Durante o outono, os dias costumam ser marcados por amplitude térmica. E essas variações de temperatura ao longo do dia, com manhãs mais frias e tardes quentes, provocam crises alérgicas e agravam problemas respiratórios já existentes.
“Nessa estação, muita gente sofre de diversas maneiras. Com nariz entupido, dificuldade para respirar, aquela ronquidão persistente, rinite alérgica ou até uma sinusite. Condições que parecem simples, mas que causam grande incômodo na rotina das pessoas e muita preocupação dos pais em relação aos pequenos”, lembra o médico otorrino Henrique Duchini.
E na intenção de melhorar a condição e voltar a respirar melhor, há quem procure por alternativas não muito seguras. “É normal que a pessoa queira se livrar daquele incômodo e, por isso, muitas vezes opta pela automedicação, ou recorre à algum tratamento que foi recomendado por um médico em outro momento ou para outra pessoa. Isso pode ser muito perigoso, além de não eficaz, adiando o sofrimento ou agravando a condição”, alerta médica Anne Rosso Evangelista, especialista em otorrinolaringologia.
Para oferecer um atendimento ainda mais ágil a quem sofre nessa época do ano, agora dra Anne e dr Henrique atendem na Clínica de Saúde São José, em Criciúma. O serviço é prestado para pacientes de todas as idades. “Por isso, colocamos a especialdade à disposição, num ambiente seguro, não hospitalar, para atender, medicar e tratar quem precisa”, destaca a gerente operacional do plano Jeniffer Anselmo Gomes.