Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Vereadores cobram soluções para consultas e cirurgias eletivas

Parlamentares reclamaram de demora nos atendimentos. "Parece que estão economizando exames", diz Paulo Ferrarezi
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 23/06/2020 - 17:28 Atualizado em 23/06/2020 - 17:42
Vereador Paulo Ferrarezi / Divulgação
Vereador Paulo Ferrarezi / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O atendimento da saúde pública, em particular nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em Criciúma, voltou à pauta da Câmara na tarde desta terça-feira, 23. "Estão atrasando há pelo menos três meses as consultas nas unidades básicas de saúde", referiu o vereador Paulo Ferrarezi (MDB). "Sei que o secretário (de Saúde, Acélio Casagrande) e o prefeito (Clésio Salvaro) estão fazendo de tudo em relação ao coronavírus, mas precisa dar atenção especial aos pacientes que procuram as UBSs. Quem procura realmente precisa de um atendimento", destacou. "Parece que todas as UBSs, cada uma trabalha de uma maneira. Tem que mudar a forma de fazer o atendimento", referiu.

Ferrarezi destacou, ainda, a quantidade de reclamações em relação a exames represados. "Muitas reclamações de exames, parece que estão economizando exames. Fica um alerta, o secretário deve estar sabendo, não pode ficar como está", completou.

Ademir aprofunda

O vereador Ademir Honorato (MDB) reforçou, ainda, o atraso referente às cirurgias eletivas, que estiveram suspensas nas primeiras semanas da pandemia de Covid-19. "As cirurgias eletivas paradas há tempo, mais de 4,7 mil pessoas nessa lista . O Estado tem que liberar e o Município ser mais efetivo", sublinhou.

Honorato também criticou o atendimento restrito nas UBSs. "Os postos não estão atendendo praticamente nada com essa segunda onda que, dizem, está vindo aí. Ainda ontem recebi uma ligação de uma pessoa, uma menina de 17 anos da nossa região, ela rompeu o tendão, está praticamente com a perna toda engessada, com tala, faz meses, e não consegue fazer cirurgia. Tem que pagar R$ 15 mil se quiser se curar e melhorar. Estado e Município estão de olhos fechados para isso, não podemos deixar as pessoas morrendo por outros problemas por causa do Covid, essas pessoas estão sofrendo em casa, morrendo à míngua", pontuou. 

Solange sugere

A vereadora Solange Barp (PL) sugeriu que a prefeitura utilize os créditos de horas com os servidores da Saúde para ampliar os horários de atendimento nas UBSs. "Está faltando um pouco de gestão nessa área, de colocar o pessoal para trabalhar, eles pararam muito tempo e esse crédito de horas pertence ao município", finalizou.

Arleu responde

Representando o governo Salvaro na Câmara, o vereador Arleu da Silveira (PSDB) disse concordar que "postos têm que voltar a fazer o atendimento, as pessoas não morrem só de coronavírus". Arleu usou o investimento em oftalmologia como um exemplo de ação pela saúde na cidade. "Recebo informação da Secretaria de Saúde que Criciúma realiza 12 mil consultas de oftalmologia em um ano, exames que eram feitos em Florianópolis e outros municípios, saíam pessoas de madrugada daqui para ir a outras cidades. O prefeito fazendo gestão na saúde e trabalhando bastante", arrematou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito