Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

O Copycat e inovação no seu negócio?

Se copiar faz parte do nosso processo de aprendizado, então por que não copiar um modelo que já é lucrativo e vencedor para ter sucesso no seu negócio.
Claiton Pacheco Galdino
Por Claiton Pacheco Galdino 06/08/2019 - 09:00Atualizado em 06/08/2019 - 09:24

 

Desde a infância todos nós aprendemos com imitações.

Todo ser humano aprende com seus pais com seus amigos com a sociedade, de uma forma geral se não copiassemos não aprenderíamos coisas como, linguagem, expressão corporal, estilo de vida e etiqueta, por exemplo.

Se copiar faz parte do nosso processo de aprendizado, então por que não copiar um modelo que já é lucrativo e vencedor para ter sucesso no seu negócio.

Você pode usar o Copycat como estratégia para desenvolver ou melhorar o seu modelo de negócio. Para ter sucesso não é necessário reinventar a roda.

Os empreendedores que usam copycat podem ter sucesso porque replicam modelos de negócios que já são vencedores em outros mercados ou países.

Com o copycat é mais fácil começar, pois exige menos esforços e há uma necessidade  menor de  ter que lutar com tentativas e erros. As chances de falhar no começo também são menores.
Usar o Copycat como estratégia de criação de um negócio pode ser muito bom mas isso não significa que ela servirá para sempre. Obviamente você vai precisar a partir desse início criar diferenciais em relação aos negócios que já existem para poder se destacar no mercado. O copycat, não é por si só, a garantia de sucesso de um negócio. Ele pode ser um bom começo, mas não é o que vai garantir que o negócio vai ter sucesso eternamente.

Caso você decida usar o Copycat como estratégia para o seu modelo de negócios vou dar aqui umas dicas de como começar:

  1. Encontre um tipo de negócios ou segmento que faça sentido para você e que você tenha aptidão para tocar;
  2. Dentro desse segmento encontre o líder, aquele que melhor atua. Com ele aprenda sobre os seus produtos sobre suas estratégias. Que tipo de promoções que faz, como se comporta, como se relaciona com seus clientes, como se relaciona nas redes sociais e quais estratégias ele coloca em prática no dia a dia;
  3. Não faça isso somente antes de começar o seu negócio. Mantenha o monitoramento constante da empresa líder. Fique acompanhando o seu negócio, verifique seu progresso e veja para onde que ele está indo. Acompanhe continuamente;
  4. Faça uma lista do que deseja melhorar em seu negócio em relação ao modelo de negócio do líder do seu segmento;
  5. O copycat tem limites. Tome cuidado com aspectos legais  e não faça nada que seja ilegal ou antiético;

Em linhas gerais um Copycat pode ser um bom começo, é uma forma de entregar o modelo de negócios vencedor em outro mercado e colocar no em prática dentro do seu mercado.

Leia e estude mais sobre o assunto para se aprofundar.

Até a próxima.

4oito

Deixe seu comentário