade pelas pontas.

"Nosso objetivo era abrir o jogo pelos lados. O Fábio se movimenta bastante, o Juninho flutua por trás e o Bidu busca o um contra um. Tivemos boas jogadas pela esquerda no primeiro tempo, mas faltou caprichar na última bola", afirmou.

Juninho, inclusive, foi substituído no segundo tempo após a expulsão de Erick. 

"Ele vinha correndo bastante e estava em um nível físico já mais alto. Com a expulsão, precisávamos reorganizar o sistema e dar mais força na recomposição", explicou.

O técnico também respondeu críticas da torcida sobre a entrega do camisa 10.

"O Juninho sempre se coloca à disposição. Pode não aparecer o tempo todo, mas é um jogador importante e teve boas jogadas no segundo tempo. Está comprometido".

O jogo também foi marcado por problemas físicos. 

"O Luquinhas teve um entorse leve, não estava conseguindo fazer a recomposição nem atacar. O Luizão, por sua vez, foi até o limite. Ele está voltando de um tempo parado, fez 45 minutos no jogo anterior e hoje foi importante novamente. Precisamos dos jogadores 100% para a volta", disse.

Amauri também revelou que o atacante Arthur Mosca, que treinava com o grupo, ficou de fora por lesão.

"Ele ia vir com a delegação, mas acabou sentindo o tornozelo no treino e foi vetado".

O confronto de volta entre Criciúma e Joinville acontece na segunda-feira (27), no Estádio Heriberto Hülse. Um novo empate leva a decisão para os pênaltis. Quem vencer, avança para a semifinal e enfrenta o classificado de Blumenau e Tubarão.

Por Enio Biz 22/10/2025 - 12:10

O Criciúma inicia sua caminhada na Copa do Brasil Sub-20 nesta quarta-feira (22), em confronto único contra o Operário-PR. A partida está marcada para às 15h, no Centro de Treinamento Antenor Angeloni, em Criciúma (SC). O duelo terá transmissão ao vivo pela TV Tigre, canal oficial do clube no YouTube.

O confronto contra o Operário-PR será em partida única. Em caso de empate no tempo normal, a vaga será definida nos pênaltis. Se avançar, o Criciúma enfrentará o vencedor do duelo entre Coritiba e Novorizontino, que se enfrentam também hoje, às 15h30, no Estádio Couto Pereira.

O Criciúma garantiu vaga na Copa do Brasil Sub-20 com o título do Campeonato Catarinense Sub-20 de 2024, conquistado diante do Barra. Em 2025, a equipe repetiu o bom desempenho e sagrou-se tricampeã estadual ao vencer a Chapecoense na final.

Além dos títulos estaduais, o time comandado pelo técnico Gabriel Carvalho obteve destaque nacional neste ano ao alcançar o terceiro lugar na Copa São Paulo de Futebol Júnior. O clube também está classificado para a Série A do Campeonato Brasileiro Sub-20 de 2026.

Por Enio Biz 21/10/2025 - 18:55 Atualizado em 21/10/2025 - 19:05

O departamento médico do Criciúma confirmou nesta segunda-feira (21) que o volante Gui Lobo sofreu uma lesão no ligamento colateral medial do joelho direito, após ter um entorse durante a partida contra o Avaí, no domingo (19), na Ressacada.

De acordo com o boletim, a previsão de retorno aos gramados é de quatro a seis semanas, a depender da evolução clínica.

Além de Gui Lobo, o lateral-direito Jonathan Lemos também foi substituído durante o confronto contra o Avaí. No entanto, exames de imagem não identificaram lesões musculares. O jogador trata uma mialgia na parte posterior da coxa esquerda e permanece em observação pelo departamento médico.

Tags: criciuma

Por Enio Biz 21/10/2025 - 18:14 Atualizado em 21/10/2025 - 18:22

Em uma publicação contundente nas redes sociais, a meia Bárbara Timbó, atleta do Avaí/Kindermann, denunciou o não pagamento de salários e o descaso da diretoria com as condições básicas das jogadoras. A postagem gerou repercussão imediata e levou à decisão coletiva do elenco: as atletas não entrarão em campo para disputar a final do Campeonato Catarinense contra o Criciúma enquanto a situação não for resolvida.

“Desde julho não há pagamento de salário. São quatro meses de trabalho sem receber”, escreveu Timbó.

Segundo o relato, o salário de abril foi pago em três parcelas, a última apenas em junho, e o de maio em duas, finalizadas no dia 31 de julho. Desde então, nenhuma jogadora recebeu seus vencimentos. Ainda de acordo com a publicação, a alimentação fornecida ao elenco tem sido insuficiente e precária, e faltam até itens básicos de higiene pessoal.

Além disso, Bárbara denunciou a negligência médica com duas colegas de time que sofreram lesões sérias. Nenhuma delas teria sido submetida a cirurgia até o momento.

Ainda de acordo com a postagem na rede social, o Avaí/Kindermann chegou à final do Campeonato Catarinense Feminino 2025, após cumprir sua campanha sem falhar em treinos ou partidas. Foram nove jogos disputados sem receber salários. A partida de volta da final contra o Criciúma está marcada, mas o elenco afirma que não vai entrar em campo até que haja uma solução concreta por parte da diretoria.

“Respeitem as mulheres!”, finalizou a atleta, direcionando a cobrança diretamente ao presidente do Avaí, Júlio Heerdt, ao presidente do Kindermann, Rafael Sarda, e ao diretor Jonas Estevão da Silva, que, segundo ela, fizeram inúmeras promessas de pagamento que jamais se concretizaram.

Por Enio Biz 21/10/2025 - 14:58 Atualizado em 21/10/2025 - 15:16

Ganha lá e perde aqui. A vida de Eduardo Baptista tem sido uma verdadeira montanha russa no comando do Criciúma. O treinador vem tirando leite de pedra desde o início do trabalho.

Nessa semana, notícias boas e ruins.

Vamos começar com as boas! Nicolas pode voltar no sábado (25), contra o Goiás. O dia D é nesta quarta-feira (22) quando o atacante fará um novo exame no neurologista para saber se poderá ser liberado a jogar ou não, após lesão na face no jogo contra o Vila Nova. O atleta vem treinando normalmente com bola, embora tem evitado usar a cabeça nas atividades. 

A outra boa notícia é a volta de Marcinho, que cumpriu suspensão na partida contra o Avaí.

Agora, as notícias ruins.

Gui Lobo está praticamente fora da temporada. Após lesão no joelho, atleta deverá ficar fora por quatro semanas. A outra notícia desagradável é a lesão na posterior da coxa esquerda de Jonathan Lemos.

As informações sobre Nicolas e Gui Lobo foram dadas pelo presidente Valter Minotto em entrevista ao programa Visão de Jogo, no Youtube.

"O Gui Lobo não vai precisar operar. Ele vai ficar quatro semanas fora, vai dar praticamente um mês. Vai perder alguns jogos. Falei com o Nicolas e ele está louco para jogar. Está treinando e fisicamente está bem. Ele vai fazer um exame na quarta-feira para saber se será liberado ou não. Acredito que no próximo jogo, ele jogue", afirma o presidente.

Por Enio Biz 21/10/2025 - 13:36

O diretor jurídico do Criciúma, Rodolfo Moretti, detalhou nesta terça-feira (21), em entrevista à Rádio Som Maior, a situação do volante Léo Naldi junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O jogador foi punido pela 5ª Comissão Disciplinar com dois jogos de suspensão pela expulsão na partida contra o Operário, na 20ª rodada da Série B. Ele já cumpriu a automática e, pela decisão, teria mais uma partida fora.

Segundo Moretti, a defesa do clube foi considerada consistente, com depoimento pessoal do próprio atleta, mas a reincidência pesou na condenação. Leonardo já havia sido expulso em 22 de abril deste ano, quando ainda defendia o Atlético Goianiense, e o Código Brasileiro de Justiça Desportiva prevê que casos de reincidência ficam ativos por um ano. Com isso, os auditores decidiram de forma unânime aplicar a pena de dois jogos.

O Criciúma já protocolou recurso voluntário ao Pleno do STJD, com pedido de efeito suspensivo. Em regra, esse tipo de medida só é concedido para a pena que excede dois jogos, ou seja, após o atleta cumprir ao menos duas partidas. Como a condenação foi exatamente de dois jogos, não haveria margem para suspensão automática da pena enquanto o recurso não é julgado.

No entanto, Rodolfo Moretti destaca que há previsão legal para que o relator conceda o efeito suspensivo mesmo sem o cumprimento mínimo, quando houver risco de dano irreparável. O clube sustenta que esse é o caso de Léo Naldi, considerado titular, e que se ele cumprir a partida de sábado contra o Goiás, o recurso perderia efeito prático.

A expectativa do Criciúma é de que o despacho sobre o pedido seja conhecido entre hoje e quinta-feira. O departamento jurídico deposita confiança no trabalho do advogado Oswaldo Sestário, responsável pela defesa no tribunal esportivo. Se obtiver sucesso, Léo Naldi poderá estar em campo no duelo da próxima rodada da Série B.

Por Enio Biz 21/10/2025 - 12:48 Atualizado em 21/10/2025 - 13:02

O Criciúma recebe o Goiás na noite de sábado (25), às 20h30, no Estádio Heriberto Hülse, pela 34ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Para este duelo, o clube preparou uma ação exclusiva para os torcedores, com ingressos de meia-entrada para aqueles que estiverem vestindo a camisa do Tigre.

A promoção, válida apenas para o setor de arquibancadas, oferece dois mil ingressos com desconto para os torcedores que comparecerem ao estádio usando o uniforme do Criciúma. 

Os ingressos de arquibancada para o confronto com o Goiás estão sendo vendidos por R$100,00 (inteira) e R$50,00 (meia-entrada), conforme a legislação vigente para estudantes, pessoas com deficiência, idosos, entre outros. Contudo, os 2 mil ingressos de meia-entrada disponíveis na ação especial serão liberados exclusivamente para os torcedores que estiverem com a camisa tricolor.

Essa promoção é válida somente para o setor de arquibancadas e a venda ocorre até esgotarem os ingressos. As vendas ocorrem pelo site Minha Entrada, na secretaria do clube (de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, até às 12h), ou diretamente nas bilheteiras do estádio, a partir de duas horas antes do início da partida.

Cada torcedor poderá comprar até dois ingressos, mas será necessário fazer o cadastro de dois CPFs distintos no momento da compra. 

Por Enio Biz 20/10/2025 - 22:59 Atualizado em 20/10/2025 - 23:22

O volante Léo Naldi, do Criciúma, foi suspenso por dois jogos pelo STJD pela expulsão durante a partida contra o Operário, válida pela 20ª rodada da Série B. A decisão, unânime entre os auditores da Quinta Comissão Disciplinar, foi tomada nesta segunda-feira (20), em primeira instância, e ainda cabe recurso.

Com a decisão, como já cumpriu um jogo de suspensão, o volante terá que cumprir a segunda partida. Nesse momento, Léo Naldi está fora do jogo de domingo (19), contra o Goiás. 

O departamento jurídico do clube, no entanto, protocolou o recurso pedindo efeito suspensivo no fim da tarde.

Despacho deve sair até quinta-feira (23).

Denunciado no artigo 254 do CBJD (jogada violenta), o volante se defendeu virtualmente durante o julgamento.

"Tenho 24 jogos nesta Série B e apenas dois amarelos e dois vermelhos, contando com esse. Na carreira, são só três vermelhos", afirmou.

O Subprocurador-geral Ronald Siqueira sustentou a denúncia.

“A intenção não é o ponto central. A jogada foi imprudente e temerária, causando a saída do adversário da partida. Mantenho a denúncia no artigo 254, inciso II", afirma.

O advogado do Criciúma, Osvaldo Sestário, pediu pena mínima.

“Houve um pequeno escorregão que ocasionou o pisão. O atleta já cumpriu suspensão automática. Que se faça justiça e seja aplicada a pena mínima".

O relator Ramon Rocha destacou a gravidade, mesmo sem intenção clara.

“A ausência de intencionalidade não é suficiente para absolver ou reduzir a pena. A jogada retirou o atleta adversário da partida e houve reincidência. Aplico dois jogos de suspensão".

Os demais auditores acompanharam o voto, mantendo a suspensão de duas partidas para Léo Naldi.

Por Enio Biz 20/10/2025 - 10:32

Definida a arbitragem para o jogo entre Joinville e Criciúma. O confronto ocorre na terça-feira (21), às 20h, na Arena, pela partida de ida das quartas de final da Copa Santa Catarina.

Gustavo Ervino Bauermann apita o jogo.

Ele será auxiliado por Bruno Müller e Mauro Ricardo da Luz.

O quarto árbitro será Tainan Bordignon Somensi.

Por Enio Biz 18/10/2025 - 15:34 Atualizado em 18/10/2025 - 15:38

O Criciúma finalizou na manhã deste sábado (18) as atividades de campo antes do clássico diante do Avaí, marcado para domingo (19), às 16h, no Estádio da Ressacada, pela 33ª rodada da Série B do Brasileiro. Após o treino no CT Antenor Angeloni, a delegação embarcou no início da tarde rumo a Florianópolis.

Para o confronto, o técnico Eduardo Baptista terá um desfalque certo. O lateral-direito Marcinho está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e está fora do jogo. A tendência é que Jonathan Lemos assuma a função. Com isso, Lucas Dias pode reaparecer no time titular para a linha de três zagueiros.

No setor ofensivo, há possibilidade de mudança por opção do treinador: João Carlos pode ganhar vaga entre os titulares no lugar de Jean Carlos. 

O provável Criciúma para o clássico tem: Alisson; Lucas Dias, Rodrigo e Luciano Castán; Jonathan Lemos, Léo Naldi, Gui Lobo, Jonatha Robert e Felipinho; Diego Gonçalves e João Carlos.

Por Enio Biz 18/10/2025 - 11:30 Atualizado em 18/10/2025 - 11:34

A primeira parte da grande final do Campeonato Catarinense Feminino acontece neste sábado (18), com o embate entre Criciúma e Avaí/Kindermann no estádio Heriberto Hülse, em Criciúma. A bola rola às 15h (horário de Brasília), com entrada gratuita para o torcedor pelo portão 2.

As duas equipes chegam com campanhas expressivas à decisão. As Meninas Carvoeiras vem de uma semifinal dominante contra o Tunense, vencendo por 5 a 1 na ida e 6 a 1 na volta. Além disso, o time comandado por Bina Cassol teve 100% de aproveitamento na primeira fase, consolidando-se como um dos favoritos ao título.

Do outro lado, o Avaí/Kindermann chega com números ainda mais impressionantes. A equipe tem uma campanha perfeita até aqui: são oito vitórias em oito jogos, com um saldo de 50 gols. Na semifinal, superaram o Marcílio Dias com duas vitórias — 1 a 0 fora de casa e 3 a 0 em casa.

A data e o horário do jogo da volta ainda serão definidos pela Federação Catarinense de Futebol (FCF).

Por Enio Biz 17/10/2025 - 16:55

Se existe uma palavra que resume a trajetória de Jonathan Lemos no Criciúma em 2025, essa palavra é resiliência. O lateral-direito, que chegou a passar boa parte da temporada sem ser relacionado, virou peça fundamental na reta final da Série B. Em nova função e com direito a gol decisivo, Jonathan vive um momento de virada no clube.

“Minha trajetória no futebol se resume em duas palavrinhas: fé e resiliência. Quando elas andam juntas, você consegue passar pelos momentos difíceis. Quando a gente tem fé em Deus, a gente ganha ânimo e coragem para dar a volta por cima”, destacou o atleta em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (17).

Jonathan passou boa parte do ano sem atuar, com lesões e fora dos planos da comissão técnica. Na reta final da Série B, ele voltou a ganhar espaço.

“Desde a chegada do professor, ele já me utilizava nessa função nos treinos. Só que faltava algo em mim. Busquei diariamente isso, com dedicação e empenho, para entrar na filosofia dele. Quando a oportunidade chegou, procurei dar o meu melhor”, disse o defensor.

O gol marcado por Jonathan, contra o América/MG, foi carregado de significado.

“Me emocionei muito. Eu profetizei esse gol na oração antes da partida e Deus rapidamente me deu essa resposta. Não foi só por felicidade, mas por gratidão por tudo que vivi nesse ano”.

Essa não é a primeira vez que Jonathan vira “solução da casa” em momentos cruciais. 

“Você tem que estar preparado o ano todo, não só no começo ou no fim. É preciso estabilidade emocional, física e técnica. Em 2023 eu também entrei na reta final, na dobra com o Claudinho. E mais uma vez estou aqui para ajudar o clube.”

Aliás, ajudar é o que Jonathan tem feito de melhor ao longo da carreira. Com nove participações em Série B, ele já soma seis acessos. Um verdadeiro “amuleto”.

“Os acessos que vivi sempre foram com grupos muito unidos. Às vezes nem eram os mais qualificados tecnicamente, mas a união faz a diferença. Aqui no Criciúma não é diferente. É um grupo trabalhador, focado, e é isso que nos mantém vivos nessa reta final.”

Sobre o próximo desafio, o clássico contra o Avaí, Jonathan demonstra respeito, mas mantém o foco no que o Criciúma pode fazer.

“Sabemos das dificuldades, principalmente jogando lá. É uma equipe qualificada, mas cabe a nós fazer o nosso melhor para buscar o resultado positivo".

Jonathan também revelou que teve propostas para deixar o clube no início da temporada, mas optou por permanecer no Criciúma.

“Eu cheguei aqui por direção de Deus. Tenho uma história linda com esse clube e um carinho enorme por todos aqui. Mesmo com dificuldades, o amor e o respeito que eu criei pelo Criciúma me fizeram permanecer. É um clube que vou levar para a vida", finaliza.

Por Enio Biz 17/10/2025 - 14:42 Atualizado em 17/10/2025 - 14:44

O processo eleitoral do Criciúma está oficialmente aberto. O edital de convocação foi publicado na quinta-feira (16) no site do clube e também encaminhado aos conselheiros. A eleição definirá a próxima diretoria executiva do Tigre, que tomará posse em dezembro.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo, Lucas Farias, a publicação marca o início do período de inscrições.

“O edital foi publicado ontem, foi publicado no site do clube e encaminhado diretamente aos conselheiros. Esse edital dá um prazo de 10 dias úteis, que termina no dia 30 de outubro, para que os sócios patrimoniais interessados possam registrar as suas chapas”, explicou Lucas.

Cada chapa deve ser composta por presidente, primeiro vice-presidente e segundo vice-presidente, e para concorrer é necessário o apoio mínimo de 20 conselheiros.

“O sócio patrimonial que tem desejo de concorrer precisa da assinatura de pelo menos 20 conselheiros para registrar a chapa. Depois disso, a comissão eleitoral vai verificar se os candidatos cumprem todos os requisitos do estatuto — como estar em dia com o clube, ter no mínimo quatro anos ininterruptos como sócio patrimonial, além de atender à idade mínima exigida”, destacou o presidente.

Após o encerramento do prazo para inscrições, o próximo passo será a reunião ordinária do Conselho Deliberativo, marcada para o dia 26 de novembro.

“Essa reunião vai servir para a apresentação e aprovação das chapas. Mesmo que haja apenas uma chapa inscrita, ela precisa ser aprovada por maioria simples dentro do Conselho. Aprovada, ela já está eleita e tomará posse em dezembro”, explicou Lucas Farias.

Caso haja mais de uma chapa, o processo segue um rito diferente.

“Se tivermos duas chapas, cada uma precisa fazer pelo menos 30% dos votos para ser aprovada no Conselho. Se ambas alcançarem esse percentual, somos obrigados a convocar uma Assembleia Geral para que os sócios patrimoniais decidam o resultado final”, detalhou.

A Assembleia Geral, se necessária, será convocada com 15 dias de antecedência e deve ocorrer entre os dias 8 e 10 de dezembro.

“Agora, se uma das chapas fizer mais de 70% dos votos dentro do Conselho, a eleição se encerra ali mesmo, sem necessidade de ir à Assembleia”, acrescentou.

De acordo com Lucas Farias, uma chapa já está formada e deve ser inscrita nos próximos dias, embora ainda não haja sinalização de uma segunda candidatura.

Por Enio Biz 17/10/2025 - 11:52 Atualizado em 17/10/2025 - 12:01

O Criciúma informou na manhã desta sexta-feira (17) que o presidente Valter Minotto entrou em contato com o presidente do Avaí, Júlio César Heerdt, solicitando o aumento da capacidade destinada à torcida visitante no clássico deste domingo (19), em jogo válido pela 33ª rodada da Série B do Brasileiro.

Segundo o comunicado, o pedido era para ampliar em mais 500 lugares o espaço para os torcedores carvoeiros na Ressacada. No entanto, o Avaí informou que não haverá aumento da carga de ingressos além do que já foi disponibilizado inicialmente para a torcida do Tigre.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito