Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Unesc começa 2024 como referência em internacionalização do ensino

Posição foi consolidada em 2023, com o Ranking Universitário Folha (RUF)
Por Redação Criciúma, SC, 01/01/2024 - 09:27 Atualizado em 01/01/2024 - 09:37
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Unesc começa 2024 consolidada como líder entre as instituições de ensino em Santa Catarina e uma das mais bem posicionadas do Brasil, principalmente na área de internacionalização, ao alcançar o topo entre as não estatais catarinenses, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF), do jornal Folha de São Paulo.

Com um total de 48 acordos internacionais estabelecidos, a Unesc garantiu o 12º lugar nacional em Internacionalização entre as universidades não estatais do país. Esse marco é resultado direto dos investimentos feitos pelos docentes em citações internacionais e em publicações com coautoria internacional.

Segundo a reitora da universidade, Luciane Bisognin Ceretta, esses números reforçam o comprometimento da Unesc em fortalecer conexões globais, consolidando sua posição como uma instituição de destaque tanto no cenário acadêmico nacional quanto internacional. 

"Seguindo um caminho de excelência, a Unesc reitera seu compromisso com a qualidade educacional, o avanço acadêmico e a integração global. Isso abre portas para novas oportunidades e colaborações em um mundo cada vez mais globalizado", disse Luciane.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação, Gisele Coelho Lopes, essa conquista se dá pela excelência na pesquisa que impacta no desenvolvimento da ciência de alto nível no cenário nacional e internacional. "Temos cientistas amplamente respeitados em diferentes áreas do conhecimento com amplo reconhecimento nos seus campos de investigação. A Internacionalização na Unesc vai além de um acordo internacional. Nosso propósito é oportunizar experiências únicas que agreguem na formação dos nossos estudantes a partir da mobilidade acadêmica para outros países, pesquisas conjuntas com cientistas internacionais, troca de experiências internacionais, formação bilíngue por meio da nossa Escola de Idiomas, além de outras parcerias com universidades estrangeiras como a dupla titulação", afirma.

Intercâmbio cultural e perspectivas múltiplas

Para a coordenadora do Escritório de Relações Internacionais da Universidade, Vanessa Moraes de Andrade, os acordos internacionais também enriquecem a formação acadêmica, proporcionando um intercâmbio cultural para acadêmicos e professores. As citações internacionais referem-se às vezes em que o trabalho acadêmico ou científico de um autor é referenciado em publicações de outros autores ao redor do mundo. "Isso demonstra o reconhecimento e a relevância do trabalho em um contexto global", disse

Já as publicações com coautoria internacional se referem a trabalhos acadêmicos, artigos ou pesquisas produzidas por dois ou mais autores de diferentes países. "A colaboração internacional é valorizada no meio acadêmico por trazer perspectivas diversas, conhecimento especializado de várias regiões e fortalecer a credibilidade e o alcance das publicações. Essas oportunidades vão além dos limites do ensino. Conviver com pessoas de diferentes países e culturas oferece uma contribuição inestimável para o desenvolvimento tanto dos estudantes quanto dos nossos professores. Isso é tão significativo que o ranking considerou dois aspectos importantes: as citações internacionais feitas pelos professores e as publicações realizadas em colaboração internacional", destacou Vanessa.

Sobre o RUF

A coleta das informações que resulta no ranking é realizada a partir da utilização de dados nacionais, internacionais e duas pesquisas de opinião realizadas pelo Instituto Datafolha. A edição 2023 da pesquisa avaliou todas as 203 universidades brasileiras. Para qualificação, consideram-se os critérios de Ensino, Pesquisa, Mercado, Inovação e Internacionalização.

--

Colaboração: Daniela Savi/Unesc

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito