Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Vacinação contra a febre amarela passa a ser ainda mais importante

Equipes de saúde reforçam a necessidade da vacina. Vírus chega ao estado pelo Norte e Nordeste
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 28/03/2019 - 10:09 Atualizado em 28/03/2019 - 10:17
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Além da confirmação da morte por febre amarela registrada em Joinville, outros casos seguem sendo investigados em Santa Catarina. Conforme a diretora da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado, Maria Teresa Agostini: “Esse caso aí o paciente já tinha outros problemas clínicos”, confirmou em entrevista ao Jornal das Nove.

O mosquito que transmite o vírus vem de duas regiões do estado e vai se espalhando. “A rota esperada do vírus tem uma entrada na região Norte ou Nordeste do estado, estamos monitorando ao longo do tempo. Terminamos em fevereiro a vacinação na região Sul, que é uma das que mais está respondendo”, explicou Maria Teresa.

Ela lembrou que Santa Catarina passa por campanhas com o objetivo de vacinar 95% da população. Segundo o gerente regional de saúde de Criciúma, Fernando de Faveri, essa questão é de responsabilidade e de amar a si próprio. O Governo está preocupado com o deslocamento do vírus, lembrou.

“O mosquito pode voar 11 km por dia, não necessariamente em linha reta. Cabe a população entender que quando as autoridades de saúde colocam um anúncio, é preciso levar a sério. Eu lembro muito bem que em 2017 foi muito difícil para bater a meta do H1N1”, afirmou o gerente regional.

Na última semana um macaco morreu atropelado entre Criciúma e Içara. Situação que não é comum e passou a ser investigada. “Temos aquele caso do macaco que foi encontrado morto. Ele foi atropelado e as equipes coletaram amostras das vísceras do animal. O resultado deve chegar dentro de 15 dias, para verificar se ele estava contaminado com algum vírus”, disse.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito