Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

UTI Neonatal da Unimed funcionando a partir desta segunda-feira

Espaço, que tem oito leitos, foi inaugurado na noite deste domingo
Por Marciano Bortolin Criciúma, SC, 31/05/2020 - 19:56 Atualizado em 31/05/2020 - 20:04
Fotos: Reprodução
Fotos: Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um trecho da música “Dias Melhores” da banda mineira Jota Quest foi citada pelo presidente do Hospital da Unimed Criciúma, Leandro Avany Nunes. No trecho citado, ele encontrou sentido nas ações da instituição que inaugurou a sua UTI Neonatal na noite deste domingo, 31. “Quando nos perguntam porque abrir novos serviços no meio de uma pandemia, nós respondemos: “respeito à vida. Temos que lutar pela vida.  A Unimed seguirá o seu caminho que é levar saúde e uma vida melhor aos seus clientes. Todos acreditamos que dias melhores virão e com a UTI Neonatal iniciamos uma nova fase. Nós não vamos mais esperar. Dias melhores Unimed”, falou.

A cerimônia de inauguração da estrutura que conta com oito leitos contou com poucas pessoas, devido às medidas de prevenção com relação ao coronavírus e foi transmitida ao vivo via redes sociais. O espaço já começa a funcionar nesta segunda-feira, 1º de junho, a partir das 7h.

Quase 3 mil nascimentos por ano em Criciúma

Ao discursar, Avany dividiu a conquista com a antiga diretoria, que foi quem iniciou a obra, e também comentou sobre o serviço. “Com a antiga diretoria dividimos este sonho durante muitos anos. A mortalidade por mil nascidos em Criciúma, era 16 em 2007. Hoje é abaixo de sete e isso se dá ao avanço da medicina e dos cuidados. Hoje temos 2,9 leitos por mil nascidos vivos no país, enquanto o ideal seria quatro. Em Criciúma nascem 2,8 mil crianças por ano, sendo que a Unimed e o Hospital São João Batista são responsáveis por 1,9 mil nascimentos da Amrec e da Amesc. Nestes dados e nestes fatos estão as justificativas para este investimento feito pelos cooperados da Unimed. É investimento na vida. Maior número de leitos, menos a mortalidade”, afirma.

Presidente da Unimed destacou a importância da UTI Neonatal

Ex-presidente do hospital e atual diretor de Desenvolvimento e serviços da Unimed Santa Catarina, Walter Ney Junqueira, diz que a UTI é um presente que o hospital traz para Criciúma e região. “Tínhamos que transferir estes anjinhos para outros locais com dificuldades. Projetamos há mais de oito anos. O Doutor Leandro falava que tínhamos que ampliar. Fizemos um projeto, e nós pretendíamos inaugurar a UTI no final de 2018”, destacou Junqueira, lembrando que só não foi inaugurado antes por falta de liberação da Vigilância Sanitária estadual. “Criciúma tem um corpo pediátrico de excelência, não perde para nenhum estado do Brasil. Nós temos que enaltecer, agradecer e parabenizar a diretoria atual em continuar com o projeto. Sabemos que foi uma luta junto à Vigilância Sanitária. A Unimed, Criciúma estão de parabéns. Será uma das UTIs mais avançadas em tecnologias e em profissionais de Santa Catarina”, completa.

A UTI ficará sob coordenação da médica Alessandra Cechinel Darella. “Este ano de 2020 a vida nos mostrou o quanto somos frágeis. A Unimed traz um grande presente, a abertura da UTI Neonatal. Os avanços na área contribuem positivamente na vida destes pequenos pacientes que tem de zero a 28 dias de vida e melhoram muitos índices de mortalidade da nossa população que é o que nos move hoje”, comenta.

De zero para 24 leitos na cidade
O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB) e o secretário Municipal de Saúde, Acélio Casagrande, também participaram do ato e enalteceram a obra. “Estamos vivendo um extraordinário momento na vida da Unimed de Criciúma, quando coloca à disposição oito leitos neonatais. Em menos de 15 anos saímos de zero para 24 leitos. É algo significativo. Por isso que Criciúma vem tendo bons resultados. Vamos oferecer para o cidadão uma saúde de qualidade e humanizada. A Unimed é o nosso melhor parceiro, pois contribui de forma extraordinária. O nosso agradecimento a Unimed neste momento de pandemia. Foi onde o público e privado se uniram e praticam o gesto mais nobre que é salvar vidas e os números estão aí, extremamente positivos”, enfatiza o prefeito.

Casagrande relembrou alguns fatos envolvendo o atendimento neonatal na cidade e comentou sobre o Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC). “Estava pensando que em 2018, quantas vezes o prefeito esteve no meu gabinete quando eu era secretário de Estado da Saúde me perguntando se eu ia sair daqui e não ia deixar uma marca. Precisávamos concluir o HMISC. Desde a inauguração, foram 3,8 mil partos, nenhuma morte. Um número jamais visto de mortalidade infantil. Estamos com média de 6,4, significativos se comparado ao Brasil e a Santa Catarina. Os nossos cumprimentos à Unimed. Desejamos que continue assim, ampliando os serviços, ampliando os leitos”, cita.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito