Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Unesc lança Escola de Gestores

Iniciativa visa atuar no aperfeiçoamento das atividades dos colaboradores
Por Redação Criciúma - SC, 18/06/2018 - 18:34
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A semana que marca os 50 anos da Unesc iniciou com uma novidade para coordenadores, diretores e diversos setores da Instituição. Nesta segunda-feira (18), foi lançada a Egest (Escola de Gestores) que visa atuar no aperfeiçoamento das atividades destes colaboradores, promovendo a qualificação e consolidando a identidade dos gestores da Universidade, além de promover ações que envolvam a relação integrada entre o corpo docente, discente, técnicos administrativos e comunidade.

O lançamento contou com a palestra "A gestão no contexto socioeconômico e ambiental", do especialista em Liderança e Gestão Universitária e mestrando em Administração Fabiano Bossle Miguel e do doutor em Ciências Sociais Giancarlo Moser (mediador).

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, explica que a Escola de Gestores é um projeto construído durante o desenho coletivo do plano da atual gestão universitária e que tem por finalidade a qualificação de todos os gestores da Universidade, sobretudo aqueles que coordenam cursos de graduação e programas de Pós-graduação.

"Convidamos a professora Maria Aparecida Mello para participar da coordenação deste projeto, junto da Reitoria, a quem agradecemos o aceite deste desafio. Nossos gestores são, em sua maioria, professores excelentes e que, portanto, necessitam de qualificações permanentes em ferramentas de gestão, para que tenham êxito na desafiadora atividade de administrar/liderar/coordenar", afirma a reitora.

O vice-reitor, Daniel Preve, comenta que a Egest é um grande espaço de construção e formação continuada dos gestores e que é um instrumento importante na diferenciação da Instituição.

A coordenadora da Egest, Maria Aparecida da Silva Mello, agradeceu o convite da Reitoria e falou sobre o desafio em estar à frente da Escola. "A criação da Egest leva em consideração a possibilidade de promover a homogeneização de conhecimentos institucionais e consolidar o pensamento estratégico, o fortalecimento das equipes multidisciplinares e o compartilhamento de experiências de profissionais da Unesc ou de fora que já atuaram em gestão universitária".

A pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti ressalta que o trabalho da Egest poderá contar sempre com a parceria das Pró-Reitorias e diretorias da Unesc. "Muitas vezes não temos formação específica para sermos gestores, mas aprendemos no cotidiano. Ter conhecimento e desenvolver competências e habilidades na área de gestão, qualifica o nosso trabalho. E a Escola vai contribuir para a nossa atuação dentro da Universidade".

Escola desenvolverá atividades a partir de eixos temáticos

A Egest se constituirá sobre uma estrutura permanente de assessoria e capacitação de seus gestores. Os cursos e atividades serão ofertados nas modalidades presencial e a distância. A estrutura do programa estará alicerçada em três eixos: Especializado, Intermediário e Avançado.

O Eixo Especializado busca capacitar os gestores da Unesc a partir de conceitos e ferramentas que permitirão agregar valor para contribuir com a qualidade do curso ou setor sob sua reponsabilidade.

O Eixo Intermediário propõe a oferta de cursos ou eventos de curta duração na área da gestão universitária para o desenvolvimento de profissionais com habilidade para lidar com questões atuais e emergentes, especialmente aquelas que impactam direta e indiretamente na gestão. O Eixo Avançado propõe a oferta de curso de pós-graduação Lato Sensu em gestão universitária.

Tags: unesc

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito