Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Unesc apresenta novos pesquisadores

Professores vão atuar em mestrados, doutorados e nos cursos de graduação nas áreas de saúde e engenharia
Por Redação Criciúma, SC, 11/03/2019 - 08:58
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Unesc se destaca em suas mais diversas áreas de atuação. Na pesquisa, tem sido reconhecida pelos bons resultados alcançados nos últimos anos, fruto do intenso e sistemático investimento realizado. Prova disso é o resultado do RUF (Ranking Universitário Folha) de 2018, que apontou a Universidade como a segunda não estatal no quesito pesquisa em Santa Catarina. Nesta semana, a Instituição anuncia mais uma ação na direção da busca pela excelência, com a apresentação de cinco novos professores doutores para integrar a equipe do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) e do PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais). Os pesquisadores Fabiano Raupp Pereira, Sabrina Arcaro e Matheus Vinícius Gregory Zimmermann são os mais novos professores do PPGCEM e Gislaine Zilli Réus e Cinara Ludvig Gonçalves, do PPGCS.

Segundo o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo, atualmente a pesquisa de maior relevância é feita dentro dos PPGs, onde os professores mais dedicados à pesquisa estão alocados. Assim, para que a Universidade continue evoluindo na área, precisa qualificar cada vez mais o seu corpo docente. Montedo afirma que os processos seletivos realizados recentemente pelos Programas de Pós-Graduação tiveram critérios de avaliação rígidos no sentido de atrair os melhores professores para a Unesc.

Os professores vieram para atuar nos mestrados e doutorados em Ciências da Saúde – nota 6 de um máximo de 7 na avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), e em Ciência e Engenharia de Materiais. “Profissionais do mais alto gabarito em suas áreas foram contratados. Cada um com currículo de história acadêmica sólida, com muita produção científica e experiência em orientação. Alguns fizeram doutorado ou pós-doutorado no exterior e foram se atualizar para melhorar a sua linha de pesquisa. Conseguimos trazer para a Instituição profissionais que vão agregar muito à equipe já existente e ajudar a impulsionar ainda mais a nossa produção científica”, afirma. 

O professor Montedo explica, ainda, que a vinda de mais pesquisadores fortalece também a graduação com um maior nível de excelência oferecido pela Instituição. “Isso colabora com a melhoria da qualidade do ensino, da formação de novos profissionais, dos trabalhos de conclusão de curso, dos núcleos docentes estruturantes e dos espaços em que atuam”.

Recepção aos doutores

A Reitoria da Unesc deu as boas-vindas, na última semana, aos novos professores doutores da Universidade. Durante o encontro, a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, enfatizou a importância da pesquisa na Instituição e desejou sucesso nas atividades dos docentes. “Espero que vocês construam os seus projetos de felicidade aqui, desenvolvam seu trabalho e nos auxiliem nesse processo belíssimo de busca pelo conhecimento nas áreas de atuação da Unesc. Temos aqui uma equipe motivada e com brilho nos olhos pela Universidade”, comentou. Segundo a reitora, a Instituição se preocupa com a finalidade da pesquisa feita e lembrou que a motivação maior desse trabalho é a transformação da sociedade.

O vice-reitor, Daniel Preve, reforçou as palavras da reitora e salientou a relevância da pesquisa na Instituição e a interlocução desta área com os cursos de graduação. “Os PPGs colaboram muito com os cursos de graduação. Aqui na Unesc temos um contraponto com o que encontramos no mercado, onde os alunos nem sempre tem a possibilidade de participar da iniciação científica e agregar muito a sua formação”.

A pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti e pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris, também deram as boas-vindas aos novos contratados. 

Os contratados para o time da Universidade

Fabiano Raupp Pereira

Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de Aveiro, Portugal, tem mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais e especialização em Engenharia de Produção: Consultoria Empresarial pela UFSC, é graduado em Tecnologia em Cerâmica pela Unesc e possui formação técnica em Mecânica pela Escola Técnica Federal de Santa Catarina. “Minhas expectativas na Unesc estão alinhadas à missão e a visão institucional da Universidade”.

Sabrina Arcaro

Pós-doutora em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais pela UFRGS (2016- 2019), Sabrina é doutora em Ciência e Engenharia de Materiais com período de estágio no Instituto de Cerámica y Vidrio na Espanha (2013-2016), mestre em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFSC e graduada em Tecnologia em Cerâmica pela Unesc. “A Unesc me proporcionou uma excelente formação e agora é a minha vez de contribuir para formar grandes profissionais e grandes pessoas”.

Matheus Vinícius Gregory Zimmermann

Doutor em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais pela UFRGS (2016), Zimmermann é mestre em Engenharia de Processos e Tecnologias pela Universidade de Caxias do Sul (2013) e possui graduação em Tecnologia em Polímeros pela mesma instituição. Tem experiência industrial e acadêmica nas áreas de engenharia, processos e conformação de materiais poliméricos. “O meu ingresso na Unesc tem como objetivo o fortalecimento do setor”.

Gislaine Zilli Réus

Doutora em Ciências da Saúde (2011) e graduada em Ciências Biológicas pela Unesc, Gislene fez estágios de pós-doutorado na Instituição e na University of Texas Medical School at Houston, nos Estados Unidos. É afiliada da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Sua linha de pesquisa é focada no entendimento dos aspectos neurobiológicos envolvidos na fisiopatologia da depressão. “Quero ensinar meus alunos e aprender com eles. Quero produzir pesquisa de qualidade aqui”.

Cinara Ludvig Gonçalves

Pós-doutora pelo Albert Einstein College of Medicine, Estados Unidos, na área de Neurotoxicologia de Metais Pesados, Cinara é doutora em Bioquímica pela UFSC com estágio na Universidade de Indiana, Estados Unidos, na área de Neuroinflamação. É mestre em Ciências da Saúde e graduada em Ciências Biológicas pela Unesc. “Meu intuito aqui é coordenar as pesquisas na área de transtornos do espectro autista buscando compreender os fatores de risco”.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito