Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Unesc sedia o 6° Intercâmbio de Capoeira Beribazu

Muitas atividades estão programadas para os dois dias e contará com a presença do mestre de capoeira Fabinho do Distrito Federal
Por Redação Criciúma, SC, 09/06/2022 - 15:21
Foto: Décio Batista/Agecom/Unesc
Foto: Décio Batista/Agecom/Unesc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Unesc sedia nesta sexta-feira(10/06) e sábado (11/06) o 6° Intercâmbio de Capoeira Beribazu (INTERCAB), no Ginásio José Antônio Carrilho, na Universidade. O evento também ocorre na Praça Nereu Ramos e na Casa do Hip Hop de Criciúma e é uma iniciativa do Centro de Aprendizado do Beribazu. 

O acadêmico de Educação Física da UNESC, Filipe Alexandre Creaste de Souza, conhecido no meio como Lipe Style, um dos organizadores do INTERCAB e monitor do Centro de Aprendizado do Beribazu de Criciúma, falou que na sexta-feira à noite, acontece o início das atividades com as vivências de capoeiras contadas pelo contra mestre Lelo e mestre de capoeira do Distrito Federal, Fabinho.

No sábado à tarde, na Universidade, será o batizado e a troca de graduação. "Este é o momento onde os capoeiristas poderão fazer suas trocas de cordas. Na ocasião, será executada uma roda de conversa com a temática: Saberes e Fazeres da Capoeira: História e Resistência Cultural, em formato híbrido, transmitido pelo Instagram da Casa do Hip Hop de Criciúma", informou Souza. 

O professor Alex Sander da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), também um dos organizadores, enfatiza que esta ação cultural na Unesc representa um espaço de valorização da cultura popular. "A capoeira faz parte da história de resistência da cultura negra no Brasil, uma vez que o esporte afro-brasileiro Capoeira é um patrimônio cultural nacional brasileiro", definiu.

Programação 6° Intercâmbio Capoeira Beribazu

Sexta-feira (10/06) -  Ginásio de Esportes Unesc

18h30 – Recepção
19h00 – Vivência de Capoeira com Contra Mestre Lelo
20h40 – Roda de Capoeira
22h00 – Jantar

Sábado (11/06) - Praça Nereu Ramos

8h00 – Café da manhã
9h30 – Performance Circense com a Profº. Stephanie
10h00 – Aventuras com Capitão Jack Spera
11h00 – Roda de Capoeira

Sábado (11/06) - Ginásio de Esporte Unesc

14h00 – Vivência de Capoeira (infantil) com Contra Mestre Lelo
14h30 – Vivência de Capoeira (adulto) com Mestre China
15h00 – Roda de Conversa, com Mestre Fabinho
15h30 – Batizado e Troca de Graduação
16h30 – Roda de Capoeira e Registro Fotográfico
19h00 – Encerramento do evento na Casa do Hip Hop de Criciúma

O evento tem parceria da Unesc, com apoio do Diretório Central dos Estudantes (DCE), do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e  do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação, Formação Cultural e Sociedade e da Associação Dança Criciúma.

O 6° INTERCAB, é uma das ações do Projeto "Capoeira Beribazu Criciúma", proposta selecionada pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2021, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

Escola de Capoeira Unesc

A Escola de Capoeira da Unesc está com as matrículas abertas para o público em geral e de todas as faixas etárias. As aulas acontecem nas terças e quintas-feiras, às 18 horas, na Sala de Dança do Complexo Esportivo e são ministradas pelo acadêmico e professor de capoeira, Filipe Alexandre Creaste de Souza. Os interessados pode entrar em contato pelo instagram: @capoeiraunesc ou @Lipeberibazu

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito