Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

CAC - Custo de aquisição de clientes

O Custo de Aquisição do Cliente, como o nome sugere, é o custo de adquirir um novo cliente. Você conhece o seu?
Claiton Pacheco Galdino
Por Claiton Pacheco Galdino 19/02/2019 - 09:00

Quer sua empresa tenha muito tempo ou seja uma startup ela precisa adquirir clientes. Por isso, é tão importante entender o quanto você está gastando para converter cada lead em um cliente.
Se você não sabe o quanto está realmente gastando na aquisição de um cliente, pode acabar gastando muito dinheiro em canais que não valem a pena investir seus recursos.

O Custo de Aquisição do Cliente, como o nome sugere, é o custo de adquirir um novo cliente. Dependendo do seu negócio, um cliente pode significar coisas diferentes. Por exemplo, se você tem um software, o custo para obter um novo usuário na plataforma é o seu CAC. Se você tem uma loja, o custo para adquirir um novo cliente comprando pela primeira vez  é o seu CAC.

Uma das maiores razões pelas quais muitas empresas falham, especialmente as startups, é porque seu CAC é muito alto. Para que qualquer empresa seja lucrativa, é muito importante certificar-se de que o CAC é significativamente menor do que o valor da vida de um cliente( Lifetime Value)

Conhecer seu CAC também é importante ao analisar seu retorno sobre investimento (ROI) de marketing e aprender mais sobre canais que convertem melhor. Se você puder descobrir quais canais têm CACs mais baixos, você pode facilmente aumentar suas margens de lucro.

O Custo de Aquisição de Clientes é o custo total de aquisição de um cliente. A maneira mais simples de calcular seu CAC é adicionando todos os seus custos gastos na aquisição de novos clientes pelo número total de clientes que você adquiriu por meio desses esforços de marketing.

(GASTOS TOTAIS) / NÚMERO DE CLIENTES ADQUIRIDOS

É altamente recomendável calcular e conhecer seu CAC para cada canal que você está usando para adquirir clientes. Se você souber quais canais levam os clientes com um CAC mais baixo, você pode começar a alocar mais orçamento a esses canais para reduzir seu CAC geral. Dessa forma, você pode obter mais clientes, especialmente se estiver trabalhando com um orçamento pequeno.

Ao calcular o CAC por canal, sugiro ter uma planilha que forneça uma visão clara de todos os seus canais e seus gastos, bem como cálculos para seus gastos gerais e CAC. Dessa forma, você pode ter visibilidade clara sobre quais canais estão levando os clientes a um custo menor.

Independente de quais são os os canais que você usa para atrair e conquistar clientes, conhecer o custo de cada um deles e quantos clientes, de fato, atrairam vai ajudar você a desenhar melhores estratégias para atrair mais clientes a um custo menor.

Presta atenção e calculista métrica ela vai ajudar a tomar melhores decisões que irão reduzir os custos na sua empresa e melhorar os resultados, atraindo mais e melhores clientes.

Até a próxima

4oito

Deixe seu comentário