Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Unesc promove palestra com Leandro Karnal para homenagear professores

Convidado é doutor em História, escritor e apresentador
Por Redação Criciúma, SC, 14/10/2020 - 18:22
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Dia do Professor será celebrado com aprendizados na Unesc. Para comemorar a data e homenagear seu corpo docente e, também, toda a comunidade da região, a Universidade realiza, nesta quinta-feira, 15, evento virtual com a palestra do escritor, doutor em história e apresentador, Leandro Karnal. A ação será transmitida pelo YouTube por meio do canal Unesc TV a partir das 18h30.

A escolha de Karnal para o diálogo com os professores da Unesc, conforme a reitora da Instituição, Luciane Bisognin Ceretta, se dá pelo fato de Karnal reunir as competências necessárias ao diálogo com os professores, no contexto atual da educação  em que mudanças significativas têm sido evidenciadas em âmbito local, regional, nacional e internacional. “Esta é uma homenagem da Unesc aos nossos professores e professoras que, em tempos tão desafiadores, têm se reinventado e superado imensas adversidades, mantendo a excelência acadêmica, incorporando novas tecnologias ao ensino e ainda cuidando de nossos estudantes. A Universidade tem também, a intenção de homenagear a todos os demais professores e professoras que atuam na rede pública e privada de nossa região, pois como Universidade Comunitária, a Unesc sempre atua na perspectiva de contribuir com a sociedade, conforme preconiza a sua missão. Será um momento importante para compartilhar experiências e, sobretudo, refletir sobre a prática docente nestes tempos atuais e vindouros, que reúnem práticas disruptivas e estratégias diferenciadas acrescidas ao que fazemos nós 52 anos de história da nossa Unesc", destaca.

A temática abordada por Leandro em sua fala, conforme o diretor de Ensino de Graduação da Universidade, Marcelo Feldhaus, será voltada à reflexão sobre os desafios e avanços da educação para o século XXI.

 “Vivemos um ano de impactos imensuráveis na educação mundial e entendemos ser necessário repensar o papel dela na formação de uma nova sociedade. Karnal é uma importante referência para pensarmos sobre os desafios que nos cercam e a Unesc, aproveitando o simbolismo do Dia do Professor, reitera seu papel como Universidade Comunitária comprometida com o desenvolvimento da educação básica e superior,”, salienta o diretor que acrescenta que a importância se dá ainda mais por ser uma instituição com política de fortalecimento e investimento na formação de professores em seus mais de dez cursos de licenciatura.

De acordo com Feldhaus, mais do que nunca o papel do professor mostra-se imprescindível e fundamental, fato que fortalece a valorização da data em especial neste ano em que todos precisaram se reinventar diante dos desafios impostos pela pandemia. “A tecnologia é um meio importante que facilita o processo de mediação do conhecimento, mas a presença do professor é perene e cada vez mais precisaremos de excelentes professores que investem em sua formação e que sejam reconhecidos por isso. Professores que promovam experiências formativas permeadas de significado e excelência, da educação infantil à pós-graduação”, acrescenta.

Além de participarem da palestra de Karnal nesta quinta-feira, os professores da Universidade também foram convidados para um drive-thru no campus no qual receberão uma pequena lembrança pela passagem do seu dia. “Mudanças significativas ocorreram e ocorrem e entendemos que comemorar esse ano com a merecida pausa neste dia 13, com a palestra do professor Leandro Karnal e com o drive trhu. São gestos fundamentais para demonstrar o nosso respeito e agradecimento aos professores de formação e de vocação.”, finaliza.

O ministrante escolhido

Leandro Karnal atualmente apresenta, ao lado da jornalista Mari Palma e da advogada criminalista e professora universitária, Gabriela Prioli, um dos programas de grande audiência da CNN Brasil, o Talk Show Tonight. A personalidade tem alguns de seus livros publicados entre os mais vendidos do Brasil, entre eles O Dilema do Porco Espinho e o mais recente: Viver, A Que Se Destina, em parceria com o filósofo Cortella.

Karnal tem grande atuação ainda nas redes sociais, onde alcança mais de 5 milhões de seguidores, e publica colunas fixas no jornal O Estado de São Paulo. Na vida acadêmica, Leandro conta com mais de 25 anos de experiência como professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito