Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Universidade Gratuita e Ricardo Guidi na Secretaria de Estado do Meio Ambiente: as pautas do Plenário (ÁUDIO)

Ouça o quadro da Rádio Som Maior desta quinta-feira (29)
Por Geórgia Gava Criciúma, SC, 29/06/2023 - 09:50 Atualizado em 29/06/2023 - 17:46
Foto: Arquivo/Agecom/Unesc
Foto: Arquivo/Agecom/Unesc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Dois assuntos pautam a política de Santa Catarina: o Universidade Gratuita e possibilidade de Ricardo Guidi, deputado federal, assumir a Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Sobre os temas, Adelor Lessa, Maga Stopassoli e Upiara Boschi falaram no Plenário, da Rádio Som Maior, na manhã desta quinta-feira (29). 

[o texto continua após o áudio]

Ouça o Plenário na íntegra:

"A urgência do projeto é que ele seja aprovado para possa ser sancionado pelo governador e entre em vigor a partir do segundo semestre. Essa é a corrida do tempo e o grande objetivo de todo mundo. Parece que a equação foi resolvida", comenta a jornalista Maga Stopassoli, sobre o Universidade Gratuita. 

Sobre as mudanças no projeto, conforme noticiado nessa quarta-feira (28), pelo Portal 4oito, com exclusividade, Upiara Boschi analisa: "Quando muda essa proporcionalidade, por quatro para um, significa que, na prática, ao integralizar o Universidade Gratuita, lá em 2026, quando as 75 mil vagas forem gratuitas aos estudantes, o Estado vai pagar 60 mil vagas e receber 10 mil, ao invés de pagar 50 mil e receber 25 mil", observa. 

Uma das alterações no projeto é quanto à proporcionalidade dos recursos: 75% para as comunitárias e 25% para as privadas. "Na receita, tratando de números, ficou melhor agora para a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe)", comenta Adelor Lessa. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito