Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

OKR, Você devia conhecer o que isso significa

Um sistema simples e objetivo que o Google usa para definir e acompanhar sua metas.
Claiton Pacheco Galdino
Por Claiton Pacheco Galdino 09/10/2018 - 09:00Atualizado em 09/10/2018 - 09:16

Quando o Google tinha menos de um ano, John Doerr, um de seus investidores, fez uma apresentação solicitando à empresa o uso de um sistema organizacional chamado Objetivos e Principais Resultados, ou OKR`s.

O sistema OKR veio da Intel. O Google aceitou o OKRs imediatamente e vem usando-o desde então.Os OKR´s são uma maneira simples de criar estrutura para empresas, equipes e indivíduos. Mesmo que sua empresa não use OKRs, eles podem ser úteis em sua vida pessoal ou no trabalho.

Veja como eles funcionam.

Primeiro, você configura um Objetivo. Em seguida, você configura um número de "Principais Resultados" quantificáveis ​​que o ajudarão a atingir seu objetivo.

Seus objetivos devem ser definitivos e mensuráveis. Não diga, por exemplo, que quero tornar meu site mais bonito, diga que você queira tornar seu website 30% mais rápido ou você quer aumentar o engajamento em 15%.


Estabelece objetivos para cada trimestre.

O Google faz os OKR´s anualmente e trimestralmente. O OKR anual é uma grande ideia de guarda-chuva para o ano, e não é definitivo, pode evoluir à medida que o ano evolui. Os OKR´s trimestrais não mudam.

O Google tem OKRs em nível de empresa, em nível de equipe, em nível gerencial e pessoal. Todos trabalham juntos para manter a empresa no caminho certo.

No Google os funcionários devem ter de 4 a 6 OKRs por trimestre. 


No final do trimestre, você classifica seus principais resultados. O Google tem uma escala de 0 a 100%. O objetivo não é obter um 100% em cada resultado chave, o que se busca é o desafio, chegar a 60% ou 70% já está bom. Se você obtiver um 100% é porque criou um resultado chave muito fácil.  Se você ficar abaixo de 40%, então você precisa dar uma boa olhada no que está fazendo errado.

No Google, todos os OKR´s são públicos desde o CEO para baixo, você pode procurar os OKR´s de seus colegas de trabalho no diretório de funcionários. Não apenas se vê seus OKR´s, mas também vê suas pontuações ao longo dos anos em seus OKRs.

Isso pode parecer intimidador, mas ajuda os Googlers a entenderem o que todos estão trabalhando.

Os OKRs não são usados ​​pelo gerenciamento para determinar promoções. Mas eles podem ser usados ​​pelos funcionários para ficar de olho no que eles realizaram. 

Pode parecer bastante simples e direto, mas é exatamente isso que se deseja. Cada um tem uma pequena lista de itens para trabalhar a cada trimestre e isso ajuda a se concentrar em fazer o seu trabalho.

Se quiser enteder de OKR´s de uma googlada, tem muito conteúdo sobre.

Até o proximo post.

Tags: OKR gestão Metas

4oito

Deixe seu comentário