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Sua empresa sorri??

Um sorriso não garante um excelente atendimento, mas um excelente atendimento quase sempre começa com um sorriso.
Por Claiton Pacheco Galdino 12/02/2019 - 09:00

Um sorriso não garante um excelente atendimento, mas um excelente atendimento quase sempre começa com um sorriso.

À medida que a situação aperta, muitas empresas querem dar foco no atendimento ao cliente. Muitas gastam milhões de reais desenvolvendo práticas de atendimento ao cliente que incluem treinamento de funcionários e engajamento corporativo, porque entendem que o atendimento ao cliente deve ser excelente.

O que muitas vezes falta é um sorriso, um elemento-chave do atendimento ao cliente e das interações comerciais.

Atendimento a clientes é ciência e arte.

A ciência nos leva a busca das melhores práticas para nos ajudar a projetar, treinar,executar, enfim, entregar o melhor atendimento.

Agora e a arte? Uma vez que atendimento depende fortemente do elemento humano contratar pessoas que gostem de sorrir é básico.



Aqui estão quatro razões pelas quais um excelente atendimento a clientes deve começar com um sorriso:

1. Um sorriso é mais que uma expressão

Sorrir não é apenas algo que seu rosto faz. Comunica seu estado de espírito. Um sorriso, ou a sensação de um sorriso para quem atende os clientes por telefone, pode ser a parte mais significativa de uma transação comercial. No varejo, isso irá influenciar a percepção sobre a marca e a satisfação dos clientes .

Ira melhorar a abertura dos clientes para ouvir mais sobre um produto, facilitará a troca de conhecimento e a oferta de outras soluções.

À medida que a Internet assume grande participação de mercado sorrir como um estado de espírito é mais importante do que nunca para empresas tradicionais.

2. Um sorriso fala muito sobre a cultura da empresa

Sorrir é tanto um reflexo de uma organização quanto uma validação da promessa da organização.
Ele ajuda a formar a primeira impressão do cliente, uma indicação de uma promessa de oferecer um produto ou serviço de excelência. Ele desempenha um papel em tudo o que fazemos, em todas as transações que tocamos, em nosso relacionamento com todos os clientes que ajudamos.
Ele começa antes da primeira interação com nossos clientes e, certamente, não termina quando a transação é concluída.

3. Um sorriso é uma atitude

Sorrir conta nossa história além das primeiras impressões. É um toque pessoal que amplia nossa promessa de atendimento ao cliente e reflete nossa paixão.
Sorrir diz que queremos estar aqui servindo nossos clientes e amigos. Diz que estamos prontos e dispostos a ir além.
E sorrimos mesmo quando não estamos cara a cara com clientes ou clientes.
Nosso tom de voz ao telefone e estilo de nossa correspondência comunicam um sorriso virtual - ou a falta dele.

Não podemos controlar tudo o que acontece durante as interações com os clientes, mas sempre controlamos a atitude que transmitimos, como amabilidade, energia e entusiasmo, bem como o compromisso de satisfazer os desejos ou necessidades do cliente.
Mesmo que um sorriso não possa resolver todos os problemas, em muitos casos, nossa atitude pode triunfar sobre muitas complicações que podem ocorrer durante a transação e nosso sorriso pode se tornar uma vantagem competitiva .

4. Mais importante: um sorriso é um convite

Sorrir define um tom e convida sutilmente a entrar.
Estabelece um relacionamento e inicia a confiança, a base de todo relacionamento comercial. Este último ponto é mais relevante do que nunca, à medida que nos esforçamos para manter esse fator humano em nossa cultura viciada em smartphones.
Os avanços tecnológicos, a globalização e os novos modelos de negócios nos levam a dar cada dia mais importância ao contato humano.

Resumindo: se a transação é business-to-business (B2B) ou business-to-consumer (B2C), um sorriso é componente sem erro. Omitir sorrisos da equação deixa de fora o ingrediente crucial em qualquer interação comercial, a nossa humanidade.

E mais, quando nos esquecemos de sorrir acabamos esquecendo como sorrir.

Então sorria. Te garanto não tira pedaço.
Até a próxima.

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