Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Unisul apresenta clones da Rosa de Anita

Anita Garibaldi completará o bicentenário apenas em 2021, mas homenagens já começaram
Por Redação Tubarão - SC, 31/08/2019 - 17:15
(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Rosa de Anita foi oficialmente apresentada para a comissão que organiza as celebrações do Bicentenário de Anita Garibaldi, a heroína dos dois mundos. A comemoração dos 200 anos de Anita acontece em 2021, mas as festividades já iniciam. A Unisul, uma das parceiras do projeto, ficou com a responsabilidade de clonar as quatro mudas trazidas da Itália. O curso de Agronomia é o responsável pelo desafio.

Atualmente, o laboratório do curso conta com 53 gemas estabelecidas in vitro. A meta é que até 2021, mil unidades sejam produzidas e distribuídas para a população. “Para a Unisul essa comemoração é de fundamental importância, pois resgata uma história muito relevante para a região e para o mundo. Anita Garibaldi é um exemplo de força, coragem, resiliência e determinação”, enaltece o professor Mauri Luiz Heerdt, reitor da Unisul.

A Rosa de Anita se diferencia das outras por dois motivos: pelo aspecto histórico-cultural e também pela cor, puxada para um salmão. Pelo projeto, denominado Dois Mundos e uma Rosa para Anita, a Unisul foi homenageada pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.

Para o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, a Cidade Azul, como local de nascimento de Anita, não poderia ficar de fora das homenagens. “O território onde Anita nasceu hoje pertence a Tubarão, então é um marco para a nossa cidade. Com essas festividades, pretendemos reescrever a história de Anita Garibaldi. Essa é uma oportunidade para recontar e ampliar a história de uma catarinense que teve papel importante na história”, ressalta.

O bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi terá celebrações no Brasil e no exterior. Outras cidades catarinenses, como Laguna, Imbituba, Lages, Curitibanos e Anita Garibaldi também organizaram festividades, assim como cidades do Uruguai e Itália, onde Anita e o marido Giuseppe viveram.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito