Podcasts
Walterney Reus e Gilberto Lima (21/03/2018) / 18051
A doutrina espírita tem se expandido pelo mundo inteiro, chegando a mais de 15 milhões de adeptos. O Programa do Avesso, da Rádio Som Maior, recebeu os advogados e palestrantes espíritas Gilberto Procópio Lima e Walterney Angelo Réus para um papo sobre reencarnação, objetivos de Deus e evolução.
“Tudo está entrelaçado, nós não compreendemos direito. Por exemplo, não sabemos como o reator de energia funciona, e o mecanismo da vida é assim, no movimento espírita não conseguimos ter todas as respostas, mas tudo está entrelaçado, isso é certo”, afirmou Réus.
Segundo eles, o espírito é o que mantém o ser vivo e a alma dá características para ela, diferenciando as personalidades. "O princípio da reencarnação não é que viveu outra vida e nem pensar o que será na próxima", afirmou Lima. Para ele, a proposta do espiritismo é se apropriar do espírito.
O espiritismo foi criado no século XIX por Allan Kardec, a dupla afirmou que existem estudos comprovando suas teorias, mas que nem todos acreditam. "Mesmo havendo estudos, muitos não acreditam. Quando Graham Bell criou o telefone, precisava de outro, mesmo assim não acreditavam", comparou Réus.
A doutrina crê na reencarnação, com a evolução dos espíritos. No “Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec, é indicado que os espíritos podem optar em qual lugar irão reencarnar, escolhendo as provas pelas quais irão passar na nova vida. Uma sessão de psicologia pode fazer a pessoa recordar ações de vidas passas.
Para o espiritismo Jesus é o governador da Terra e o amor é o objetivo universal em todo o Cosmos. A doutrina também indica que todas as pessoas possuem o livre arbítrio para tomar as suas decisões, e gostar ou não de algo ou alguém é decisão exclusiva do ser. “O espiritismo não proíbe nada, só ensina as consequências dos teus atos. Cada um faz de acordo com sua consciência”, disse Lima.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!