Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Unesc marca presença no maior Congresso de Cerâmica do Brasil

Professores e acadêmicos do PPGCEM da Universidade realizam palestras, apresentações de trabalhos e participaram de painéis
Por Redação Águas de Lindóia, São Paulo, 10/06/2022 - 21:01
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Professores e acadêmicos do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da Unesc participaram do 65° Congresso Brasileiro de Cerâmica, que terminou nesta quinta-feira (09/06), em Águas de Lindóia, São Paulo. O evento é considerado o mais importante a respeito de materiais cerâmicos do país e um dos maiores da área no mundo. Nele, professores da Universidade foram palestrantes e os alunos apresentaram pesquisas e puderam acompanhar os debates e trocar informações com profissionais e pesquisadores de diversos países.

Promovido pela Associação Brasileira de Cerâmica (ABCERAM), o congresso busca viabilizar a interação dos diversos segmentos envolvidos com o meio cerâmico, contribuindo para o maior desenvolvimento e fortalecimento da cerâmica brasileira. "É o único evento do setor onde se reúnem alunos, professores de instituições de ensino e de pesquisa, profissionais dos diversos segmentos da indústria cerâmica e fornecedores de matérias-primas, equipamentos e insumos", acrescentou o professor do PPGCEM, Fabiano Raupp Pereira, um dos participantes.

Durante os quatro dias de congresso, houve exposições de trabalhos técnico-científicos, na forma oral e de posters, palestras de renomados especialistas nacionais e internacionais e apresentações de painéis, oportunidades para o debate de temas de interesse para a indústria cerâmica.

Pereira fez parte da comissão técnica científica do evento e, juntamente com o professor do PPGCEM e do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Produtivos (PPGSP), Oscar Ruben Klegues Montedo, desenvolveu atividades de avaliação durante o encontro. Ele também presidiu algumas sessões de palestras e uma plenária com o professor Aguinaldo dos Santos, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) diretamente da Alemanha, além de palestrar sobre Materiais e Valorização de Resíduos.

Montedo foi palestrante sobre Secagem de Cerâmica Vermelha. A professora do PPGCEM Sabrina Arcaro palestrou sobre Desenvolvimento de Novos materiais bioativos à base de lítio. Ela também apresentou estudos da valorização de areia descartada de fundição como agregado em massa asfáltica do tipo concreto betuminoso usinado a quente CBUQ e sobre nanoestruturas de KNBO3 dopado com vanádio (V5+) para a degradação de Norfloxacin.

"Abordei sobre o desenvolvimento e testes dos materiais vítreos a base de lítio até chegar na etapa da produção de um biomaterial implantável no corpo e que estamos utilizando e fazendo testes para regeneração de tecidos. Além dessa palestra, apresentei outros trabalhos, um deles desenvolvido pelo meu aluno de mestrado que trata do uso da areia de fundição em massa asfáltica com estudos da sua caracterização, potencialidade, viabilidade e aplicabilidade para uso em asfalto. Os resultados foram muito promissores. O outro, também em forma de pôster, foi em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Nosso trabalho é avaliar se o material que desenvolvemos é capaz de quebrar as moléculas de antibiótico transformando isso em um composto menos tóxico ao meio ambiente, comentou.

Os estudantes de graduação, Richardi Nazário e Eduarda Olivo, além do pós- Doutorando, Lisandro Simão e a doutoranda Juliana Acordi apresentaram o andamento de suas pesquisas.

"O evento foi de grande importância para os professores e alunos para o fortalecimento de relações com pesquisadores de outras universidades, bem como a formação de novas redes de colaboração", afirmou Sabrina. Todos os pesquisadores foram ao Congresso com apoio e recursos provenientes de projetos aprovados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito