Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Mangia che ti fa bene

Por Benito Gorini 14/04/2022 - 07:30 Atualizado em 14/04/2022 - 11:06

O sentido do gosto nos proporciona experiências fascinantes, sendo fonte de enorme prazer mas também de grandes dissabores (com o perdão do trocadilho), como as graves implicações físicas e psíquicas da gula, um dos pecados capitais. 

Os brasileiros viajando pela Europa costumam reclamar das opções gastronômicas, bem diferentes das nossas. A Itália é uma exceção. Come-se bem, a preços mais acessíveis que os demais países. Os italianos, exagerados nos gestos e na comida, gozam certamente de um metabolismo especial, que os permite digerir a enorme quantidade de tortellini, fettuccini, spaghetti, canelloni, ravioli e lasagna que comem... Ah, não podemos esquecer da pizza. E o vinho, é claro. E para arrematar, um bom tiramisù. Isso depois de ter degustado um antepasto de carciofi, oliva, prosciutto e parmigiano. Mamma mia! Em um restaurante da Scalinata di Spagna, em Roma, tivemos a ousadia de desfrutar de tamanha orgia gastronômica (passamos os dois dias seguintes à base de panini e água mineral).   

Carciofi alla Romana, alcachofras com sal, alho, salsinha,
limão, vinho branco e azeite de oliva, tradicional prato de Roma

Se deliciar com um Bacalhau à Sobral, acompanhado de um excelente vinho do Alentejo e um show de fado? Experimentamos a Parreirinha da Alfama, tradicional tasca do famoso bairro lisboeta. Tinhamos subido de elétrico - como é chamado o bonde - a íngreme colina que passa pela Mouraria e conduz ao Castelo de São Jorge, com excepcional vista de Lisboa. Descemos por estreitas e sinuosas ruelas até o restaurante, bem próximo ao Tejo. Atualmente, a qualidade do “Parreirinha” tem deixado a desejar principalmente depois da morte da cantora Tina Santos, que animava a noite com seus belos fados.

Tudo Isto É Fado, com a grande Amália Rodrigues

Jantar no Hofbrauhaus é um dos melhores programas em toda a Europa. Todo o dia, centenas de turistas e locais saboreiam as suas excelentes bratwurst, wienerwurst, sauerkraut, kartoffel e demais pratos da culinária alemã, acompanhados por diversos tipos de chope em canecas de um litro. A centenária cervejaria de Munique, que já abrigou reuniões de Hitler com seus partidários nazistas, encontra-se sempre repleta de um público alegre e barulhento, animado pelas bandinhas em trajes típicos da Baviera, semelhante ao ambiente da Oktoberfest de Blumenau. Aliás, a última vez que lá estivemos comemorava-se o última dia da Oktoberfest original, surgida em 1810, por ocasião do casamento do príncipe Ludwig - futuro rei Ludwig I - com a princesa Teresa.

O ambiente caótico e barulhento da Hofbrauhaus

Os franceses são orgulhosos da variedade e excepcional qualidade de sua gastronomia. No restaurante "Nos Ancêtres les Gaulois", na Ile de St Louis, come-se como um italiano, quantidades pantagruélicas de salada in natura, carnes, queijos, embutidos, sobremesas e vinho, servido diretamente de um grande barril. O ambiente, barulhento e festivo, o local, uma cave medieval, o serviço, anárquico e divertido, e a localização, num dos locais mais nobres de Paris, tornam a experiência única. Sem dúvida, uma opção diferente na noite da Cidade Luz. 

O restaurante "Au Pied de Cochon", aberto 24 horas por dia, é famoso pela sopa de cebola e o pé de porco, como o próprio nome indica. Fica ao lado da enorme igreja de St. Eustache, onde todo domingo pode-se ouvir recitais do magnífico órgão, um dos maiores da França.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito