Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Violência contra pessoa idosa, alerta em Içara

Evento nesta sexta-feira vai chamar a atenção para episódios de violência contra idosos
Por Redação Içara, SC, 13/06/2019 - 22:39
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em Içara, de acordo com dados levantados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), de outubro de 2018 até o momento, foram registrados 57 casos de violência contra a pessoa idosa. Preocupado com esse número, o Governo de Içara, por meio de uma parceria com a Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, Secretaria de Saúde e Conselho Municipal do Idoso, organiza uma ação de conscientização nesta sexta-feira, dia 14, a partir das 8 horas, no condomínio residencial Dona Ema, bairro Tereza Cristina.

Conforme a coordenadora do Centro de Referencia Especializado de Assistência Social (Creas), Lúcia Zanoli Pizzetti, dos casos registrados no município de Içara, a maioria são por negligencia e abandono. "A sociedade precisa entender que essas pessoas têm direitos e merecem envelhecer de forma digna, ativa e saudável", relatou. "Queremos combater toda e qualquer forma de violência contra o idoso e fortalecer a ideia que as pessoas precisam de proteção e atenção para uma melhor qualidade de vida ao envelhecer", reforçou a secretária de Assistência Social, Fabiana do Amaral.

O evento será marcado por uma palestra com o psicólogo Sergio Gobbi, além de orientações sobre uso racional de medicamentos, alimentação adequada, saúde bucal, orientação sobre violação e garantia dos direitos da pessoa idosa, entre outros serviços. Ainda que o foco seja as 38 pessoas dessa faixa etária residentes no condomínio, o encontro está aberto à participação do público em geral. 

No dia 15 de junho, é comemorado o Dia Mundial de Conscientização a Violencia Contra a Pessoa Idosa, data instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Rede Internacional de Prevenção a Violência à Pessoa Idosa.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito