Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Painel, retrovisor e farol

Pare de fazer na gestão dos seus negócios o que você nunca faria na direção do seu carro.
Claiton Pacheco Galdino
Por Claiton Pacheco Galdino 22/01/2019 - 09:00

Você sabe dirigir um carro?

Se sua resposta for sim e já faz isso há algum tempo, provavelmente você já dirige quase por instinto.

Entretanto, se você é um bom motorista, cuidadoso e esperto, certamente fica o tempo todo olhando um painel, o retrovisor e ajustando os faróis para alto e baixo quando necessário.

E aqui começa a nossa analogia entre dirigir um carro e gerenciar um negócio.

Boa parte dos empresários hoje gerencia seus negócios todos os dias sem olhar o painel, sem olhar no retrovisor e sem nunca ligar ou ajustar os faróis.

Quando a gente pensa na direção de um carro parece absurdo imaginar que alguém conseguiria guiar com segurança sem fazer isso, mas na gestão do negócio a gente faz todos os dias.

E o que são estes equipamentos do carro no seu negócio?

É ter um bom dashboard com os indicadores que importam e que farão o seu negócio crescer.
Aonde você poderá acompanhar o desempenho do seu negócio e tomar decisões para acelerar, frear, virar a direita ou esquerda. Saber que há um carro querendo lhe ultrapassar ou que há uma curva fechada a frente, enfim ajustar rumos.

É fundamental ter um bom dashboard para acompanhar faturamento, lucratividade, satisfação de clientes e colaboradores assim como você acompanha o nível de combustível,  do óleo, rotação do motor, etc.

É olhar no retrovisor usando pesquisas para entender como suas ações e decisões têm afetado suas relações com seus clientes, colaboradores e fornecedores.

É usar os faróis como itens de segurança estratégica.
Mantendo eles em farol baixo sempre para olhar os detalhes do curto prazo, as coisas estão acontecendo no dia a dia do seu negócio.

Mas a todo momento levantar o farol para olhar detalhes do futuro da estrada com os seus clientes fornecedores e colaboradores.
Usar o farol alto com um pensamento de startup para validar ideias e melhorar projetos antes mesmo de tomar decisões de rumo e colocá-los em prática.

Pare de fazer na gestão dos seus negócios o que você nunca faria na direção do seu carro.

Você e seu negócio irão melhorar muito.
 

4oito

Deixe seu comentário