Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Alegria ítalo-brasileira retorna a Nova Veneza

Município comemora 131 anos de história com gastronomia, música e grandes festividades
Por Stefanie Machado Edição 17/06/2022
Foto: Divulgação/ Arquivo 4oito
Foto: Divulgação/ Arquivo 4oito

Após dois anos sem festividades por conta da pandemia da Covid-19, Nova Veneza volta a espalhar a alegria ítalo-brasileira na Festa da Gastronomia Típica Italiana, que chega em sua 16ª edição. O evento tradicional teve início na quarta-feira, dia 15, e segue até o próximo domingo, dia 19.

Foto: Divulgação/ Arquivo 4oito

Na próxima terça-feira, dia 21, o município completa 131 anos de colonização e 64 anos de emancipação político-administrativa. Nesta edição, as comemorações terão um sabor ainda mais especial. Isso porque muita coisa do que havia sido planejado e interrompido nos últimos dois anos, podem finalmente sair do papel. 

“Nós entendemos que a população está com muita vontade de participar da festa. Há dois anos que não acontece uma festa tradicional e consolidada. E a gente percebe que a vontade e a euforia da população é muito grande, até pelos finais de semana que antecedem à festa, pelo público que está passando pela nossa cidade”, destaca o prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo. 

Foto: Lucas Sabino/ Assessoria de Imprensa

Nova Veneza celebra e eterniza sua história 

As comemorações foram abertas com homenagens às personalidades marcantes para a história. Em Sessão Solene realizada na Câmara de Vereadores, nove pessoas receberam o título de Cidadão Honorário e, agora, mesmo não sendo naturais da cidade, são considerados filhos de Nova Veneza. Cada um dos homenageados, de maneiras diferentes, contribuíram para beneficiar o município, especialmente, no fortalecimento do turismo. 

Foto: Lucas Sabino/ Assessoria de Imprensa

A memória dos moradores da cidade também foi eternizada e, durante a festa, será celebrada. Por meio de uma parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), o projeto ‘130 anos, 130 histórias’ relembra a trajetória de pessoas idosas do município através de mais de 100 produções audiovisuais. 

O material que coleta olhares únicos e particulares foi coletado ainda durante os momentos mais intensos da pandemia, em 2021, mas lançado neste ano, em 17 de maio. Agora, as lembranças de pessoas com trajetórias tão ricas vão manter viva a história de Nova Veneza para as futuras gerações. 

Neste domingo, dia 19, representantes de familiares que participaram dos documentários farão parte do tradicional desfile das famílias colonizadoras. O evento está marcado para às 9h, na rua dos Imigrantes. 

Gastronomia, música e diversão em uma só festa

Durante os cinco dias de festividades, a expectativa é receber aproximadamente 100 mil visitantes. Mas, para um evento dessa magnitude, é necessário envolver centenas de pessoas na organização e começar o planejamento com meses de antecedência.  

“Não são poucas pessoas que conseguem organizar uma festa dessa. Precisa de um público muito grande. Nós estamos há seis meses projetando e organizando para dar tudo certo”, conta Frigo. 

A boa e saborosa comida típica é, com certeza, o destaque dessa festa. E não dá para falar gastronomia italiana sem mencionar o ‘tombo da polenta’, um dos momentos mais marcantes do evento ocorre neste sábado, dia 18, na Praça Humberto Bortoluzzi. 

Foto: Lucas Sabino/ Assessoria de Imprensa

“A festa envolve a gastronomia do município, além dos restaurantes, os estandes montados ali para atender e vender a comida típica italiana, o vinho colonial, o vinho das cantinas que representam a nossa cidade”, ressalta o prefeito. 

Foto: Lucas Sabino/ Assessoria de Imprensa

Além da gastronomia, a programação está repleta de música, em especial, a italiana, de acordo com a secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Carolina Ghislandi. “Terão danças folclóricas, desfiles do Carnevale e das famílias, e shows para todos os públicos, sertanejo, gaúcho, pop, rock”, comenta. 

Na sexta-feira, dia 17, o alegre Baile da Terceira Idade deve reunir mil idosos. Na mesma data, acontece o tradicional corte de bolo, que este ano pesa 150kg. Já no sábado, além do tombo da polenta, o destaque fica para o Carnevale di Venezia, um desfile de trajes típicos que promete colorir a rua Nicolau Pederneiras. 

Foto: Lucas Sabino/ Assessoria de Imprensa

“Estamos muito felizes em poder retomar a Festa. Nova Veneza ama receber visita, então foi muito triste ficarmos dois anos sem poder realizar o evento. Embora a retomada esteja sendo bastante trabalhosa para todos nós, estamos organizando tudo com muito carinho e muita alegria”, enfatiza Carolina. 

Festa movimenta setores da economia 

Todos os anos, as tradicionais festividades de Nova Veneza atraem milhares de turistas. Por isso, a Festa da Gastronomia Típica Italiana também representa um forte apelo econômico e movimenta inúmeros setores, como restaurantes e hotelaria, não só do município, como de outras cidades da região. 

Foto: Lucas Sabino/ Assessoria de Imprensa

Segundo a presidente da Associação Neoveneziana de Turismo (ANET), Cris Freitas, todos os restaurantes associados atendem com horário especial durante as festividades. “Assim como outros equipamentos ligados ao turismo e associados como fábrica de chocolates, vinícolas, lojas de cosméticos, cooperativa. Os empreendimentos gastronômicos reforçaram suas equipes para melhor atender quem vem à Nova Veneza”, afirma. 

Diante disso, conforme a presidente, espera-se que os hotéis atinjam 100% de lotação durante o evento. “A expectativa é muito grande, após uma pandemia, voltaremos a realizar mais uma edição da Festa da Gastronomia. Um evento renomado, consolidado, que recebe turistas vindos de várias cidades de Santa Catarina e Brasil. Quem quiser conhecer a gôndola, o Carnevale di Venezia e tantos outros atrativos da cidade”, conclui a presidente. 
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito