Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Urussanga comemora Gemellaggio com ações voltadas ao desenvolvimento e resgate cultural

Celebração ocorre de 19 à 29 de maio e busca fortalecer a sensação de pertencimento da população com a cultura italiana
Por Redação Urussanga, SC, 02/05/2022 - 21:40
Foto: Arquivo/ 4oito
Foto: Arquivo/ 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma amizade a ser celebrada! Em 26 de maio de 1992, Urussanga, no sul de Santa Catarina, firmava com Longarone, que é uma comuna da Itália, um pacto, baseado em laços de amizade, cultura e desenvolvimento. Para comemorar os 30 anos do acordo, conhecido como Gemellaggio, a cidade urussanguense preparou uma grande programação, que vai de 19 a 29 de maio. "A celebração é uma forma de manter as nossas raízes históricas, os nossos valores e costumes, e deixar um legado de tudo aquilo que foi construído para mostrar aos nossos descendentes e aqueles que vieram depois do Gemellaggio, que Urussanga tem uma história ligada à Itália", destaca o Prefeito de Urussanga, Jair Nandi.

O presidente da comissão organizadora, Luiz Antônio Fabro, destaca que, para esta data, o foco será o desenvolvimento que esta aliança pode proporcionar. "Toda nossa programação e trabalho estão voltados para projetar o desenvolvimento e o futuro do nosso Gemellaggio. Precisamos fortalecer esse pacto para os próximos trinta anos por meio de ações concretas que gerem pertencimento, conhecimento e oportunidades na vida das pessoas", afirma Fabro.

Gerar o sentimento de "pertencimento", inclusive, será um dos pilares da programação, que inclui a Semana da Língua Italiana e o Projeto Conhecer para Pertencer. "Hoje a gente vê muitas famílias vindo de outros estados, de outros países, e a gente pensa e, tem certeza que eles precisam conhecer a nossa história e a nossa cidade, para que não se perca e se perenize a identidade cultural em todos que aqui vivem ou que venham viver em nosso município", destacou Rosana Alves de Costa, membro da comissão organizadora do evento. Ela garante que o projeto envolverá estudantes de todas as idades, e que a ideia é que ele continue a ser realizado na rede educacional do município nos próximos anos. "Não podemos falar da nossa cultura apenas no Gemellaggio, então faremos com que esse projeto continue".

Programação diversificada

Lançamento de livro e documentário contando a história dos trinta anos; fórum de debate com o tema "Gemellaggio do Amanhã"; recital de corais; entrega de placas do projeto "Nossa Origem"; inauguração de memorial, abraço à Praça Longarone, programação na praça com direito a torneio de bocha e missa em italiano. Essas são apenas algumas das atrações apresentadas pela comissão organizadora. Todos os detalhes e novidades sobre o evento, poderão ser acompanhados pelos canais oficiais da Prefeitura de Urussanga (site, Instagram e Facebook), ao longo deste mês.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito