Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Urussanga: O legado do Gemellaggio para as próximas gerações

Rádio Som Maior e Unesc realizarão o Fórum "Gemellaggio do Amanhã" no dia 21 de maio
Por Enio Biz Urussanga, SC, 28/04/2022 - 14:11
Foto: Enio Biz / 4oito
Foto: Enio Biz / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

No próximo dia 26 de maio, Urussanga comemora 144 anos de emancipação político-administrativa e 30 anos do Gemellaggio, um pacto de amizade com a cidade italiana de Longarone. A programação está sendo feita, mas acima de tudo, os organizadores buscam um diferencial a partir deste ano: deixar um legado do Pacto entre as duas cidades para as próximas gerações. As informações e detalhes foram dados no programa Adelor Lessa desta quinta-feira (28).

De acordo com o prefeito interino, Jair Nandi, no final de 2021, havia uma incerteza sobre a realização das comemorações do 30º aniversário do Gemellaggio por causa da pandemia. "Em janeiro definimos que haveria a comemoração dada a importância do tratado entre Urussanga e Longarone. Eu defino que o gemellaggio começou muito antes de 1991 quando começaram os estudos. E Urussanga, em 1878, serviu como um ponto de ancoragem e, depois, se expandiram para Siderópolis, Orleans, Morro da Fumaça e Criciúma", informa.

Para Nandi, além da amizade entre cidades, o pacto tem outros vínculos, como cultural, econômico, social e geográfico.

Foto: Manuela Silva / 4oito

O presidente da Comissão Organizadora do 30º aniversário do Gemellaggio, Luiz Antônio Fabro, o primeiro passo é a representatividade. "Definimos o eixo temático que é amizade, cultura e desenvolvimento. Nesses 30 anos, a amizade está ótima. E agora estamos focados no desenvolvimento e, com isso, buscamos parcerias com a Rádio Som Maior e Unesc, para que se façam ações vislumbrem os próximos 30 anos", pontua.

Uma parceria com a Unesc e a Rádio Som Maior vai promover o Fórum "Gemellaggio do Amanhã". "Um ponto fundamental acontece no dia 21 de maio, na Sociedade Recreativa Urussanga. Teremos o Fórum Gemellaggio do Amanhã, onde colocaremos todas as pessoas interessadas no desenvolvimento dos próximos 30 anos", frisa Fabro.

Luiz Antônio Fabro informou que o Conselho do Pacto Gemellaggio está sendo criado. "O gemellaggio precisa que seja dado um foco diferente. Está sendo elaborado uma lei onde está se criando o Conselho do Pacto Gemellaggio Urussanga/Longarone, ligado diretamente ao gabinete do prefeito. Será composto por cinco pessoas indicadas pelo prefeito e terão um mandato nos dois últimos mandatos da atual gestão e nos dois primeiros mandatos da próxima gestão. É um trabalho que está sendo feito e deve entrar já na segunda-feira na Câmara de Vereadores", afirma.

Foto: Manuela Silva / 4oito

O primeiro secretário da Comissão, Eduardo Cechinel Bonetti, busca trabalhar diretamente com as crianças. "Explicar o que é o Gemellaggio e o que pode ser daqui para frente. Eu sou fruto desse Pacto e tenho muito orgulho, pois me levou a participar depois de outros âmbitos de representatividade da italianidade de Santa Catarina", enfatiza.

O primeiro tesoureiro, Gialdino da Luz, diz que o desenvolvimento é o ponto crucial. "Foi falado muito o que nós temos a trazer em benefícios para o desenvolvimento do município. A nossa intenção foi em cima disso para deixar um legado para as próximas gerações", destaca ele.

Confira o podcast da entrevista da Comissão do 30º aniversário do Gemellagio:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito