Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Unesc realiza pesquisa sobre benefícios dos exercícios físicos em pessoas com Alzheimer

Inscrições para participar do projeto estão abertas até 10 de julho
Por Redação Criciúma - SC, 27/06/2018 - 17:36
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A relação entre exercícios físicos e a saúde de pessoas com Doença de Alzheimer é o foco de um novo projeto a ser desenvolvido na Unesc. O Grupo de Pesquisa e Extensão em Promoção da Saúde (GEPPS), vinculado ao Mestrado em Saúde Coletiva e ao curso de Educação Física, vai desenvolver atividades no complexo esportivo da Universidade com portadores da doença e avaliar os resultados em aspectos como coordenação motora e capacidade funcional, contribuindo para uma melhora na autonomia funcional destas pessoas.

A acadêmica do curso de Educação Física da Unesc e participante do GEPPS, Gabriele Policarpi, explica que o grupo de exercício é voltado para pessoas com diagnóstico médico de Alzheimer, de ambos os sexos. "Em geral, a doença se manifesta a partir dos 60 anos de idade e sabe-se que o exercício físico colabora no prolongamento da vida. Então vamos verificar a eficácia do exercício físico em portadores da doença", afirma Gabriele.

O professor Joni Márcio de Farias, coordenador do GEPPS e orientador do estudo, explica que será um novo desafio para o GEPPS tendo em vista a complexidade de trabalhar com esta população e a acessibilidade é prejudicada, pois depende dos cuidadores. "Outros estudos têm demonstrado uma contribuição muito importante do exercício físico na melhora da autonomia funcional e qualidade de vida das pessoas com Alzheimer, e se conseguirmos população suficiente para o estudo pensamos em ampliar o olhar convidando outros cursos que contribuam para a melhora da saúde mental. Além dos xercícios físico, serão realizadas capacitações aos cuidadores, empoderando estes para desenvolver o programa de exercício físico nas suas casas, enquanto nós monitoramos o desenvolvimento e melhora nos sinais e sintomas da doença", afirma o professor da Unesc.

O grupo de exercício vai desenvolver atividades três vezes por semana, das 14 às 15 horas. Os participantes vão realizar treinamento funcional supervisionado e os familiares ou cuidadores dos portadores de Alzheimer também podem realizar os exercícios físicos. "É uma maneira dos pacientes se sentirem mais seguros com a presença de pessoas conhecidas. Além disso, o exercício físico em parceria é mais agradável e colabora no entrosamento", lembra Grabriele.

As inscrições para o grupo de exercício físico ocorrem até 10 de julho das 13 às 17 horas pelo telefone (48) 3431-2572. Os encontros ocorrem de meados de julho até dezembro.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito