Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Unesc realiza Formação Continuada com gestores da Rede Municipal de Educação

Encontro ocorreu nesta quarta-feira (20/4) na instituição
Por Redação Criciúma, SC, 21/04/2022 - 15:18
Foto: Daniela Savi/ AgeCom Unesc
Foto: Daniela Savi/ AgeCom Unesc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Didáticas de aulas mais dinâmicas na transmissão do conteúdo das disciplinas, maior engajamento dos alunos em atividades de aprendizagem, além de detecção mais fácil das dificuldades de aprendizagem e construção de novas estratégias para contorná-las. Esses são alguns dos objetivos da Formação Continuada que está sendo realizada, pela Unesc, em diversos municípios. Na tarde desta quarta-feira (20/04) foi a vez dos gestores das escolas da Rede Municipal de Criciúma participarem do projeto "Escola de Gestores", na Universidade.

Mais de 80 gestores participaram da atividade que foi a primeira presencial pós-pandemia e com uma temática fundamental para ser trabalhada: "A avaliação do processo ensino-aprendizagem, a partir da Resolução nº 032/2019 do município de Criciúma".

As professoras do curso de Pedagogia da Unesc, Andréa Rabelo Marcelino e Claudia Milanez Sachet, conversaram com os participantes sobre o processo de avaliação e iniciaram a reflexão sobre os caminhos, os olhares atentos, os destinos, onde se quer chegar, a atenção que se deve ter a cada dia com um novo olhar sobre o trajeto.  

"A tarde foi muito produtiva, pois por meio das reflexões pensando em qual caminho é o mais viável e adequado a seguir, o grupo passou a refletir sobre o documento ou a resolução do Município e sobre a questão da avaliação. Fechamos a tarde com os gestores solicitando novos encontros de aprendizagens e reflexões para o fortalecimento de suas escolas. Foi muito gratificante esse olhar atento e cuidadoso para pensar a avaliação da aprendizagem dos  estudantes", enfatizou Andréa.

Para o Secretário de Educação de Criciúma, Miri Dagostim, a atividade é essencial para todos os profissionais que atuam na Rede Municipal, pois ela oportuniza a qualificação no atendimento aos alunos, dando oportunidades de aprendizagem para os envolvidos no processo educacional. "É uma maneira, também, de os gestores escolares aperfeiçoarem o olhar para identificação das dificuldades no processo de ensino e de aprendizagem nas escolas, trazendo benefícios para toda a instituição de ensino, especialmente para os estudantes", destacou.

A cidade de Criciúma conta com 63 Unidades de Ensino, entre escolas e Centros Educacionais Infantis Municipal (CEIMs), mais de dois mil professores e mais de 20 mil alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino.

Planejamento das ações

O objetivo da ação é estabelecer políticas de formação continuada e planejamento de propostas de formação, construídas no diálogo com os municípios.

"Primeiramente a comissão acolhe as secretarias de educação e coordenações pedagógicas para uma escuta atenta sobre quais são as necessidades específicas das escolas de cada município e, a partir desta conversa, elabora uma proposta específica para atender e auxiliar as necessidades", destacou Andréa, mencionando que os encontros abordam temas como gestão e liderança; competências socioemocionais; organização curricular; planejamento e prática pedagógica e a Base Nacional Comum Curricular.

Além disso, a proposta visa, conforme Andreia, contribuir para a construção da identidade e da unidade das formações oferecidas em diversas áreas para profissionais da educação básica, respeitando as especificidades locais e das áreas do conhecimento em conformidade com as perspectivas curriculares vigentes e implementar propostas de formação continuada em diálogo com as instituições demandantes.

O projeto Escola de Gestores faz parte da programação da Formação Continuada.

Copyright © 2021.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito