Por Enio Biz
11/07/2024 - 13:13 Atualizado em 11/07/2024 - 13:15
Com 40 pontos na vice-liderança do Campeonato Catarinense Sub-20, o Criciúma está classificado para a semifinal da competição e, consequentemente, já está garantido na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2025. O Tigre ainda tem dois jogos a fazer na primeira fase. A equipe está atrás do líder Barra, com 42 pontos, e a frente de Marcílio Dias, com 37 pontos, e Hercílio Luz, com 35 pontos ganhos. Esses quatro times estão com vaga carimbada na Copinha do ano que vem.
A equipe sub-20 do Criciúma volta a campo pela 10ª rodada do returno no sábado (13), contra o Nação, e no dia 16 de julho, pela nona rodada, contra o Inter de Lages. Ambos os jogos ocorrem no CT Antenor Angeloni. Na última rodada, o Tigre folga.
Já as equipes sub-15 e sub-17 do Criciúma voltam a campo no sábado (13) pela oitava rodada do returno. O adversário será o Avaí e os jogos acontecem no CT João Nilson Zunino, em Florianópolis. Na classificação, o sub-15 lidera o Campeonato Catarinense, com 39 pontos, enquanto o sub-17 também lidera, com 36 pontos ganhos.
O Criciúma está classificado para as semifinais nas duas categorias.
Por Enio Biz
11/07/2024 - 08:05 Atualizado em 11/07/2024 - 08:17
A janela de transferências abriu na quarta-feira (10). O Criciúma ainda não confirmou nenhuma contratação para a equipe profissional. Os reforços, por enquanto, chegaram apenas para as categorias de base.
O atacante Cássio Amorim, de 20 anos, chega do Avaí. Nessa temporada, jogador marcou três gols e deu uma assistência no Campeonato Catarinense Sub-20.
A base carvoeira se reforçou também na defesa. O zagueiro Daniel Nolasco, de 19 anos, chega do Goiás. Jogador era tido como promessa na base da equipe esmeraldina. O contrato de Nolasco iria até 2026, mas ele rompe o vínculo e vem reforçar a base do Tigre.
No Boletim Informativo Diário (BID) da CBF desta quarta-feira teve apenas uma publicação. O nome do goleiro Pedro Santos, de 19 anos, foi publicado. Ele assina o primeiro contrato profissional pelo Criciúma.
Por Enio Biz
10/07/2024 - 17:03 Atualizado em 10/07/2024 - 17:09
O técnico Cláudio Tencati definiu o Criciúma pra enfrentar o Fluminense nesta quinta-feira (11), às 20h, no Estádio Heriberto Hülse.
Sem Jonathan, na transição, Claudinho permanece na equipe. Na zaga, há chances de Wilker Ángel voltar ao time titular. Tobias Figueiredo, recuperado de uma lesão no adutor, também fica à disposição. Mas, a tendência é a volta de Ángel.
No meio-campo, Fellipe Mateus deve retornar ao time. E ainda tem uma dúvida entre Ronald e Newton.
No ataque, Bolasie deve permanecer entre os onze. Arthur Caíke e Eder brigam pela outra vaga.
O provável Criciúma pra encarar o Fluminense deve ter Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Wilker Ángel e Marcelo Hermes; Barreto, Ronald (Newton), Fellipe Mateus e Matheusinho; Bolasie e Arthur Caíke (Eder).
Criciúma e Fluminense se enfrentam na noite desta quinta-feira (11), às 20h, no Estádio Heriberto Hülse. O jogo é válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Tigre é o 14º colocado na competição, com 16 pontos, enquanto o time carioca é o lanterna, com apenas sete pontos ganhos.
Confira abaixo as últimas informações dos times:
CRICIÚMA
O técnico Cláudio Tencati, que completará 150 jogos sob o comando do Criciúma na partida contra o Fluminense, ganha opções para a defesa. Os zagueiros Wilker Ángel e Tobias Figueiredo treinaram normalmente com bola nesta terça-feira (9) e ficam à disposição. Ángel retorna após as disputas da Copa América com a Venezuela, enquanto Tobias Figueiredo está recuperado de lesão no adutor.
Por outro lado, Jonathan segue fora por, pelo menos, mais uma semana. Atleta está na transição após lesão na posterior da coxa direita. Felipe Vizeu não participou da atividade com bola e não deve ser relacionado para o jogo. Talvez, o atacante retorne contra o Corinthians, na próxima rodada.
Há chances de Fellipe Mateus voltar ao time. O meia, que também completa 150 jogos pelo clube contra o Flu, trabalhou com bola e pode retomar a titularidade. No ataque, Allano volta a ficar à disposição após cumprir suspensão no último jogo.
PROVÁVEL - CRICIÚMA: Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Wilker Ángel e Marcelo Hermes; Barreto, Ronald, Fellipe Mateus e Matheusinho; Bolasie e Arthur Caíke (Eder).
Último trabalho ocorre na tarde desta quarta-feira (10), às 15h, no Estádio Heriberto Hülse.
FLUMINENSE
Desfalque nos últimos seis jogos, Felipe Melo voltou a treinar nesta terça-feira com o restante do elenco. Jogador está recuperado de lesão na panturrilha. No entanto, o volante é dúvida para o jogo contra o Criciúma.
O atacante Germán Cano é ausência certa. O jogador está suspenso. O técnico Mano Menezes terá que quebrar a cabeça para montar o ataque tricolor. O setor que é o segundo pior do Campeonato Brasileiro marcando apenas 11 gols.
Diogo Barbosa e André voltam de suspensão. Na lateral-esqyerda, Marcelo é dúvida com dores musculares. Os recém-contratados, Thiago Silva e Nonato não poderão atuar nesta rodada.
PROVÁVEL - FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Antônio Carlos, Thiago Santos e Marcelo (Diogo Barbosa); Martinelli, André e Ganso; Marquinhos, Keno e John Kennedy.
O Fluminense embarca para Santa Catarina nesta quarta-feira. Último treino ocorre pela manhã, às 10h30, no CT Carlos Castilho.
Jogadores e comissão técnica seguem quebrando recordes e colecionando marcas históricas. No futebol atual, raros são aqueles que ficam mais de uma temporada no mesmo clube.
Do atual elenco do Criciúma, seis jogadores já completaram mais de 100 jogos pelo clube. São eles: Barreto (187), Gustavo (164), Rodrigo (158), Fellipe Mateus (149), Claudinho (132) e Marcelo Hermes (123).
Além deles, o técnico Cláudio Tencati e o auxiliar Aléssio Antunes também estão fazendo história. Os dois chegaram ao clube em outubro de 2021.
De lá pra cá, são 149 jogos, 67 vitórias, 45 empates e 37 derrotas. Cláudio Tencati é o terceiro com mais jogos comandando o Criciúma na história. Fica atrás de Luiz Gonzaga Milioli, com 232 jogos, e Lori Sandri, com 171 jogos.
Em 2021, foram cinco jogos, duas vitórias, dois empates e uma derrota. Veio o acesso para a Série B do Brasileiro.
Em 2022, foram 54 jogos, 24 vitórias, 18 empates e 12 derrotas. Nesse ano, o time subiu para a Série A do Campeonato Catarinense e permaneceu na Série B do Brasileiro.
Em 2023, foram 56 jogos, 26 vitórias, 16 empates e 14 derrotas. Nessa temporada, o clube conquistou o título estadual e o acesso para a Série A do Brasileiro.
Em 2024, são 34 jogos, 15 vitórias, nove empates e 10 derrotas. No primeiro semestre, a equipe conquistou o bicampeonato estadual.
Cláudio Tencati e o auxiliar Aléssio Antunes vão conceder entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (10), às 14h30, na sala de imprensa Clésio Búrigo, no Estádio Heriberto Hülse.
Por Enio Biz
10/07/2024 - 07:24 Atualizado em 10/07/2024 - 07:34
Wilker Ángel está de volta. O zagueiro se apresentou ontem para a comissão técnica e trabalhou normalmente com bola no treinamento coletivo ontem à tarde, no CT. Ángel participou de toda a atividade e as chances dele ser titular amanhã, contra o Fluminense, são grandes.
Quem também voltou a trabalhar com bola foi o também zagueiro Tobias Figueiredo. Jogador está recuperado da lesão no adutor da coxa esquerda. Tencati ganha dois reforços para a zaga.
Já Felipe Vizeu e Jonathan fizeram trabalhos separados e não devem ser relacionados pra amanhã. O Jonathan é certo. O lateral-direito deve deve ficar fora por mais uma semana. E o Felipe Vizeu deve voltar, talvez, contra o Corinthians na terça-feira que vem.
Falando em Felipe Vizeu! Santos de olho no atacante. Criciúma não quer liberar o jogador, mas se o Santos quiser contratá-lo vai ter que pagar a multa, que é de R$ 30 milhões. A informação foi revelada pelo presidente do clube, Vilmar Guedes, ao jornalista Thiago Fernandes, do Portal Goal.com. Leia aqui
Com foco no Fluminense, jogadores voltam ao trabalho na tarde desta quarta-feira (10), às 15h, no Estádio Heriberto Hülse.
A comissão técnica ganha opção também no ataque. Allano cumpriu suspensão contra o Vitória e volta a ficar à disposição.
Antes, às 14h30, Cláudio Tencati e Aléssio Antunes vão conceder entrevista coletiva. É que a dupla completa amanhã 150 jogos sob o comando do Criciúma.
Quem também completa 150 jogos pelo tricolor é o meia Fellipe Mateus. O meia pode voltar a titularidade na partida de amanhã.
Não tenho medo algum de errar. O meia Fellipe Mateus já é ídolo no Criciúma. Os números justificam o reconhecimento. O jogador chegou ao clube em maio de 2021 para as disputas da Série C. Três anos depois, ajudou a equipe chegar a Série A do Brasileiro, a retomar a hegemonia do futebol catarinense e com números impressionantes.
Na quinta-feira (11), contra o Fluminense, Fellipe Mateus chegará a marca de 150 jogos pelo tricolor. São 17 gols marcados e 20 assistências.
Em 2021, começou tímido. Foram 22 jogos e três gols marcados. Um dos gols naquele ano foi exatamente contra o Fluminense, pela Copa do Brasil, na vitória do Tigre por 2 a 1.
Em 2022, foram 44 jogos, apenas um gol e seis assistências.
O ano de 2023 foi o melhor. Fellipe Mateus esteve em campo em 54 jogos, marcando oito gols e dando 10 assistências. Na Série B, foi o líder de assistências.
Neste ano, FM fez 29 jogos, cinco gols e quatro assistências.
Por Enio Biz
09/07/2024 - 11:16 Atualizado em 09/07/2024 - 11:30
O Criciúma acertou a contratação do zagueiro Daniel Nolasco, de 19 anos, que estava no Goiás. Jogador era considerado uma promessa da base esmeraldina. Informação foi apurada pela repórter da Rádio Som Maior, Kamille Rosso.
Nolasco estava em seu último ano de sub-20. O zagueiro deixa o Goiás antes do término do seu contrato que iria até 2026.
O time goiano segue com 50% do percentual para uma futura venda.
Criciúma e Fluminense se enfrentam nesta quinta-feira (11), às 20h, no Estádio Heriberto Hülse. O jogo é válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Tigre é o 14º colocado na competição, com 16 pontos, enquanto o time carioca é o lanterna, com apenas sete pontos ganhos.
Confira abaixo as últimas informações dos times:
CRICIÚMA
Jogadores do Criciúma se reapresentam na tarde desta terça-feira (9), às 15h, no CT Antenor Angeloni. O técnico Cláudio Tencati poderá ter a volta do zagueiro Wilker Ángel. Após a eliminação da Venezuela na Copa América, o jogador deve se apresentar ao Tigre nesta tarde. Comissão técnica ainda vai definir se ele retomará ou não a titularidade contra o Fluminense. Outro jogador que volta a ficar à disposição é o atacante Allano, que volta após cumprir suspensão.
O zagueiro Tobias Figueiredo pode ficar à disposição após lesão no adutor da coxa esquerda. Já o lateral-direito Jonathan, com lesão na posterior da coxa direita, deve continuar fora.
O atacante Felipe Vizeu, que desperta interesse do Santos, pode voltar a ser relacionado no jogo de quinta. Essa é a expectativa da comissão técnica.
O técnico Mano Menezes comemora a volta de dois jogadores: André e Diogo Barbosa. Ambos cumpriram suspensão na última rodada. Já o lateral-esquerdo Marcelo continua sendo dúvida. Jogador ainda sente dores musculares. Ausência certa é do atacante Germán Cano, suspenso. Ao todo, sete jogadores estão entregues ao departamento médico: Terans, Lelê, Lima, Felipe Melo, Manoel, Calegari e Isaac. Os recém-contratados, Thiago Silva e Nonato, só poderão entrar em campo a partir da 17ª rodada. A dupla está fora da partida contra o Criciúma.
Arbitragem para Criciúma e Fluminense já definida. O árbitro FIFA, Anderson Daronco (RS) apita o jogo. Ele será auxiliado por Fabrício Vilarinho da Silva (GO), também FIFA, e Tiago Augusto Kappes Diel (RS). O árbitro de vídeo será Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE).
Às vésperas do retorno ao time, após lesão muscular, o atacante Felipe Vizeu vê seu nome sendo ligado ao Santos em uma possível transferência. O Peixe já teria feito uma sondagem pelo jogador. A informação é do jornalista Lucas Costa, da Rádio Metropolitana Litoral.
Na temporada pelo Criciúma, Felipe Vizeu tem 22 jogos, com cinco gols marcados e uma assistência.
O Santos, no entanto, terá que resolver um problema antes de começar a trazer reforços. O time da Vila Belmiro está impedido de contratar. A FIFA impôs um transfer ban. Com isso, a direção santista não poderá se reforçar pelas próximas três janelas de transferências a partir do dia 10 de julho.
A direção do clube paulista teria informado que a pendência já teria sido resolvida. É questão de tempo para que o Santos seja liberado a buscar reforços.
Enquanto isso, o atacante Felipe Vizeu segue na transição e está muito próximo de ficar à disposição do técnico Cláudio Tencati.
A delegação do Criciúma chegou na cidade no fim da noite desta segunda-feira (8), por volta das 22h. O Tigre vem de derrota no Campeonato Brasileiro. Perdeu para o Vitória por 2 a 1, na noite do último domingo (7). Com 16 pontos, o tricolor ocupa a 14ª posição na tabela de classificação.
A reapresentação dos jogadores está marcada a tarde desta terça-feira (9), às 15h, no CT Antenor Angeloni. O foco é o Fluminense.
A expectativa é para a chegada do zagueiro Wilker Ángel. Jogador deve se reapresentar nesta tarde com os demais jogadores do elenco, após a eliminação da Venezuela da Copa América. Jogador pode retomar a titularidade no próximo jogo.
Quem deve voltar ao time titular é Fellipe Mateus. O próprio técnico Cláudio Tencati admitiu essa possibilidade. O treinador acenou com a possibilidade de Fellipe Mateus e Matheusinho atuarem juntos. Há uma grande chance também da dobra pela esquerda, com Trauco e Marcelo Hermes, ser desfeita na quinta-feira.
O atacante Allano, cumpriu suspensão na última rodada, e volta a ficar à disposição.
Tobias Figueiredo e Jonathan, lesionados, devem permanecer de fora.
Criciúma e Fluminense se enfrentam na quinta-feira (11), às 20h, no Estádio Heriberto Hülse, em jogo válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A equipe sub-20 do Criciúma perdeu para o Brusque por 3 a 1 na última sexta-feira (5). O confronto foi realizado no CT Rolf Erbe, em Brusque, e foi válido pela oitava rodada do returno do Campeonato Catarinense. Com o resultado, o Tigre permanece líder do Estadual, com 40 pontos ganhos. Na próxima rodada, o tricolor encara o Inter de Lages na quarta-feira (10), às 15h, no CT Antenor Angeloni.
Jás as equipes sub-15 e sub-17 venceram o Barra neste domingo (7), no CT Antenor Angeloni. Em partidas válidas pela sétima rodada do returno do Estadual, o sub-15 fez 1 a 0, enquanto o sub-17 venceu por 4 a 2. Na classificação, o Tigre lidera nas duas categorias. O sub-15 tem 39 pontos e o sub-17 soma 36. Na próxima rodada, o Criciúma terá pela frente o Avaí, no CT João Nilson Zunino, em Florianópolis.
Por Enio Biz
08/07/2024 - 15:52 Atualizado em 08/07/2024 - 15:52
A janela de transferências vai abrir na quarta-feira (10). O Criciúma está de olho no mercado. De acordo com as informações, direção vai em busca de lateral-direito, volante, atacante de lado e centroavante.
Um dos alvos pode ser o atacante Diego Herazo, do San Lorenzo. Na temporada, o jogador marcou apenas um gol, de cabeça, contra o Tigre no Gasômetro Nuevo.
Ele não vem sendo aproveitado pelo técnico Leandro Romagnoli.
O fato facilitaria uma negociação do atacante com a equipe carvoeira.
Segundo informações publicadas pelo portal El Crack Deportivo, Diego Herazo seria cedido por empréstimo sem custo algum para o Criciúma.
Criciúma e Fluminense se enfrentam nesta quinta-feira (11), às 20h, no Estádio Heriberto Hülse. O jogo é válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Tigre é o 14º colocado na competição, com 16 pontos, enquanto o time carioca é o lanterna, com apenas sete pontos ganhos.
Confira abaixo as últimas informações dos times:
CRICIÚMA
O Criciúma vem de derrota para o Vitória por 2 a 1, em Salvador. Para o jogo contra o Fluminense, o técnico Cláudio Tencati terá a volta do atacante Allano, que volta após cumprir suspensão. O treinador não perde ninguém por suspensão. Quem pode estar de volta ao time é o zagueiro Wilker Ángel. Com a eliminação da Venezuela na Copa América, o defensor deve se apresentar ao Criciúma nessa semana e tem chances de retomar a titularidade. Outro que pode voltar a ser relacionado é o atacante Felipe Vizeu. Jogador já está na transição após lesão na posterior da coxa.
O zagueiro Tobias Figueiredo é dúvida e o lateral-direito Jonathan, com lesão muscular, permanece entregue ao departamento médico.
FLUMINENSE
O Fluminense vem de derrota para o Fortaleza por 1 a 0, jogando fora de casa. Para enfrentar o Criciúma, o técnico Mano Menezes não poderá contar com o atacante Cano, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Em contrapartida, André e Diogo Barbosa retornam após cumprirem suspensão. O zagueiro Thiago Silva não deverá reestrear na equipe carioca. Como a rodada começa na quarta-feira (10), data de abertura da janela de transferências, a CBF determinou que nenhum clube possa se aproveitar das datas, alegando falta de isonomia. O lateral-esquerdo Marcelo, com dores musculares, é dúvida para o jogo.
Terans, Lelê, Lima, Felipe Melo, Manoel, Calegari e Isaac estão fora. Todos entregues ao departamento médico. Arias está servindo a seleção da Colômbia na Copa América e também desfalca o Fluminense.
Sair atrás do placar vem sendo comum para o Criciúma na Série A do Campeonato Brasileiro. Dos 13 jogos que a equipe fez até aqui, o time saiu perdendo em sete.
Dos jogos que saiu atrás no placar, os jogadores conseguiram reagir nos empates com Atlético/MG (1 a 1) e Internacional (1 a 1), e na virada diante do Atlético/GO (2 a 1).
Em quatro oportunidades, o Criciúma saiu atrás do placar e não conseguiu reverter a desvantagem: Palmeiras (1x2), Cuiabá (2x5), São Paulo (1x2) e Vitória (1x2).
Em três jogos, o tricolor saiu na frente, mas permitiu a reação do adversário: Juventude (1x1), Athletico/PR (1x3) e Bahia (2x2).
E em outras três partidas, o Tigre saiu na frente e conseguiu vencer: Vasco (4x0), Botafogo (2x1) e Cruzeiro (1x0).
Por Enio Biz
08/07/2024 - 10:33 Atualizado em 08/07/2024 - 13:26
O Criciúma perdeu para o Vitória por 2 a 1 na noite deste domingo (7), em Salvador. Com o resultado, o clube estaciona nos 16 pontos, cai duas posições e termina a 15ª rodada na 14ª posição. Matheusinho foi quem marcou o gol do Tigre. Ele chega a quatro gols e é o artilheiro da equipe no Campeonato Brasileiro.
O próximo jogo será quinta-feira (11), às 20h, contra o Fluminense, no Estádio Heriberto Hülse. O time carioca, nesse momento, é o lanterna da Série A, com apenas sete pontos.
Pra esse jogo, o técnico Cláudio Tencati não perde ninguém por suspensão e ainda ganhará reforços.
O atacante Allano, cumpriu suspensão ontem, e volta a ficar à disposição. Outros dois reforços devem aparecer: Wilker Ángel e Felipe Vizeu.
O zagueiro vai se apresentar essa semana, após eliminação da Venezuela na Copa América, e pode voltar ao time. Comissão técnica vai ponderar algumas situações, como por exemplo, como o jogador está fisicamente e o ritmo de jogo, já que ele não vinha jogando na Copa América.
Tobias Figueiredo pode voltar a ficar à disposição, segundo o próprio treinador em entrevista coletiva após a derrota para o Vitória.
O segundo reforço pode ser Felipe Vizeu. O atacante está na transição e será avaliado nesses próximos dias pra ver se tem condições de ser relacionado ou não.
Jonathan, com lesão na posterior da coxa direita, deve ficar fora por mais duas semanas.
Delegação chega no fim da noite
Delegação do Criciúma deixa Salvador por volta das 12h desta segunda-feira (8) com destino a Florianópolis. A previsão de chegada no Sul do Estado é para às 22h. Com foco total no Fluminense, a reapresentação está marcada para a tarde desta terça-feira (9), por volta das 15h, no CT Antenor Angeloni.
Criciúma e Fluminense se enfrentam na quinta-feira (11), às 20h, no Estádio Heriberto Hülse, em jogo válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Por Enio Biz
08/07/2024 - 07:44 Atualizado em 08/07/2024 - 08:02
Após a eliminação da Venezuela na Copa América, o zagueiro Wilker Ángel estará de volta ao Criciúma a partir dessa semana. O jogador deve se apresentar nesta terça-feira (9) junto com o elenco.
Titular absoluto antes da convocação, Ángel pode voltar ao time na partida contra o Fluminense, na quinta-feira (11).
Antes, porém, o técnico Cláudio Tencati e a comissão técnica vão fazer algumas ponderações antes de tomar uma decisão sobre a volta ou não de Wilker a titularidade.
"Ele está retornando e teve uma minutagem um pouco baixa na seleção. Não foi titular absoluto. Temos que medir e ponderar isso com ele. Acredito que ele já esteja chegando em Criciúma e deve se apresentar junto com o elenco. Com certeza, ele era aquela referência como titular, uma das pessoas importantes do elenco, mas vamos ponderar a respeito deste time. Vamos fazer uma avaliação com ele pra tomar as decisões para o jogo contra o Fluminense", explica o treinador.