Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Workshop de Arqueologia reúne alunos da região em oficinas na Unesc

Local está sendo preparado para receber escolas de terça a quinta-feira
Por Redação Criciúma - SC, 22/10/2018 - 17:22 Atualizado em 22/10/2018 - 17:25
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Nos próximos dias, a Unesc vai receber visitantes de diversas instituições de ensino para a 9ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia) e uma das atividades da programação é o Workshop de Arqueologia. De terça a quinta-feira (23 a 25/10), cerca de 400 alunos de escolas da Amrec e Amesc vão participar de oficinas de pintura e de escavação, além de conhecer um modelo de uma caverna com pinturas rupestres e saber mais sobre o trabalho do arqueólogo e sobre as populações indígenas.

Os alunos poderão ainda conversar com os pesquisadores que atuam no Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz) e no Grupo de Pesquisa em Arqueologia e Gestão Integrada do Território, vinculados ao PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) da Unesc e responsáveis pelo workshop.

Segundo o coordenador do Lapis, Juliano Bitencourt Campos, o workshop é sempre pensado dentro da temática central da SCT, que neste ano é "Ciência para a Redução das Desigualdades". Desta maneira, em 2018, às informações sobre a população Guarani e Xokleng e sobre os sambaquis, foi acrescentado material sobre "Arqueologia e as Comunidades Tradicionais", abrangendo os quilombolas e os pescadores.

"Os visitantes poderão conhecer objetos relacionados a diferentes culturas e mais informações sobre elas, participar da oficina de pintura, onde vão saber sobre a fabricação das tintas e serem estimulados a pintarem em um painel, poderão visitar uma representação de uma moradia e participarem de uma oficina de escavação, onde conhecerão melhor o trabalho do arqueólogo", conta.  

O 3º Workshop de Arqueologia ocorre das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas e possui aproximadamente dez escolas confirmadas para visitação. Os interessados em trazer suas turmas, podem agendar as visitas pelo telefone (48) 99863-0390, com Giovana Cadorin.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito