Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Você conhece os sintomas de câncer infantil?

Casa Guido comemora aniversário hoje e Dia Nacional de Combate ao Câncer é amanhã
Por Clara Floriano Criciúma - SC, 22/11/2017 - 12:48
5° Pedágio da Casa Guido (foto: Casa Guido)
5° Pedágio da Casa Guido (foto: Casa Guido)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Casa Guido, que é uma instituição voltada a prevenção e combate ao câncer em crianças, comemora hoje sete anos de fundação. E amanhã, 23 de novembro, comemoramos o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. Para falar sobre o tema, o Programa Adelor Lessa, recebeu hoje Otílio Paulo Pereira, presidente da Casa Guido e o cirurgião pediátrico Cristian Prado.

“Amanhã está fazendo doze anos que o meu filho foi embora, então eu meu filho me trouxa para essa luta, pela experiência que a gente passou. Então a gente busca nessa semana, sempre alertar as pessoas. Há cinco anos a Casa Guido alerta a sociedade. Porque é importante que as pessoas não cheguem tardiamente ao hospital, coisa que aconteceu comigo”, contou.

Para o cirurgião pediátrico, destacou os cuidados e os sinais. “Os sintomas são, por exemplo, febre com mais de dez dias de evolução, sem nenhum sintoma ou foco consolidado, até 10% dessas crianças tem câncer. Emagrecimento de mais de 10% em um mês, precisa ficar ligado. Fraqueza, palidez, hematomas pelo corpo, sangramento nasal. Quando se tira uma foto e fica reflexo do olho do gato, isso é sinal que pode ser um retino-blastoma. Dores ósseas, dor de cabeça, que é um sintoma muito comum”, explicou Prado.

Segundo Prado, o câncer infantil é a segunda maior causa de morte em crianças, perdendo apenas para acidentes. O médico conta que o objetivo, junto a Casa Guido, é que as Unidades Básicas de Saúde encaminhem as crianças para tratamento.

“Nosso objetivo de agora para frente é que da suspeita até o início do tratamento não se passe mais que dez dias. Esse é o objetivo da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica e é o lema da SIOP, que é a Sociedade Internacional De Oncologia Pediátrica, que diz que nenhuma criança deve morrer de câncer. O diagnóstico precoce aumenta a sobrevida. Hoje a nossa cura é 70%, que não está atrás dos grandes centros do Brasil, mas podemos chegar a 80%”, comentou.

Programação

De acordo com o presidente da Casa Guido, além do trabalho interno, a instituição realiza nesta sábado (25) um trabalho de panfletagem em sinaleiras de Criciúma e um pedágio para aquisição da sede.

“Temos a necessidade de ter voluntários para que a gente consiga fazer um pedágio de acordo com a nossa expectativa. Podem entrar em contato conosco pelo 3045-6211. O pedágio vai ser entre às 9h e às 11”, esclareceu.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito