Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Vereador quer encerrar dupla cobrança da Cosip em condomínios

Autor do projeto, Zairo Casagrande afirma que condôminos pagam pela taxa duas vezes: no condomínio e na conta de energia
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC , 24/08/2020 - 11:28 Atualizado em 24/08/2020 - 11:44
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O vereador Zairo Casagrande levará para votação na tarde desta segunda-feira, 24, na Câmara de Vereadores de Criciúma, um projeto de autoria própria que visa encerrar a dupla cobrança da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (Cosip) para moradores de condomínios. O projeto toma como base o fato de que os condôminos pagam a taxa duas vezes, uma no pagamento de energia e, outra, no próprio condomínio.

“Quem mora em apartamento paga a taxa na conta de energia e o condomínio do prédio paga a Cosip do prédio. Mas quem paga o condomínio é o próprio morador, então ele paga duas vezes. A lei da Cosip diz que cada um paga pela testada do terreno, pela frente. Então para uma mesma lâmpada, o condomínio e o morador pagam a Cosip”, declarou Zairo.

O vereador ainda ressalta que o projeto visa corrigir uma injustiça tarifária, já que a cobrança dupla não deveria acontecer e o Cosip, em si, não deveria dar lucro. Isso porque a contribuição em si deveria ser “zero para zero”, em que tudo que fosse arrecadado fosse também investido em iluminação pública.

“Não pode haver nem déficit e nem superávit na taxa, ela deve arrecadar somente o necessário. Pelos dados que tenho, em apenas dez meses a Cosip deu um superávit de R$ 3,7 milhões. É evidente que esse superávit é ilegal, e agora com a implementação de lâmpadas de led isso vai aumentar ainda mais”, disse o vereador.

O projeto já havia sido proposto pelo vereador outras vezes nos últimos anos, mas acabou sendo vetado. Desta vez, ele deverá impactar em 10% do superávit adquirido com a Cosip. Para a votação de hoje, Zairo afirma que não sabe o que esperar. “Não sei como irão se comportar os vereadores, que geralmente tem cumprido ordens”, reforçou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito