Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

“Vou colocar a minha cara neste governo”, diz Daniela Reinehr

Governadora interina destacou os primeiros passos após a posse
Marciano Bortolin/Paulo Monteiro Florianópolis - SC, 27/10/2020 - 10:28 Atualizado em 27/10/2020 - 11:30
Reprodução
Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

“Austeridade, legalidade, desenvolvimento, são mais que palavras, são compromissos deste governo". Com esta frase, Daniela Reinehr (sem partido) iniciou o seu governo interino após afastamento governador Carlos Moisés da Silva (PSL) por até 180 dias.

Na coletiva de imprensa, ela estava acompanhada pelo novo secretário Chefe da Casa Civil, General  Miranda Aversa e secretários de Estado nomeados por Carlos Moisés. As possíveis mudanças no primeiro escalão também foram citadas pela governadora. "Quem quer que venha precisa fazer esta transição. Vou colocar a minha cara neste governo. Agradeço os secretários que estão aqui e se colocaram à disposição para ajudar e para uma eventual mudança. Não cabe a mim julgar o governador Carlos Moisés. O que nunca deixei de lutar é que os atos fossem apartados e eu lutei muito para sair daquela situação que eu não tive nada a ver. E tive a justiça alcançada que tanto batalhei. Temos que ser resilientes, maduros, serenos diante das mudanças, conforme ir acontecendo. Algumas situações que estão dando ceto serão mantidas e aprimoradas", enfatizou.

Canais de comunicação

Criar canais de comunicação com a Assembleia Legislativa, entidades e população ganhou ênfase na fala de Daniela. Ela disse também que ainda não definiu quem será o líder do governo na Alesc. "Hoje começo a conversar com o parlamento, com todos os órgãos. Quero criar um canal eficiente de comunicação para sanar as dificuldades encontradas até agora. O nome do líder será construído com todos os deputados. Tem que ser um representante do governo na Alesc. No menor tempo possível a gente consegue apresentar este nome. Agradeço a deputada Paulinha que foi líder, defensora, nos defendeu neste processo. Tenho muito a agradecer a ela", destacou.

Sobre deputados assumirem secretarias, ela disse que não há impedimentos. "O critério é que sejam técnicos e alinhados com o compromisso que assumi quando fui eleita", relatou.

Alinhamento com Bolsonaro e pandemia

Perguntada sobre o alinhamento com o presidente da República Jair Bolsonaro e com as restrições com os decretos restritivos devido à pandemia, ela disse que tudo será avaliado com calma. "Vou fazer melhorias em algumas coisas. É uma situação que precisamos avaliar cada caso. Nunca fui a favor do fecha tudo. Precisamos cuidar dos doentes. O alinhamento com o presidente Jair Bolsonaro existe, mas precisamos avaliar a particularidade de cada paciente", falou.

Ainda com relação à pandemia, ela destaca que defende que não se deve “fechar tudo. "Precisamos isolar os doentes e não os saudáveis. Defendo, em caso de tratamento, existem padrões que precisam ser avaliados. O médico deve cuidar do pacientes. Importante que as pessoas procurem o médico em qualquer sintoma. Estamos diante de uma crise não só da pandemia, mas política que estamos vivendo. Os ressentimentos abalam o estado e eu não vejo outro meio que o diálogo. As prefeituras têm o poder de regular. A minha intenção não é ser a regra mais restritiva, o foco é avaliar cada caso específico e analisar de podemos avançar ou recuar. A minha fala sempre foi de prevenção, cuidados com a saúde sem prejudicar a economia", opina.

Ainda sobre a proximidade com o presidente, Daniela ressaltou que buscará recursos junto ao Governo Federal, principalmente para serem investidos na infraestrutura. “A necessidade de infraestrutura em Santa Catarina, o restante o estado anda sozinho. O que tenho defendido é que precisamos de infraestrutura e isso não é gasto, é investimento que volta em desenvolvimento. Precisamos ser prestigiados e este canal com o Governo Federal para que a gente avalie tudo que a gente possa buscar e a infraestrutura é uma das minhas prioridades", destaca Daniela.

Economia

A relação internacional é outro ponto que a agora governadora pretende ampliar. “Existe uma parte institucional na residência do vice que é o principal foco. A residência da casa da vice-governadora não tem condições de receber autoridades. Pessoalmente, eu não gostaria de submeter os meus filhos a mais uma mudança, as a parte institucional é importante e estará disponível para eventos que venham acontecer, porque quero receber ministros, embaixadores. O que realmente acredito que esta parte de relações internacionais precisam ser fortalecidas", disse.


 

Detalhes da transmissão:

11:08

Encerramos aqui este minuto a minuto da posse da governadora interina Daniela Reinehr. Obrigado a você que nos acompanhou.

11:05

A governadora interina segue a entrevista coletiva: "Quem quer que venha precisa fazer esta transição. Vou colocar a minha cara neste governo. Agradeço os secretários que estão aqui e se colocaram à disposição para ajudar e para uma eventual mudança. Não cabe a mim julgar o governador Carlos Moisés. O que nunca deixei de lutar é que os atos fossem apartados e eu lutei muito para sair daquela situação que eu não tive nada a ver. E tive a justiça alcançada que tanto batalhei".

11:02

Sobre deputados assumirem secretarias, ela disse que não há impedimentos. "O critério é que sejam técnicos e alinhados com o compromisso que assumi quando fui eleita".

11:01

Daniela prossegue, agora falando da pandemia: "Vou fazer melhorias em algumas coisas. É uma situação que precisamos avaliar cada caso. Nunca fui a favor do fecha tudo. Precisamso cudiar dos doentes. O alinhamento com o presidente Jair Bolsopnaro existe, mas precisamos avaliar a particularidade de cada paciente".

10:59

"Existe uma parte institucional na residência que é o prtincipal foco. A residência da casa da vice-governadora nãop tem condições de receber autoridades. Pessoalmente, eu não gostaria de submeter os meus filhos a mais uma mudança, as a parte institucional é importante e estará disponível para eventos que venmham acontecer, porque quero receber minsitros, embaixadores. O que relamente acerdito que esta parte de relações internacionais precisam ser fortalecidas", segue falando a governadora interina.

10:57

"Já pedi para fazer o levantamento de todo o recurso que podemos buscar no Governo Federal".

10:56

"Acabei de ser julgada por atos de terceiros e fui absolvida pelo tribunal misto. Eu realmente não posso responder, ser julgada ou condenada por o que este ou aquele pensa. Respeito as pessoas, independente dos seus pensamentos, respeito os direitos individuais e qualquer regime contar isso eu repudio. Existe uma relação e uma convicção que move à mim que se chama família. Me cabe como filha, manter a relação familiar. Sou uma pessoa como todos vocês que tem problemas, diferenças, que chora, que ri, que vibra, mas que luta para cumprir a sua missão", fala Daniela.

10:53

"A necessidade de infraestrutura em Santa Catarina, o restante o estado anda sozinho. O que tenho defendido é que precisamos de infraestrutura e isso não pe gasto, é inevstimento que volta em desenvolvimento. Precisamos ser prestigiados e este canal com o Governo Federal para que a genet avalie tudo que a gente possa buscar e a infraestrutura é uma das minhas prioridades", destaca Daniela.

10:50

"Não quero ficar ruminando o passado. Preciso respeitar os órgãos. Preciso administrar o estado, abraçar Santa Catarina como um compromisso que me é impelido com responsabilidade e colocar o nosso estado no patamar que ele deve estar", continua falando a governadora interina.

10:49

"O nome do líder será construído com todos os deputados. Tem que ser um representante do governo na Alesc. No menor tempo possível a genet consegue apresentar este nome. Agradeço a deputada Paulinha que foi líder, defensora, nos defendeu enste processo. Tenho muito a agradecer a ela", enfatiza Daniela.

10:47

Daniela diz agora que ainda não definiu quem será os eu líder na Alesc. "Hoje começo a conversar com o parlamento, com todos os órgãos. Quero criar um canal eficiente de comunicação para sanar as dificuldades encontradas até agora". 

10:46

Segue a entrevista coletiva de Daniela Reinehr.

10:45

A Som Maior transmite ao vivo a posse da governadora interina. O jornalista Gregório Silveira está em Florianópolis acompanhando a cerimônia. 

10:45

"As mudanças serão feitas de forma harmônica e na medida que forem necessárias", segue Daniela respondendo as perguntas dos jornalistas.

10:44

"Agardeço muito por aceitar o meu convite. Foi escolhida pela carreira, pela habilidade que tem de navegar pro todos os setores, confio muito e defende os mesmos princípios que eu defendo", Daniela justifica a escolha de General Miranda para a Casa Civil

10:43

"Precisamos isolar os doentes e não os saudáveis. Defendo, em caso de tratamento, existem padrões que precisam ser avaliados. O médico deve cuidar do pacientes. Importante que as pessoas procurem o médico em qualquer sintoma"

10:41

A primeira pergunta é sobre as restrições com relação à pandemia. "Estamos diante de uma crise não só da pandemia, mas política que estamos vivendo. Os ressentimentos abalam o estado e eu não vejo outro meio que o diálogo. As prefeituras têm o poder de regular. A minha intenção não é ser a regra mais restritiva, o foco é avaliar cada caso específico e analsiar de podemos avançar ou recuar. A minha fala sempre foi de prevenção, cuidados com a saúde sem prejudicar a economia", responde Daniela Reinehr.

10:39

Agora os jornalistas iniciam as perguntas.

10:39

A governadora ainda lembra dos votos do Tribunal Especial do Impeachment. "Agradeço a Deus pela justiça feita e por estar aqui reafirmando o compromisso com Santa Catarina", finaliza a fala. 

10:38

Agora, a governadora agradece a família, a equipe e a defesa dela no caso do impeachment. "Agradeço a todos os catarinenses pelo apoio que recebiq ue foi determinante", fala Daniela.

10:38

"O foco deste governo é a retomada da economia e a confança dos empresários que querem investir em Santa Catarina". diz Daniela.

10:37

"Temos que ser resilientes, maduros, serenos diante das mudanças, conforme ir acontecendo. Algumas situações que estão dando ceto serão mantidas e aprimoradas"

10:36

"Austeridade, legalidade, desenvolvimento, são mais que palavras, são compromissos deste governo", as primeiras palavras de Daniela como governadora.

10:36

"Austeridade, legalidade, desenvolvimento, são mais que palavras, são compromissos deste governo", as primeiras palavras de Daniela como governadora.

10:35
10:34

Bom dia. Eu sou o jornalista Marciano Bortolin. A partir de agora, o 4oito faz o minuto a minuto da posse de Daniela Reineh no Governo do Estado.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito