Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Projeto que prevê fim da cobrança dupla da Cosip será votado novamente

Matéria de autoria do vereador Zairo Casagrande foi vetada pelo prefeito Clésio Salvaro
Por Clara Floriano Criciúma - SC, 20/02/2018 - 11:13 Atualizado em 20/02/2018 - 11:14
(foto: Clara Floriano)
(foto: Clara Floriano)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O vereador criciumense Zairo Casagrande (PSD) propôs um projeto de Lei que altera a Lei da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (Cosip), para que segundo ele, quem reside em condomínios deixe de pagar duas vezes pela contribuição. Atualmente, estes pagam a contribuição na conta de energia elétrica de sua unidade residencial e também na conta de energia do condomínio.

O projeto foi vetado pelo prefeito Clésio Salvaro no início do mês e nesta semana deve ser discutido novamente no Legislativo. “Para condomínios prediais e territoriais, nós entendemos que há uma duplicidade de cobranças do mesmo tributo. Se a prefeitura estabeleceu que o critério é por testada, no prédio ou paga o condomínio ou pagam as pessoas que moram no prédio. Você tem que ter um critério só”, explicou.

Segundo Casagrande, não se trata de isentar o condomínio de pagar a Cosip, mas evitar que o morado pague duas vezes o mesmo tributo, como contribuinte e como integrante do condomínio.

 “O projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores e vetado pelo prefeito. Esse veto será discutido na Câmara na semana que vem”, comentou.

Transparência do IPTU

Outro projeto de Zairo Casagrande prevê a chamada transparência do IPTU, que obrigaria a Secretaria da Fazenda a apresentar no próprio carnê os dados dos últimos três anos de cada cadastro, mostrando o cálculo do reajuste para o ano em curso e uma nota explicativa a respeito do mesmo.

“Se possível, nós temos cadastros que tem foto aérea do imóvel, esse imóvel tem que estar impresso.  Na contracapa do carnê deverão constar a fórmula de cálculo em linguagem de fácil entendimento, evitando que tanto o contribuinte, quanto o funcionário da Secretaria da Fazenda percam forças”, esclareceu.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito