Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Unesc fortalece parcerias internacionais por meio de acordos de cooperação

Uma das instituições que firmou acordo recentemente e esteve na Unesc foi a Universidad Técnica Particular de Loja (UTPL), do Equador
Por Redação Criciúma, SC, 16/06/2023 - 20:31
Foto: Arquivo/ Agecom/ Unesc
Foto: Arquivo/ Agecom/ Unesc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Novos acordos internacionais passam a integrar o leque de parcerias da Unesc com instituições consagradas distribuídas por todo o mundo. As mais recentes novidades neste sentido são as parcerias firmadas com a Universidad de Santiago de Compostela da Espanha; a Universidade de Coimbra de Portugal; e a Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina do Brasil. Esses acordos visam fortalecer a colaboração acadêmica, promover intercâmbio de conhecimento e fomentar a internacionalização da Universidade.

Segundo a reitora Luciane Bisognin Ceretta, os convênios representam uma oportunidade significativa para os estudantes da Unesc, pois possibilitam a troca de conhecimentos e experiências com visão ampliada de mundo. "Por meio dessas parcerias, acadêmicos, professores e pesquisadores da Unesc podem se beneficiar de programas de intercâmbio, colaborações acadêmicas e projetos de pesquisa conjuntos", diz Luciane.

A Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, esses acordos internacionais ampliam as oportunidades para a interlocução da Unesc com outras instituições estrangeiras. "Além das trocas de experiências, pesquisas conjuntas e colaboração na qualificação das experiências formativas, as parcerias internacionais ampliam as possibilidades de aproximar os nossos estudantes de outras realidades, essenciais para uma visão de mundo mais globalizada", menciona.

Além disso, para a coordenadora do Escritório de Relações Internacionais da Unesc, Vanessa Moraes de Andrade, os acordos também podem promover a mobilidade de estudantes e professores, permitindo que eles vivenciem diferentes sistemas educacionais e culturais, aprimorem suas habilidades linguísticas e expandam horizontes acadêmicos e pessoais.

"Ao estabelecer parcerias com instituições consagradas em diferentes partes do mundo, a Unesc demonstra o compromisso com a excelência acadêmica e a busca por uma educação globalmente relevante", sublinha Vanessa.

Diferentes formas de parceria

A parceria com a universidade espanhola faz parte do projeto Erasmus, um programa de intercâmbio educacional que promove a mobilidade de estudantes e professores entre instituições de ensino superior na Europa.

Por meio desse acordo, a Unesc tem a oportunidade de estabelecer intercâmbios acadêmicos, permitindo que estudantes e professores tenham acesso a novas experiências educacionais e culturais.

Já com a Universidade de Coimbra, a parceria reforça a colaboração no campo do direito biomédico, área de grande importância no contexto da pesquisa científica e da ética na saúde.

O Centro de Direito Biomédico da Universidade de Coimbra é conhecido internacionalmente por sua expertise nessa área. A parceria permite o compartilhamento de conhecimento e a realização de atividades conjuntas de Pesquisa e Ensino.

Ainda neste combo de novidades está o Acordo de Cooperação com a Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina do Brasil, conhecida pela sigla IFMSA. Neste caso, a intenção é fortalecer os laços da Universidade com a comunidade estudantil dos cursos de Medicina, permitindo o engajamento em projetos e iniciativas relacionadas à saúde.

Por meio disso, a Unesc pode ampliar as atividades de Extensão e promover a troca de experiências entre estudantes do curso no Brasil e em outros países. "Essas parcerias possibilitam o intercâmbio de conhecimento, a realização de atividades conjuntas de Pesquisa e Ensino, e a promoção de experiências enriquecedoras para estudantes e professores", completa Luciane.

Renovação

Além dos acordos recentemente firmados, a Unesc renovou parceria com duas instituições já estabelecidas. Uma delas é o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, de Portugal, que tem como objetivo dar continuidade entre as duas instituições, a importância de promover a mobilidade acadêmica, e a cooperação em áreas de interesse comum.

A outra instituição com a qual a Universidade renovou o acordo é a Universidad Nacional de Entre Ríos, localizada na Argentina. Essa renovação reforça a parceria com a universidade argentina e destaca o compromisso contínuo de promover a colaboração acadêmica entre os dois países.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito