Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Unesc e Estado dialogam sobre o desenvolvimento do Sul

Acolhimento na Universidade promoveu encontro entre lideranças
Por Redação Criciúma, SC, 26/07/2019 - 14:16 Atualizado em 26/07/2019 - 14:21
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

“É o momento de ouvir para buscar o desenvolvimento do Sul”. Foi assim que o secretário da SDE (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável), Lucas Esmeraldino, descreveu sua vinda a Unesc na manhã desta sexta-feira, 26. O acolhimento, com a presença de lideranças do Governo do Estado e da Universidade, foi uma continuidade do projeto “Rota SC - Inovação é o nosso combustível”, que reuniu a comunidade e autoridades da região na noite desta quinta-feira, 25, no Auditório Ruy Hülse, para colocar em pauta a inovação, o desenvolvimento e a valorização do ensino. Após as conversas, a Sala dos Municípios, propositora das ações, recebeu representantes da gestão municipal, promovendo uma aproximação entre a Instituição e o poder público.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, dividiu o palco do Rota SC com Esmeraldino. Para ela, momentos assim são fundamentais para um Sul forte e consolidado. “A aproximação entre universidades e o poder público cria um importante movimento pelo desenvolvimento. A cidade, quando envolvida com as instituições de ensino, se transforma. Sabendo disso, abrimos as portas da Unesc e estamos juntos, para fazer dar certo”, afirma.

O diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Criciúma, Claiton Pacheco, também dá destaque ao trabalho em conjunto entre universidade e gestão pública. “Fortalece a região e mostra o potencial que temos para crescer. Um desafio que será vencido com parcerias e um importante ponto de sinergia entre as instituições e administração municipal”, ressalta.

Entre os focos das conversas, Esmeraldino frisou um novo direcionamento pela inovação por todas as regiões e colocou a Unesc como importante aliada no Sul. “É a hora de se abraçar e valorizar a educação, a pesquisa e a inovação. Tudo começa na Universidade. Esta troca é o ponto de união para que Santa Catarina ocupe seu lugar de destaque”, afirma.

No encontro as lideranças também puderam conhecer o PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico), que desenvolve ações de estudos sobre a região, resultando em apoio a inciativas pelo desenvolvimento do Sul. “Cada vez mais trabalhamos integrando a comunidade e o setor público, para entender e fomentar o crescimento. O Programa se faz presente para contribuir e elevar as ações em parceria”, explica a coordenadora do grupo, Melissa Watanabe.

Também estiveram presentes os presidentes: do IMA (Instituto do Meio Ambiente), Valdez Venâncio; do ImetroSC (Instituto de Metrologia de Santa Catarina), subtenente Rudinei Floriano: da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina), Fábio Zabot Holthausen, e da Jucesc (Junta Comercial do Estado de Santa Catarina). O tenente coronel André Luiz, coordenador do IMA (Instituto do Meio Ambiente) também participou das conversas.

Em nome da Unesc, contribuíram a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego; o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Rocha Fabris; a coordenadora da Sala dos Municípios, Izabel Regina de Souza; o gerente do Escritório de Negócios, Henrique Vargas; diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Oscar Montedo; a pró-reitora Acadêmica da Universidade, Indianara Reynaud Toreti; a chefe de gabinete da reitoria, Gisele Coelho Lopes, gestores e coordenadores de programação de pós-graduação.

Sala dos Municípios dialoga com a gestão pública

Durante a programação da manhã, as lideranças da Universidade conduziram diálogos de entendimento e construção dentro da Unesc. A Sala dos Municípios, inaugurada no dia 17 de julho, abriu suas portas para projetos e demandas da região. O diretor executivo da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), Lei Alexandre; a presidente da Fancri (Fundação do Meio Ambiente de Criciúma), Anequésselen Bittencourt Fortunato; o coronel Márcio José Cabral, e o assessor técnico do Siecesc (Sindicato Indústria de Extração Carvão do Estado de Santa Catarina), Márcio Zanuz, estiveram na Universidade para conhecer as oportunidades oferecidas pela expertise da Instituição.

“O objetivo é propiciar formas de desenvolver os municípios, com o auxílio das mais variadas pesquisas e ações. Quando a Unesc se insere dentro deste processo, existe um retorno positivo de conhecimento aplicado que pode retornar ao município e contribuir economicamente”, explica a coordenadora da Sala dos Municípios, Izabel Regina de Souza.

O projeto, com foco nos municípios da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna), fomenta a inovação, captação de recursos, implementação de iniciativas e monitoramento de projetos. O resultado da atuação é percebido em avanços no desenvolvimento local e regional.

Como a Sala dos Municípios pode contribuir?

 

Capacitação de professores
Cursos voltados ao comércio e indústria
Prestação de serviços
Projetos de extensão
Palestras, minicursos e workshop
Prestação de serviços pelo Iparque (Parque Científico e Tecnológico), como projetos ambientais, saneamento básicos, mobilidade urbana, planos diretores e projetos de barramento de água
O espaço está aberto das 13 às 19 horas, de segunda a sexta-feira. O setor atende pelos contatos (48) 3431-2745 e (48) 3431- 4586 para agendamentos e obtenção de mais informações

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito