Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Verdades e mentiras não são questões de ponto de vista

Do Avesso recebeu João Batanolli e Cibele Lucion, professores da Unesc, para um papo verdadeiro
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 14/03/2018 - 14:15 Atualizado em 14/03/2018 - 15:54
Cibele Lucion e João Batanolli no Programa do Avesso (foto: Pity Búrigo)
Cibele Lucion e João Batanolli no Programa do Avesso (foto: Pity Búrigo)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Grandes ou pequenas, as mentiras prejudicam a saúde de quem conta. O Programa do Avesso, da Rádio Som Maior, recebeu o professor de Sociologia, Antropologia e Filosofia da Unesc, João Alberto Ramos Batanolli e a psicóloga clínica, psicopedagoga e professora da Unesc, Cibele da Silva Lucion para um papo sobre verdades, mentiras e paradigmas que movem o mundo. Para eles, o objetivo é ser feliz.

"A verdade enquanto busca satisfação da felicidade não pode ser deixada de lado. Quando a gente faz um gesto de bondade o corpo reage, ele produz endorfina", destacou o professor.

A psicóloga falou sobre o perdão, principalmente quando uma pessoa diz ter perdoado, mas na primeira discussão joga na cara. Segundo ela, alguns mentem com tanta frequência que se tornam bons nisso, já outros passam a acreditar na própria mentira e rejeitar a realidade. Mesmo que seja para uma boa causa, a mentira deve ser evitada.

"Existem vários tipos de mentira. Por mais que se tente uma justificativa ela não é saudável. Mas por exemplo, se tem um idoso com 80 anos na família e alguém sofre um acidente, se omite a verdade para que ele não tenha problemas, isso é uma mentira", disse Cibele.

Cibele Lucion (foto: Kelley Alves)

Omitir fatos ou maquiar a verdade também são ações consideradas mentirosas. A mídia não consegue cobrir todos os assuntos, Batanolli falou sobre isso. “A mídia faz um recorte da realidade e isso pode ser uma mentira. No mundo todo tem seis ou sete agências de notícia, o que não é notícia não é realidade. Tudo isso faz a gente pensar”.

Para finalizar, o professor disse que precisamos aprender a utilizar a tecnologia para ajudar o mundo, já a psicóloga destacou que informação não é conhecimento.

João Batanolli (foto: Kelley Alves)

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito