Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Unesc promove debate sobre Transtorno Bipolar

Evento contou com palestras de referências nacionais no assunto ao longo da sexta-feira e sábado
Por Redação Criciúma, SC, 29/09/2019 - 13:41
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com foco no aperfeiçoamento do conhecimento acerca dos avanços no diagnóstico e no tratamento do Transtorno Bipolar foi realizado na Unesc, nesta sexta-feira e neste sábado, 27 e 28, a 17ª edição do Simpósio de Psiquiatria na Interface Cérebro e Mente. O evento é promovido pelo Laboratório de Psiquiatria Translacional, ligado ao PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) e reuniu acadêmicos, professores, profissionais da área, visitantes e comunidade em geral para a construção do conhecimento através de dados epidemiológicos e neurológicos que envolvem o Transtorno.

Na manhã deste sábado, as atividades foram iniciadas com a palestra da doutora Silzá Tramontina, profissional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Hospital de Clínicas Porto Alegre. Silzá trouxe à Unesc informações sobre os diagnósticos diferenciais do Transtorno Bipolar na infância e adolescência. Conforme a médica, o diagnóstico e o tratamento são ainda mais desafiadores quando se trata de pacientes nestas fases da vida. Entre as necessidades especiais nesses casos, de acordo com Silzá, está a relação de proximidade criada com a família do paciente. “O que cura é o vínculo. Se eles não têm vínculo conosco não tomam nem o remédio e não realizam o tratamento”, destacou.

Ainda durante a manhã os participantes aprenderam com a experiência da professora Dayane Diomario da Rosa. A psiquiatra tratou sobre a temática “Dependência química no Transtorno Bipolar: diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento”, apresentando dados sobre a frequência e os reflexos do uso de variados tipos de droga.

De acordo com Dayane, são muitas as consequências da combinação da medicação e dos entorpecentes. “Evidentemente o uso das drogas atrapalha e muito o tratamento do bipolar. Os pacientes que fazem o uso das substâncias apresentam mais episódios de alterações de humor, desestabilização do quadro clínico, em casos de internação encontram dificuldade de remissão, além as interações medicamentosas associadas aumentaram o risco de suicídio”, pontuou.

Demais abordagens do dia

O sábado de Simpósio seguiu até o fim da tarde com a abordagem de muitos outros assunto. Entre as temáticas tratadas entre o Tratamento do Transtorno Bipolar centrado no paciente: atualização das diretrizes do CANMAT 2018 e os 71 anos de pesquisa de lítio: do acaso ao “gold-standard” no Transtorno Bipolar, ainda pela manhã.

Ao longo da tarde os palestrantes compartilharam conhecimento sobre metas e indicações para psicoterapia no Transtorno Bipolar: do paciente ao cuidador; Intervenções não medicamentosas para Prevenção de Agudizações no Transtorno Bipolar; ferramentas tecnológicas no Transtorno Bipolar: Telemedicina, Machine Learning, Aplicativos; Urgências e Emergências no Transtorno Bipolar e Níveis de Atenção Primária, Secundária e Terciária em Saúde Mental Disponíveis no Brasil e em SC.

Colaboração à sociedade

Segundo a coordenadora do Simpósio, o evento já é referência para a região Sul na área de psiquiatria. Segundo Samira, muitos pacientes são diagnosticados e tratados erroneamente, o que por muitas vezes acaba gerando complicações no quadro. “A ideia é dar a oportunidade para que estudantes e profissionais da área da saúde tenham acesso a informações relevantes e que colaborem para aprofundar o conhecimento da doença e como consequência, a melhoria do diagnóstico e tratamento”, afirma. 

A abertura oficial do evento ocorreu na noite de sexta-feira, e contou com a presença do coordenador do PPGCS, Felipe Dal Pizzol, da coordenadora do Simpósio, Samira Valvassori, da representante do Laboratório de Psiquiatria Translacional, Alexandra Zugno e da professora e pesquisadora do PPGCS, Gislaine Réus – que apresentou a segunda rodada de palestras. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito