Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Unesc firma parceria com universidade do Equador

Acordo amplia parceria em pesquisa, mobilidade e gestão pública

Por Redação Criciúma, 21/09/2025 - 14:23 Atualizado há meio minuto
Fotos: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc
Fotos: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Língua Portuguesa e o Espanhol se misturavam na sala, mas todos se entendiam, afinal a educação era o objetivo central. Nesse clima de integração e troca cultural, a Unesc deu mais um passo no fortalecimento da atuação internacional. Durante a recepção aos pesquisadores que participaram do Seminário Internacional de Direitos Humanos e Sociedade, realizado nesta semana, foram assinados dois acordos de cooperação entre a Instituição Comunitária do Sul catarinense e o Instituto de Altos Estudios Nacionales, do Equador. Além disso, o convênio com a Universidad en San Luis Potosí, do México, foi renovado.

Os convênios estabelecem bases para ações conjuntas em temas de interesse comum, especialmente nas áreas da Democracia, do Direito e da Justiça, além de campos relacionados ao funcionamento do Estado e ao fortalecimento da gestão pública. O objetivo é somar esforços, recursos e capacidades para desenvolver programas, projetos e iniciativas acadêmicas, científicas e sociais.

"A Unesc nasceu em 1968 a partir de um movimento popular e, desde então, assumimos a responsabilidade de desenvolver essa região. Somos uma instituição comunitária, de origem pública, mas não estatais. Isso significa que todo recurso arrecadado é reinvestido em Ensino, Pesquisa e Extensão. Hoje, possuímos mais de 220 programas de Extensão, mais de 400 projetos de Pesquisa e contamos com um corpo docente e técnico de aproximadamente 1,7 mil colaboradores. É uma satisfação para nós receber um evento dessa magnitude, protagonizado pelo nosso Programa de Pós-Graduação em Direito", enfatiza a reitora em exercício da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes.

Compromisso

A assinatura dos acordos simboliza o compromisso de cooperação acadêmica e científica entre Brasil e Equador e consolida a Unesc como protagonista na construção de redes internacionais voltadas ao desenvolvimento humano, social e democrático.

Do lado equatoriano, o reitor da IAEN, Carlos Rodrigo Jácome Pilco, reforça a importância estratégica da cooperação, ao lembra que a instituição pública de pós-graduação possui 53 anos de atuação. "Nosso compromisso é contribuir com a formulação de políticas de Estado. A parceria com a Unesc é significativa porque compartilhamos objetivos semelhantes. Estamos convencidos de que a cooperação trará benefícios não apenas para nossas instituições, mas para toda a América Latina", relata.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Vanessa Moraes de Andrade, lembra que o Direito é um dos programas mais jovens da nossa pós-graduação e, mesmo assim, já é altamente internacionalizado. Isso é fruto do empenho dos professores, que projetam o curso e a Universidade para o mundo. É uma grande satisfação colher esses frutos e ver o PPGD consolidando sua inserção internacional", cita.

A formalização do vínculo também representa a consolidação de uma trajetória construída com diálogo constante. Ao longo dos últimos anos, docentes e pesquisadores da Unesc e da IAEN participaram conjuntamente de encontros e iniciativas acadêmicas, o que pavimentou o caminho para a assinatura dos convênios.

"O que era uma aproximação inicial, hoje se torna compromisso formalizado. Entendemos que a América Latina, com seus desafios comuns, precisa de redes de cooperação Sul-Sul. Essa parceria vai permitir não apenas produção científica e mobilidade, mas também impacto prático nas realidades dos nossos países", relata o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), Reginaldo de Souza Vieira.

Rede global de cooperação

Atualmente, a Unesc possui 66 acordos com instituições de 17 países, o que oportuniza que estudantes da Universidade tenham experiências ao redor do mundo, o que amplia os aprendizados e oportuniza o conhecimento sobre novas culturas. Além disso, os convênios possibilitam que pessoas de outras nações estudem na Universidade do Sul de Santa Catarina. Tudo isso, com participação do Escritório de Relações Internacionais.

"O nosso papel é dar suporte para que tudo aconteça. Queremos que nossos acadêmicos se aproximem de outras culturas e tenham experiências que fortaleçam a pesquisa e a formação humana. Por isso, é sempre uma alegria receber os parceiros", relata a coordenadora do Escritório de Relações Internacionais, Dayane Cortez.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito