Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Você sabe o que é o exame de PSA?

Exame é um dos principais utilizados na detecção do câncer de próstata
Por Clara Floriano Criciúma - SC, 10/11/2017 - 11:55 Atualizado em 10/11/2017 - 13:54

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O exame Antígeno Prostático Específico (PSA) é uma das principais solicitações feitas por urologistas para detectar precocemente o câncer de próstata ou outros problemas, como a hiperplasia prostática benigna.   Trata-se de um exame de sangue que tem algumas regras específicas.

O PSA não substitui o exame de toque retal, já que estes se complementam. O exame de toque é muito importante para a investigação do câncer. Apesar de ser um considerado desconfortável e um pouco menos eficaz que o PSA, o toque é mais rápido. Pode ser utilizado também para determinar se o tumor pode vir a disseminar para os tecidos vizinhos e para detectar recidivas após o tratamento.

O que o exame verifica?

O antígeno prostático específico é produzido na próstata. Quando há um princípio de tumor há uma maior produção, que é identificada no exame. A maioria dos homens sem câncer de próstata tem níveis de PSA inferiores a 4 nanogramas por mililitro (ng /ml) de sangue. Geralmente, quando um homem está com câncer de próstata o nível do PSA está acima de 4 ng/ml.

Cuidados

Qualquer alteração na próstata pode aumentar o nível de PSA. O exame de toque, a biopsia e até uma ejaculação recente podem provocar alterações. Por isso, recomenda-se seguir as orientações de preparo para o exame. O ideal é fazer o exame de PSA antes de outros testes.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito